Topo

Ludmilla leva Egito para bloco: Gosto de representar minha raça e meu povo

Lola Ferreira

Colaboração para o UOL, no Rio

05/03/2019 10h24

A cantora Ludmilla desfila nesta terça-feira de Carnaval com seu O Fervo da Lud no centro do Rio de Janeiro. Com o tema Egito, ela promete levar muito funk para os foliões, mas também uma breve aula de história. "O tema foi escolhido porque gosto muito da história do Egito. A maioria dos egípcios era negra, e eu quero que bastante gente saiba disso a partir de hoje", contou momentos antes de subir no trio.

A funkeira também destacou a importância de desconstruir a visão distorcida do Egito, que na maioria das vezes é retratado como um país de pessoas brancas: "Eu estou muito feliz, gosto sempre de representar minha raça e meu povo. Ano passado minha mãe me disse que nunca viu tanto negro reunido num bloco só. É um momento de representatividade pra mim, por isso é muito importante", destacou.

Nascida e criada em uma favela, Ludmilla gosta de ressaltar a importância também de perseguir seus sonhos. "Eu sou funkeira, de comunidade, tenho uma bagagem que agrega várias portas fechadas mas a minha esperança, crença, força, vontade e talento nunca me deixaram desistir. Pra quem tem sonho, vá em frente que sempre é possível", disse ela, pontuando a dificuldade de colocar um bloco na rua.

Com o sucesso do Fervo da Lud, a cantora revelou que no próximo ano seu trio irá invadir também Salvador e São Paulo. Nesta terça-feira, Belo, Luísa Sonza e Lexa são convidados da Ludmilla no Fervo da Lud.

Confusão e folião agredido

Entretanto, o encerramento do Fervo da Lud foi marcado por um tumulto. A folia estava prevista para durar até as 14h, mas acabou uma hora e meia mais cedo.

A treta começou quando um tumulto interrompeu a apresentação da cantora por volta de meio-dia. Em determinado momento, a polícia militar interveio com bombas de efeito moral, spray de pimenta e cassetetes, gerando corre-corre nas ruas do centro do Rio. 

Um dos foliões chegou a provocar a PM com uma barra de ferro. Diversos polícias cercaram o homem e o agrediram com cassetetes. Bastante machucado, o homem, que não teve a identidade revelada, foi levado de ambulância para o hospital, acompanhado por cinco policiais.

O Egito tá bem frequentado né hahahahaha, partiu #fervodalud

Uma publicação compartilhada por Ludmilla (@ludmilla) em

Blocos de rua