Topo

Com volta de Ivete e Claudinha grávida, Salvador promete folia democrática

Ivete Sangalo e Claudia Leitte dançam juntas no clipe de "Lambada" - Reprodução/YouTube
Ivete Sangalo e Claudia Leitte dançam juntas no clipe de "Lambada" Imagem: Reprodução/YouTube

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, de Salvador

28/02/2019 04h00

Sob a promessa de ser o mais democrático dos últimos anos, o Carnaval de Salvador começa oficialmente hoje com uma megaestrutura montada para fazer jus a tal feito. A abertura será marcada pela tradicional entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, no circuito Osmar (Campo Grande).

Decretado o início dos trabalhos momescos, serão sete dias de agito, mais de 700 apresentações e ao menos 800 mil visitantes, que devem se esbaldar até a Quarta-Feira de Cinzas (6). 

Entre as atrações anunciadas para a primeira noite de festa, a poucos metros dali, no circuito Dodô (Barra), estão o grupo BaianaSystem, os Irmãos Macedo e a banda Mudei de Nome (ex-Alavontê), que desfilarão sem cordas.

Ainda hoje, o público poderá curtir ao som de Daniela Mercury, Claudia Leitte -que no começo do mês anunciou sua terceira gravidez-, Saulo, Pegadeira, Harmonia do Samba, Banda Eva, Lincoln & Duas Medidas e Cheiro Híbrido. No sábado (2) tem Ivete Sangalo, voltando ao Carnaval após gravidez que a deixou fora no ano passado.

Baiana System lota avenida 23 de Maio, em São Paulo, neste sábado (17) de pós-Carnaval - Guilherme Zauith/UOL - Guilherme Zauith/UOL
BaianaSystem é uma das atrações do Carnaval baiano
Imagem: Guilherme Zauith/UOL

Amanhã, a avenida vai ferver ao som de Parangolé, Magary Lord, Saulo, Psirico, Igor Kannário, Pipoca do Cheiro e La Furia. Já no sábado (2), a folia terá o comando de Major Lazer (música eletrônica com Diplo, Jilionaire e Walshy Fire), Katê e Amanda Santiago. 

Margareth Menezes, Lincoln & Duas Medidas e Márcia Freire arrastam a pipoca no domingo (3). 

Chiclete com Banana e Jau, por sua vez, sobem ao trio na segunda (4); enquanto, na terça (5), será a vez de Araketu, Gerônimo, Alinne Rosa, Adriano Rezende, Márcia Castro e Quabales.

Carnaval nos Bairros

Uma das novidades no chamado Carnaval nos Bairros -uma espécie de circuito alternativo da folia- foi o anúncio de uma programação especial no Rio Vermelho, reduto boêmio turisticamente bem frequentado da capital.

Marcio Victor, líder do Psirico, dedicou o show ao compositor e mestre de capoeira Moa do Katendê, assassinado em 8 de outubro, aos 63 anos, e à ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, morta no último dia 27, aos 93, vítima de uma infecção - João Alvarez/UOL - João Alvarez/UOL
Marcio Victor, líder do Psirico
Imagem: João Alvarez/UOL
Ali, de amanhã a domingo (de 1º a 3 de março), quem preferir uma folia menos frenética e mais família terá como opções bailes infantis, a partir das 15h, e apresentações de orquestras, às 17h. 

O formato também será levado às ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e de Frades, bem como aos bairros de Pau da Lima, Liberdade, Pelourinho, Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Piatã e Plataforma. Márcio Victor (Psirico), Sarajane, Gerônimo e Márcia Castro, além de artistas locais, se apresentarão.

Ritmos para todos os gostos

"A festa terá serviços públicos ainda mais aperfeiçoados, folia democrática como nunca antes, com maior número de atrações sem corda nos principais circuitos e no Carnaval nos Bairros, inclusive com baile infantil e apresentação de orquestras. Procuramos reinventar a festa para garantir as novidades com mistura de ritmos e sons, além de opções para todas as idades e gostos", diz o prefeito ACM Neto.

Sobre o tema que batiza a folia, "O Mundo Escolheu Salvador", ele explica: "Neste ano de 2019, Salvador está bombando e tem o melhor verão da última década. Por isso escolhemos esse tema: o Carnaval é o momento no qual as pessoas do mundo inteiro voltam as atenções para a cidade".

A programação completa está disponível aqui.

Salvador