Foliões matam a saudade de PE com Elba e Alceu: "É o nosso Galo"

A tarde deste sábado, em São Paulo, é de Carnaval pernambucano. Isso porque Elba Ramalho e Alceu Valença puxam blocos no parque Ibiraquera, com repertório de frevos, coco e maracatu.
"É nosso Galo", diz a coordenadora pedagógica Karla Maciel, 39 anos, fazendo alusão ao Galo da Madrugada, famoso bloco recifense. "A mesma música, o mesmo clima, e ainda tem ele [Alceu Valença] de lado. Só não sei se diminuir a saudade de Pernambuco ou se aumenta."
Elba canta no bloco Frevo Mulher, e Alceu Valença se apresenta no Bicho Maluco Beleza.
Pernambucana radicada em São Paulo há 16 anos, Karla e um grupo de amigos e familiares prepararam um figurino especial para o evento, com camisetas costumizadas e sombrinhas coloridas.
"Esse é o terceiro ano que a gente vem. Primeiro começou com Alceu, e no ano passado veio também Elba", conta ela. O grupo que começou com seis pessoas hoje tem 15.
Um dos novatos é o operador de aeroporto Fabiano dos Santos, 39 anos, também pernambucano morando em São Paulo. "Aproveitei que chamaram, e vim. Geralmente passo o Carnaval no Recife, mas nesse ano não consegui tirar férias junto com minha esposa, estão vamos ficar por aqui."
O tempo das mulheres
No comando do Frevo Mulher, Elba fala do seu amor pelo ritmo. "Eu amo o frevo. Sou filha de pai músico, pernambucano, e conheço o frevo desde criança. E com todo amor que tenho ao axé -que eu canto também-, mas é o frevo que me reporta ao Carnaval", conta a cantora.
O nome do bloco de Elba faz referência à música de Zé Ramalho, que virou clássico na voz dela. "Estamos vivendo o tempo das mulheres. O próprio Frevo Mulher tem essa força de reportar essa consciência de que somos fortes. O que não quer dizer que somos melhores do que os homens, mas que possamos andar com os ombros lado a lado."
A apresentação de Elba estava marcada para começar às 13h30. Em seguida, o cantor Alceu Valença puxa outro trio elétrico, com o bloco Bicho Maluco Beleza.
"Cada vez mais esse bloco vem crescendo. E eu sempre tenho reiterado que as pessoas venham fantasiadas, e elas têm vindo", diz Valença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.