Topo

Locutor oficial do sambódromo do Anhembi morre aos 92 anos

Jurandir Oliveira, mais conhecido como Mestre Sabu, morreu nesta segunda-feira (25) aos 92 anos  - Reprodução/Instagram/LigaSP
Jurandir Oliveira, mais conhecido como Mestre Sabu, morreu nesta segunda-feira (25) aos 92 anos Imagem: Reprodução/Instagram/LigaSP

Da Redação

25/02/2019 14h00

O locutor oficial do sambódromo do Anhembi, Jurandir Oliveira, mais conhecido como Mestre Sabu, morreu nesta segunda-feira (25) aos 92 anos em Marília, no interior de São Paulo.

Mineiro de Itajubá, Mestre Sabu se mudou para São Paulo em 1940, quando tinha 13 anos. "Vim para São Paulo sem dinheiro no bolso, lugar para morar ou gente conhecida para me acolher", contava.

Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP), Mestre Sabu era também músico, apresentador de TV e radialista.

Sua trajetória no Carnaval começou quando participou pela primeira vez dos desfiles na Avenida São João, em 1974, como funcionário da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, foi surpreendido por um pedido: "O locutor não tinha ido e o rapaz da secretaria de esporte, o Armando Simões Neto, pediu para eu subir e apresentar", lembrava ele, que lançou, na época, o jargão "A passarela é de vocês! Arrepia, rapaziada!".

Ele se tornou a voz oficial do Anhembi após a inauguração do sambódromo em 1991. "Tive sorte de gravar o jargão, que surgiu na intenção de mexer com o público e com os sambistas, além de soltar componentes de escola de samba e o público que prestigia os desfiles na avenida", dizia Mestre Sabu.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo lamentou a perda irreparável para o Carnaval paulistano.

Mestre Sabu será velado na Sala 7 do Velório Municipal de Marília e o sepultamento está previsto para 17h30 desta segunda-feira (25)

São Paulo