Informações sobre o álbums
  • editoria:Geral
  • galeria: Imagens do mês de julho (2010)
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1007_album.htm
  • totalImagens: 72
  • fotoInicial: 5
  • imagePath: http://cs.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120313170338
    • Ciência [45097];
Fotos
Mapa celeste
Pesquisadores trabalhando com o telescópio europeu Planck, o maior experimento de cosmologia em quase uma década, divulgaram na segunda (5) seu primeiro mapa celeste completo da radiação cósmica de fundo, a "luz mais antiga" do Universo.O telescópio de 600 milhões de euros, que capta radiação com frequências abaixo do infravermelho (não visível), foi lançado no ano passado e levou seis meses para montar o primeiro mapa. ESA Mais
Discovery
A nave Discovery, na base de lançamento da Nasa. A agência espacial americana adiou o final das viagens de ônibus espaciais para fevereiro de 2011 devido a problemas com a nave, que fará a penúltima viagem espacial Nasa Mais
Nave de carga russo
A nave de carga russa "Progress M-06M", antes do lançamento (no dia 30 de junho), foi acoplada com sucesso do domingo (4) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) após a interrupção da tentativa de sexta-feira (2), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE) Nasa Mais
Material de asteroides
Cápsula de armazenamento de material coletado da Lua e de asteroides pela sonda Hayabusa, do Japão. Essas ínfimas partículas deverão ser analisadas para saber se proveem do asteroide visitado, como se espera, ou da Terra Jaxa Mais
Peixes raros
O peixe de água doce <i>Simpsonichthys boitonei</i>, um dos animais raros mapeados por estudo inédito no Brasil Divulgação/CI-Brasil Mais
Aglomerado estelar
Imagem captada no ano passado pelo telescópio espacial Hubble e divulgada na terça-feira (6) mostra o aglomerado de estrelas NGC 3603, a 20 mil anos-luz de distância, na constelação Carina. O aglomerado, que parece uma explosão de fogos de artifício, é rodeado de gás e poeira, matéria-prima para a formação de estrelas. A observação de objetos como este traz pistas importantes para os astrônomos sobre a origem de estrelas massivas Nasa/ESA Mais
Fonte de energia alternativa
Estudante de bioengenharia faz demonstração de bateria que funciona com batatas tratadas na Universidade Hebraica de Jerusalém. A matéria-prima pode ser uma fonte barata de eletricidade para países em desenvolvimento Reuters/Ronen Zvulun Mais
Controlado pela mente
Austríaco que teve os dois braços amputados após acidente testa prótese controlada pela mente em Viena. As sete articulações são movimentadas em tempo real. A tecnologia é baseada em um processo chamado TMR, de reinervação dos músculos, que conecta os nervos residuais do braço perdido à prótese Reuters/Heinz-Peter Bader Mais
Game da Nasa
A Nasa, agência espacial americana, lançou na terça-feira (6) um um videogame online gratuito que simula o trabalho em uma base lunar futurista, em 3D. O "Moonbase Alpha" desafia o usuário a reparar os sistemas de oxigênio do complexo após o impacto de um meteorito. O objetivo deste e outros programas promovidos pela agência espacial é despertar a curiosidade pela ciência entre os jovens. Para fazer o download, acesse o site www.nasa.gov/moonbasealpha Nasa Mais
Fósseis
Imagem construída virtualmente mostra fósseis que teriam aproximadamente 2,1 bilhões de anos, 200 milhões a mais do que os fósseis mais antigos encontrados até agora. O material, encontrado no Gabão, pode ser o fóssil da primeira forma de vida multicelular da terra AFP/CNRS Mais
Energia solar
Avião experimental que funciona com energia solar decolou no início da manhã da quarta-feira (7) de um aeródromo na Suíça para um voo de 25 horas, um teste da capacidade do aparelho de voar à noite, após ter as baterias carregadas durante o dia AP/Fabrice Coffrini Mais
Robô terapêutico
Paciente segura um "robô pessoal", uma foca bebê que reage ao toque e ajuda pessoas com demência em um asilo militar em Washington. O surgimento dessas máquinas em asilos, escolas e salas de estar vem dando combustível às fantasias de ficção científica sobre máquinas com as quais as pessoas podem se relacionar Stephen Crowley/The New York Times Mais
