Mangueira estreia show em seu barracão nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (4), a Estação Primeira de Mangueira dá início a uma temporada de shows em seu barracão na Cidade do Samba, zona portuária do Rio de Janeiro. Nos próximos dois meses, sempre às quintas-feiras, o espetáculo "Matrizes" será apresentado.
Com uma hora e dez de duração, conta com a direção geral do carnavalesco da escola, Leandro Vieira e se propõe a mostrar as raízes do samba, desde as origens mais fundamentais da cultura negra, como o jongo e a capoeira, e culminando com a história da agremiação.
"Esse show nasceu do orgulho que a Mangueira tem de sua origem. Somos uma escola de morro, mas que tem papel importante na vida da cidade e temos a obrigação de louvar as nossas matrizes culturais. E, assim, resolvemos abrir o barracão e convidar a cidade a conhecê-lo e ocupar", explica o artista, que não vê problemas em fazer um espetáculo em um lugar onde geralmente o público não está acostumado a acessar.
"Caso o show prossiga temporada, já temos esquematizado como isolar as alegorias e manter o segredo da preparação de nosso desfile", afirma.
O espetáculo, que teve pré-estreia na última sexta-feira (28) apenas para convidados, surgiu de uma inquietação do presidente da escola, Elias Riche, que está no cargo desde abril. Riche observou que, com a diminuição do número de carros alegóricos no desfile, o barracão passou a ter um espaço ocioso, que poderia ser explorado de outras formas.
"A Cidade do Samba é um espaço maravilhoso, mas pouco frequentado pelo carioca e pelo turista. Esperamos que consigamos estabelecer o espetáculo e inspirar as co-irmãs a fazerem o mesmo. O samba só tem a ganhar", acredita o presidente.
Para colocar o espetáculo em cartaz em tempo recorde - menos de um mês e meio - Leandro Vieira valeu-se de um time identificado com a verde e rosa. A direção musical está nas mãos de Alemão do Cavaco, compositor da escola. Já a parte de dança ficou a cargo dos coreógrafos da comissão de frente, Rodrigo Negri e Priscilla Mota e de Ana Paula Lessa, que cuida dos ensaios do primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Matheus Olivério e Squel.
Priscilla destaca que o pouco tempo de preparação não foi empecilho e que o empenho dos 35 participantes fez a diferença: "Trouxemos dançarinos da própria comunidade, como passistas e baianas e todos se dedicaram com muito profissionalismo. A maioria sequer havia se apresentado em um palco e todos se superaram".
Ana Paula faz coro e destaca todo o trabalho de pesquisa que foi desempenhado. "Eles dançam outros ritmos que não o samba e procuramos fazer um trabalho bastante fiel. E conseguimos", comemora.
Mesmo satisfeito com o show de sexta-feira, Negri promete mais novidades para as próximas apresentações: "Certamente iremos incluir novidades. Ainda vamos afinar ainda mais o elenco".
Os ingressos para o show de estreia, que contará com a participação especial da cantora Alcione, está à venda pelo site da Sympla.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.