Topo

CarnaUOL

Anderson Baltar


Viúva de Marielle Franco desfilará na Mangueira

Divulgação
Mônica Benício, companheira da vereadora carioca Marielle Franco Imagem: Divulgação
Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

2019-01-25T12:29:54

25/01/2019 12h29

Mônica Benício, companheira da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março do ano passado, desfilará na Mangueira no próximo Carnaval. O anúncio foi feito pelo carnavalesco Leandro Vieira em seu perfil no Instagram. Mônica estará no setor do desfile que simbolizará personalidades oriundas da favela que conseguiram notoriedade por conta de sua luta.

Em sua postagem, Leandro disse que Mônica aceitou o convite "porque entende o que tantos não entendem sobre a importância do carnaval enquanto espaço popular urgente e necessário". Para o carnavalesco, mais importante do que celebrar a memória de Marielle, é falar de sua representatividade como mulher, negra, moradora de comunidade e que conseguiu conquistar espaço através de sua luta.  "O heroísmo dela é a biografia que serve de exemplo, e a morte não silencia isso. Se as mortes diminuíssem a importância das lutas, o enredo de 2019 nem existiria!", afirma Leandro.

A Mangueira será a sexta escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval com o enredo "História para ninar gente grande", que abordará a luta de diversas lideranças populares que foram silenciadas pela história oficial.