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Bloco Desliga da Justiça comemora 10 anos sob chuva com público fiel no RJ

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL

16/02/2019 12h35

Nem o mau tempo afastou os foliões que aguardavam a apresentação oficial do bloco Desliga da Justiça na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Sob chuva, centenas de foliões se reuniram em um dos blocos mais tradicionais e coloridos do Carnaval carioca, que atrai principalmente aqueles que se vestem de heróis, vilões e outros personagens do universo da fantasia, como personagens de desenho animado.

Em 2019, o Desliga completa 10 anos de apresentação na Praça Santos Dumont, também conhecida como Baixo Gávea. Com uma bateria ensaiada e às vezes coreografada, o bloco tem um público cativo. A concentração sempre é na parte da manhã, e este ano começou às 9h. Já neste horário, quando a bateria e os vocalistas ainda passavam o som, centenas de foliões fantasiados já aqueciam esperando o bloco começar.

Com estrutura de palco no estilo trio elétrico, o Desliga é famoso por cantar os maiores hits da música brasileira. No repertório tem samba, axé e muita música popular brasileira que agrada crianças e adultos. Às 10h, início da apresentação, a chuva apertou mas a praça já estava completamente lotada e ninguém arredou pé.

A ritmista Marisa Ribeiro, de 45 anos, conta que se dedicou especialmente à confecção da fantasia deste ano. Fantasiada de uma Dora Milaje, a guarda real do reino fictício de Wakanda, ela posou ao lado de um Pantera Negra, herói da história.

"Essa vai ser a minha fantasia no Carnaval inteiro. Não vou trocar. Um amigo desenhou e fez, e eu customizei as joias. Wakanda forever", disse Suzane, fazendo alusão ao "bordão" famoso do primeiro filme de super-herói a ser indicado ao Oscar deste ano.

O Desliga também foi o bloco escolhido para o lançamento da campanha Não é Não, que tem como objetivo combater o assédio contra as mulheres no Carnaval. Pelo terceiro ano, tatuagens serão distribuídas com a frase que é mote da campanha.

A tiragem de 2019 é de 30 mil adesivos. A forma de financiamento escolhida pra produzir o material foi via financiamento coletivo, e além de estampar o corpo de mulheres (público que recebe exclusivamente as tatuagens), instrumentos e objetos também são utilizados. Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo também recebem a campanha no Carnaval 2019.

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