Topo

Império de Casa Verde contra-ataca: escola terá bateria com Darth Vader

Instrumentos da bateria da Império de Casa Verde, caracterizados com imagem de Darth Vader - Divulgação
Instrumentos da bateria da Império de Casa Verde, caracterizados com imagem de Darth Vader Imagem: Divulgação

Clara Dias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/02/2019 16h35

Fã-clubes de "Star Wars" em todo o país vibraram quando foi confirmado que o tema do Carnaval 2019 da Império de Casa Verde seria "O Império Contra-Ataca". Apaixonados pelos filmes de George Lucas ligaram incansáveis para a quadra da escola paulistana perguntando como poderiam estar no desfile, marcado para 1º de março, à 0h20, no sambódromo. Afinal, os jedis (e o lado negro da força) estariam presentes em um carro alegórico exclusivo, no samba-enredo que homenageará as superproduções de Hollywood (confira a agenda dos desfiles do Carnaval 2019 em São Paulo).

"Fizemos várias reuniões com a diretoria e com a equipe criativa da Império", conta Fabio Alves Moreira, do fã-clube Army of Darkness, que há 20 anos se dedica ao culto de "Star Wars". "Mas o que foi decisivo para a nossa participação foi uma performance com stormtroopers [os soldados da tropa de Darth Vader] que fizemos na quadra. O público pirou!" 

Apresentação de stormtroopers na quadra da Império de Casa Verde.  - Divulgação - Divulgação
Apresentação de "stormtroopers" na quadra da Império foi decisiva para a participação dos fãs de Star Wars.
Imagem: Divulgação

O crossover entre nerds e sambistas deu tão certo, que ficou acertado que o quinto carro da Império a entrar na avenida será ocupado por 40 integrantes dos maiores fã-clubes da saga no Brasil. Além do Army of Darkness, membros do 501st, Blades, Conselho Jedi São Paulo e Rebel Legion dominarão a alegoria de 16 metros de altura.

Dança do robô

Serão vários Lukes Skywalker, Princesas Lea, Chewbaccas e até personagens da nova geração da saga, como Rey e Jyn Erso, no carro, segundo Fabio. "Sambar com o meu traje pesadão de stormtrooper vai ser difícil", diz ele. "Estou criando uma dança do robô para dar certo", brinca. 

Além do carro alegórico temático, a saga "Star Wars" terá outro lugar de honra no desfile da Império: a bateria. Os instrumentos dos ritmistas foram customizados com imagens do vilão Darth Vader. O lado negro da força também estará presente na caracterização dos músicos - mas a escola prefere manter a fantasia em sigilo absoluto.

"Os integrantes dos fã-clubes estarão com seus trajes e ali é um investimento pessoal onde cada um deles se preocupou em fazer réplicas perfeitas. O público vai se encantar", promete Flávio Campello, carnavalesco da Império.

São Paulo