Rainha Camila Silva quer levar mensagem de resistência para folia europeia

Camila Silva não terá descanso neste ano após o Carnaval. Ela vai desfilar à frente das baterias da Vai-Vai, em São Paulo, e da Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, e emendará a folia brasileira com o Carnaval da Suécia.
A rainha de bateria conta que, além do glamour e da beleza, quer aproveitar o convite para levar uma mensagem de resistência do povo pobre do Brasil para a Europa.
"Todo ano é feito o Carnaval sueco, logo após a nossa festa brasileira. A possibilidade de levar para os estrangeiros e também para os brasileiros radicados na Europa um pouco da energia da Festa do Momo me faz ficar cada dia mais ansiosa", disse a sambista em entrevista ao UOL.
"Minha expectativa principal é conseguir fazer com que os participantes do evento também consigam entender a responsabilidade do nosso Carnaval. A festa é linda! Ver pessoas bonitas dançando em um ritmo envolvente é, de fato, atraente. Mas é o momento de mostrar lá fora que somos muito mais do que quatro dias de folia. Somos propagadores de cultura de um povo, somos a resistência dos pobres e esquecidos pelo governo, somos o povo negro que esquece as injustiças do dia a dia pelo amor à nossa cultura", discursou.
Emoção diferente
"O tema da Vai-Vai é isso! Mostrar o quanto a evolução do negro no Brasil tem se tornado revolução, com uma geração mais consciente de seu papel social e que luta muito para alcançar seu lugar de direito", explica a rainha de bateria. "A mulher negra sofre dobrado em busca de igualdade. Não é fácil enfrentar o machismo, mas certamente é infinitamente pior enfrentar o machismo e o preconceito."
Camila diz que sua maior inspiração são mulheres com quem ela convive no dia a dia. "A baiana, a porta-bandeira, a minha mãe e as mulheres negras de minha família, além de grandes nomes como Elza Soares, Benedita da Silva e Leci Brandão", enumerou. Camila ainda acredita que enaltecer a ancestralidade negra vai levar a Vai-Vai ao topo. "Minha expectativa é apresentar nossa resistência e mostrar a campeã de 2019", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.