Topo

Bloco Haja Amor dá espaço à nova música mineira no Carnaval de BH

Miguel Arcanjo Prado

Colaboração para o UOL

05/03/2019 19h02

Com um repertório formado majoritariamente pela nova música feita em Belo Horizonte e algumas canções pinçadas na cena independente pelo país, o bloco Haja Amor desfilou hoje no bairro Floresta, em Belo Horizonte, fazendo seu sétimo Carnaval.

Tranquilo e sem muvuca, o bloco matutino foi acompanhado em seu curto trajeto por adultos e crianças. A bateria com 65 despertos ritmistas animou os foliões, bastante animados mesmo de manhã cedo.

O cortejo do bloco sob comando dos vocalistas Octavio Cardozzo, Maíra Baldaia e Amorina teve participações especiais das cantoras Rayana Toledo, Camila Menezes (da banda Dolores 602), Elisa de Sena e Bia Nogueira.

“O balanço foi positivo, apesar dos pesares. A cada ano há mais exigências e menos investimentos. Este ano não ganhamos nada para desfilar, bancamos tudo sozinhos”, disse ao UOL o cantor Octavio Cardozzo.

“Mas não seria por isso que deixaríamos de desfilar. Botamos o bloco na rua como foi possível, pequeno, bateria reduzida, mas com muito amor, carinho e respeito por esse Carnaval”, disse.

Maíra Baldaia afirmou à reportagem que sente que há no ar uma “tendência natural” de os blocos de Belo Horizonte passarem a valorizar a música produzida na cidade, antes dominado apenas pelo velho axé anos 1990.

“A cada ano sentimos maior presença da música feita aqui em Belo Horizonte em nosso Carnaval”, afirmou. “Isso é um processo natural, pois os blocos são feitos por muitos compositores”, lembrou Octavio.

Para Bia Nogueira, o Carnaval é o momento para tornar ainda mais popular as canções lançadas ao longo do último ano na cena mineira. Tanto que cantou no bloco “Diversa”, canção que titula seu disco. “Belo Horizonte lança cerca de 50 discos autorais por ano. Não só o nosso Carnaval como o Brasil precisa conhecer essa riqueza musical que temos aqui”, pontuou.

Para Elisa de Sena, que lança em breve um disco pelo projeto Natura Musical, participar do Haja Amor foi encontrar espaço entre artistas potentes e amigos. “Esse bloco é puro amor”, definiu.

O cortejo foi encerrado pontualmente às 11h com a canção “Debaixo D’Água”, aposta de Octavio Cardozzo para este Carnaval, cujo refrão libidinoso diz: “Eu vou te derreter com o meu calor”.

Minas Gerais