Topo

DJ crítica a política nacional e incentiva o empoderamento feminino em BH

Zirlene Lemos

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

04/03/2019 08h41

Eletrônico: assim foi o domingo de Carnaval no Mirante BH com o SunFlower, ou "Carnaval do Amor", em Belo Horizonte, Minas Gerais. A festa que começou às 16h, durou quase 12 horas com um público animado que mais uma vez lotou o espaço. No comando das pickups, os renomados DJs Vintage Culture, Alan Walker, Fisher, Dubdogz, Bruno Be, Lothief e Groove Delight - projeto musical idealizado pela DJ paulista Ké Fernandes.

Única mulher entre as atrações de Carnaval ela abriu o show com uma versão remix de 'Baianá',  do grupo paulista Barbatuques. Foram duas horas de uma  playlist que não deixou ninguém parado. Entre os fãs estava a também DJ Mariana Mayrink, de 26 anos, que veio de São João Del Rey especialmente para ver Groove Delight e Vintage Culture. "Só track boacheguei às 16h e só saio quando o último DJ tocar".

Aparecendo em 1º lugar, segundo ranking 2019 da revista digital britânica DJane Mag, que promove e nomeia as 200 Top DJs mulheres ao redor do mundo, Groove Delight criticou a política nacional e incentivou o empoderamento feminino. "O cenário eletrônico está crescendo cada vez mais, porém esse espaço ainda é muito masculino mas DJ não falta, tem muitas, eu acho que tudo está ligado ao fato da sociedade ainda subestimar a mulher, em qualquer área de trabalho", criticou.

No repertório da DJ, uma versão do remix "Tô Feliz (Matei O Presidente). Essa ideia veio do Chemical Surf e Dj Meme, que fizeram o remix com o Gabriel O Pensador daí eu fiz uma versão minha justamente para dar meu grito sobre  a sociedade brasileira hoje.  Obviamente é um recado pois eu não sou a favor da atual posição política nacional. Toco essa música justamente como uma bandeira, porque eu acredito que através da arte e da música, conseguimos dar nosso grito".

Com a agenda cheia, a DJ promete que também vai 'dar seu grito' no Lollapalooza.  "Em abril participo do Lolapaloza tendo como convidadas o Slam das Minas, rappers de SP que falam sobre o empoderamento feminino e lá mais uma vez a gente vai dar poder dar o nosso grito", antecipa.

O DJ inglês Alan Walker foi o penúltimo a se apresentar e interagiu com a plateia levando os fãs ao delírio. Um deles foi o analista financeiro Antônio Ronaldo, de 48 anos. "Vim ano passado e tô repetindo a experiência que é única. Como sou cadeirante devido à acessibilidade optei por participar no Mirante ao invés de acompanhar os blocos de rua por causa da dificuldade de mobilidade", comentou.

O empresário Rafael Salvattori, 38 anos, veio de SP e se surpreendeu com o carnaval na capital. "Sou um mineiro que não acreditava em carnaval em BH, mas esse ano decidi retornar pra curtir a folia e me surpreendi", revela.

O casal João Pedro e Stênio Borges buscavam uma "vibe" eletrônica. "Viemos para assistir o Vintage e o Fisher, mas de um modo geral ficamos impressionados com a qualidade dos shows, da acústica e da infra-estrutura como um todo. A estética visual do SunFlower também chamou muita a atenção", opinou Borges.

Programação:

Mirante Beagá
End.: Mirante Beagá (Rua Gabriela de Melo S/N, Olhos D'Água, Belo Horizonte)
http://www.carnavaldomirante.com.br

Na Farra
Atrações: Ferrugem, Banda Eva, Felipe Araújo e DJ Vavá
Data: 4 de março (segunda)
Horário: a partir das 15h

Bloco Camarim & Salve Simpatia - com Anitta, Saulo, Chama o Síndico, Breno Gontijo e DJ Vavá
Data: 5 de março (terça)
Horário: das 16h às 2h

Sábado: 9 de março, tem a Ressaca do Mirante. A dupla Henrique e Juliano e o cantor Gustavo Mioto fecham com chave de ouro a folia.
Ressaca do Carnaval - Henrique e Juliano - Gustavo Mioto e DJ Vavá
Data: 9 de março (sábado)
Horário: a partir das das 15h

Minas Gerais