O Carnaval é delas

Nove musas fotografadas pelo UOL levarão para a avenida samba no pé, beleza e empoderamento

Paulo Pacheco Do UOL, em São Paulo Iwi Onodera/UOL

Um festival de musas desfilará nos sambódromos do Anhembi, em São Paulo, e da Sapucaí, no Rio de Janeiro, a partir de hoje. Destaques, madrinhas e rainhas representarão suas escolas em busca do título mais disputado do Carnaval.

Em 2019, o UOL retratou nove musas que vão dar o que falar na avenida. Entre elas, celebridades como Lívia Andrade e Rita Cadillac, madrinha mais velha deste Carnaval, estreantes como Mileide Mihaile e até as "rivais" Tati Minerato e Renatta Teruel, que brigaram em pleno sambódromo e trocaram São Paulo pelo Rio.

Iwi Onodera/UOL

Estrela de cinema

Valeska Reis, rainha de bateria da Império de Casa Verde, impressionou o público ficando "careca" em um ensaio técnico para homenagear Okoye, guerreira do filme "Pantera Negra", que faturou três estatuetas do Oscar. Empoderada, ela prepara mais uma surpresa para o desfile sobre a história do cinema: uma fantasia com o tema "Star Wars".

"Queria falar com o público negro dessa forma. Acho que consegui atingir o resultado, até mais do que eu pensava. Sabia que tinha esse apelo de representatividade por meio das redes sociais, por eu trabalhar em um programa de televisão há muito tempo e ser a única negra [é assistente de palco do "Hora do Faro", da Record], mas não tão forte quanto foi o que aconteceu nesse ensaio técnico, que representou várias outras pessoas", afirma.

Ler mais

Carnaval da discórdia

Iwi Onodera/UOL

Tati Minerato

Um ano após a briga com Renatta Teruel, que provocou o afastamento delas da Gaviões da Fiel, Tati Minerato trocou o Anhembi pela Sapucaí. A ex-rainha de bateria estreará no Carnaval carioca como musa da Unidos de Vila Isabel e evitará reencontrar sua "rival", que também desfilará no Rio: É uma briga por ego, por vaidade. Ela não respeitou a hierarquia".

Ler mais
Iwi Onodera/UOL

Renatta Teruel

Tati Minerato e Renatta Teruel saíram no tapa durante um ensaio técnico no Anhembi. O destino quis que, no ano seguinte, as duas desfilassem na mesma cidade. No Rio de Janeiro, a ex-imperatriz da Gaviões será musa da Unidos de Padre Miguel: "Eu me arrependo de ter reagido. Só resolvi falar porque eu me preocupei pelos meus filhos".

Ler mais
Iwi Onodera/UOL

Madrinha "ostentação"

Ana Beatriz Godoi respira Carnaval e riqueza. Criada na Rosas de Ouro, ela desfilará como madrinha da Unidos de Vila Maria e vestirá uma fantasia tão luxuosa quanto sua casa. "Eu vou me transformar na avenida. Meu rosto não vai aparecer em alguns momentos", antecipa.

O figurino terá cristais e espelhos para substituir as cinco mil penas que Ana Beatriz aboliu após ser ameaçada de morte por fãs de Luisa Mell. Após 16 anos de Carnaval, a madrinha da Vila Maria planeja deixar o sambódromo para tentar engravidar: "Tenho 35 anos e quero ser mãe ano que vem. É um sonho".

Ler mais
Iwi Onodera/UOL Iwi Onodera/UOL

A musa nada certinha

Madrinha de bateria da Império de Casa Verde, em São Paulo, e musa da Paraíso do Tuiuti, no Rio, Lívia Andrade pode ser considerada "antimusa": autêntica e sem papas na língua, ela se considera empoderada desde antes da popularização do termo, pela história de luta que carrega no Carnaval e na vida.

"O empoderamento é de agora, mas antes disso eu já era assim. Cada um tem uma história de vida. A minha me fez assim. Minha mãe sempre trabalhou, meu pai morreu muito cedo. Eu tinha que cuidar do meu irmão, tentar ser a mais responsável possível porque minha mãe chegava cansada do serviço e eu fazia algumas coisas para agradar, arrumava a casa, cozinhava. Aprendi a me virar pela situação", conta.

Ler mais
Iwi Onodera/UOL
Iwi Onodera/UOL

Vai um óleo aí?

De dia, a empresária Francine Carvalho administra sua loja na zona norte de São Paulo. À noite, a musa Francine Carvalho desfila no Anhembi. Há cinco anos, a rotina dela se divide em dois mundos completamente opostos: como vendedora de óleo para caminhões e como integrante da Gaviões da Fiel e da Tom Maior.

Para a empresária, o Carnaval também é um investimento. Em 2018, ela desfilou com uma roupa banhada a ouro. E neste ano? "Não vou saber dizer quanto, mas minha despesa está maior do que a do ano passado. Com certeza, equivale até mais do que um carro popular", antecipa.

Ler mais
Iwi Onodera/UOL

Garota dourada

Rita Cadillac aceitou a "loucura boa", como gosta de definir, de ser madrinha de bateria da Unidos do Peruche. O convite rendeu à ex-chacrete o posto de madrinha mais velha deste Carnaval.

Aos 64 anos, Cadillac não se incomoda nem sente o peso da idade. "Eu? Velha? Se eu estivesse velha, meu filho, eu estaria dentro da minha casa, deitada, dormindo, e achando tudo lindo!", brinca a musa.

Ler mais

Paixão dentro e fora do Carnaval

Fernanda Lacerda tem duas paixões. A primeira, mais antiga, está no chão do Anhembi. Musa da Gaviões da Fiel, ela não esconde a ansiedade para desfilar pela terceira vez representando a escola de samba do coração. A segunda paixão nasceu em "A Fazenda", reality em que conheceu Caique Aguiar.

Enquanto o "namoro" com o Carnaval segue firme, o romance com o filho de Carlinhos Aguiar ainda não pode ser chamado de "namoro", segundo a musa.

"Não gosto muito de rotular as coisas, namorar por namorar. Quero conhecê-lo melhor, porque há coisas que acho mais fundamentais em um relacionamento. Ele é uma pessoa maravilhosa, mas a minha vida é uma loucura e a dele também. Estamos indo com calma. Nossas famílias já se conhecem. Dei muita risada com o Carlinhos [Aguiar], ele é muito engraçado", elogia.

Ler mais
Iwi Onodera/UOL
Iwi Onodera/UOL

Lady Mileide

Mileide Mihaile estreará no Carnaval carioca como musa da Grande Rio, e representando seu trabalho atual: digital influencer. A dançarina representará seus mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais. Na plateia, estará Yhudy, filho de Mileide com o ex-marido, o cantor Wesley Safadão.

"Minha fantasia não poderia ser mais perfeita para minha estreia na Sapucaí. Representar a força que hoje em dia a internet tem relacionado ao meu nome. Venho representando o mundo virtual, o futuro, esse mundo globalizado em que a informação está ao alcance na mão, rápido demais", antecipa.

Ler mais
Topo