Topo

Salvador oferece testes rápidos para DSTs durante o Carnaval

Foliões brincam em Salvador na "pipoca", apelido dado ao Carnaval sem cordas - Raul Golinelli/Governo da Bahia/Divulgação
Foliões brincam em Salvador na "pipoca", apelido dado ao Carnaval sem cordas Imagem: Raul Golinelli/Governo da Bahia/Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

01/03/2019 13h56

O Carnaval chegou, mas não é por isso que não é hora de se cuidar, não é mesmo? Em Salvador, os foliões poderão fazer gratuitamente testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

Os exames poderão indicar se o paciente tem doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C.

A iniciativa, comandada pelo Projeto Fique Sabendo, realizará exames que darão resultados em 30 minutos para quem passar pelos dois postos montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Um fica na Rua Dias D'Ávila, próximo ao Farol da Barra (Circuito Dodô), e funciona das 12h às 22h, e o outro é no Multicentro Carlos Gomes, das 9h às 21h, e atende aos circuitos Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho).

Mais de 3 milhões de preservativos serão distribuídos durante o Carnaval de Salvador. Além da chance de realizar os exames, quem for aos dois postos citados também pode retirar preservativos femininos. 

"Sabemos que a prevenção deve ser feita durante todo o ano. Porém, neste período, as pessoas ficam mais expostas e, por isso, estamos incentivando o sexo seguro e facilitando ao máximo o acesso dos foliões aos preservativos", explicou Helena Lima, coordenadora de DST/Aids do Salvador.

A iniciativa também foi realizada em 2018, quando foram detectados 269 casos positivos de DSTs, sendo 23 de hepatites, 40 de HIV e 206 de sífilis.

Salvador