Topo

Esquenta no centro de SP faz folião sambar ao som de clássicos da MPB

Folionas capricharam na fantasia para o festival dos blocos neste pré-Carnaval. - Marcelo Justo/UOL
Folionas capricharam na fantasia para o festival dos blocos neste pré-Carnaval. Imagem: Marcelo Justo/UOL

Patrícia Larsen

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/02/2019 21h11

A Praça da República foi palco de uma das mais animadas festas da temporada pré-Carnaval em São Paulo, neste domingo (16). Evento gratuito, o Festival do Baixo Augusta reuniu os blocos Forrozin, Confraria do Pasmado e Acadêmicos do Baixo Augusta atraindo uma multidão.

Veja as datas e os locais de desfiles de blocos de rua em São Paulo

Com muito glitter, flores e plumas nas fantasiam, os foliões sambaram ao som de baterias potentes, animados por música popular brasileira. O estilista pernambucano Walério Araújo, muso do Baixo Augusta, chegou eufórico para a festa.

O estilista Walério Araújo: homenagem para Elke Maravilha. - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Imagem: Marcelo Justo/UOL

"Carnaval sempre foi trabalho para mim, criando fantasias para os bailes de luxo", explicou ele, que usava uma fantasia em homenagem à Elke Maravilha. "Mas há uns dois anos tenho aproveitado e me surpreendido com a festa de São Paulo. Por morar na região central, vejo uma mudança muito linda por aqui nessa época do ano".

O ator carioca André Dias, que interpretou o personagem Groa na novela "Segundo Sol", também ficou surpreso. "Esse é o primeiro pré-Carnaval que curto na cidade. Estou maravilhado!".

Fantasia

A enfermeira "Skalabrynny" também entrou no agito e disse que há cinco anos sempre vai a todos os eventos promovidos pelo Baixo Augusta. "Adoro pensar na fantasia e me preparar para essa época".

Quem também inovou na fantasia foi Carol Pivato, publicitária, que usou o seriado "Vikings" como inspiração. "Todo mundo me diz que sou a cara da personagem 'Lagertha', aí resolvi assumir", contou Carol.

Economia informal 

"Amo o Carnaval e pensei em fazer do trabalho, diversão", contou a estilista Tauany Chagas, que faz glitter biodegradável e acessórios de carnaval e participa de todas as festas pré-Carnaval desde janeiro.

As amigas Isadora Alfano e Camila Pegore também estavam vestindo fantasias e acessórios feitos por elas. "Viemos fazer propaganda de nossas criações e também trouxemos algumas peças para vender", conta Isadora

Blocos de rua