Bolha alimentada por buraco negro
Com ajuda do telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul (ESO) e do Chandra, da Nasa, astrônomos encontraram os jatos mais potentes já vistos no espaço, saindo de um buraco negro. O objeto, a 12 milhões de anos-luz de distância da Terra, expele uma bolha de gás aquecido que tem o diâmetro de 1.000 anos-luz Concepção artística/ESO Mais
Transplante de face integral
Professor Laurent Lantieri afirmou ter realizado o primeiro transplante de face integral, ao incluir as pálpebras e glândulas lacrimais, em um paciente com uma doença genética, no Hospital Henri Mondor hospital, ao sul de Paris AP Photo/Thibault Camus Mais
Avião solar pousa
O fundador do projeto "Solar Impulse", Bertrand Piccard (esquerda),e o piloto Andre Borschberg celebram o êxito do primeiro voo noturno da história de um avião movido a energia solar, na Suíça. O avião pousou na quinta-feira (08), após voo de 26 horas seguidas. Para Bertrand Piccard, aviador e fundador do projeto Solar Impulse, avião solar que completou esta quinta-feira, na Suíça, o primeiro voo sem combustível de mais de 24 horas, abre a porta ao uso generalizado das energias renováveis EFE/Dominic Favre Mais
Cabeça de Mamute
Cientista francês Bernard Buigues mostra imagem da cabeça do mamute Khroma descoberto na Sibéria. Ela será exibida pela primeira vez ao público em uma exposição sobre mamutes em museu da França AFP Mais
Dinos no Japão
A maior mostra de ossos de dinossauros da região de San Juan, na Argentina, foi inaugurada em Tóquio. A exposição ficará aberta até 26 de setembro na Torre Mori Efe Mais
Rosetta e Lutetia 1
Imagens divulgadas pela Agência Espacial Europeia em 10 de julho mostram o asteroide Lutetia, fotografado pela sonda Rosetta AP/ESA Mais
Rosetta e Lutetia 2
Conjunto de imagens do asteroide Lutetia. No sábado à noite, a sonda europeia Rosetta enviou à Terra as primeiras imagens do objeto, que ela sobrevoou a uma distância de apenas 3.200 km AP/ESA Mais
Satélite indiano
A Organização de Pesquisas Espaciais Indiana (Isro) lançou com sucesso, na manhã da segunda-feira (12), foguete que colocará cinco satélites em órbita AP/Indian Space Research Organization Mais
Eclipse solar
Foto divulgada pela Agência de Notícias Xinhua, da China, mostra o sol coberto pela lua no Chile, no domingo (11) AP/Xinhua Mais
Foguete russo
O foguete russo Proton-M, com o satélite de telecomunicações americano Echostar-15, pouco antes do lançamento, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no domingo (11) AFP/STR Mais
Tecido que "escuta"
Fibras capazes de "escutar" e emitir sons, desenvolvida por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Este projeto, que demorou mais de uma década para ser concluído, pretende "desenvolver fibras com propriedades cada vez mais sofisticadas que possam interagir com o meio ambiente" MIT Mais
Vazamento de petróleo
Imagem da BP mostra petróleo vazando de cano após a empresa ter instalado um novo funil para tentar conter o vazamento no Golfo do México, na segunda-feira (12). A BP fará testes para ajustar o funil e fechar o vazamento AFP/ BP Mais
Asteroide Lutetia
A sonda europeia Rosetta gravou pela primeira vez uma imagem próxima do maior asteroide visto por uma nave. Ela passou a menos de 3,2 mil km de distância a 15 km por segundo do asteroide Lutetia. Rosetta mediu a massa do asteroide e buscou material para entender as propriedades de sua superfície além de gravar os ventos solares e procurar por evidências de atmosfera. A sonda segue seu trajeto que prevê um encontro com um cometa em 2014 Nasa Mais
Caravana para homens
Carreta transformada em consultório atende o público masculino no Dia do Homem (15), em Florianópolis. O "Movimento pela Saúde Masculina" é idealizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e tem como objetivo alertar para problemas como disfunção erétil, andropausa e doenças relacionadas à próstata Divulgação Mais
Museu da Evolução
Crânio de um <i>Homo heidelbergensis</i> é destaque no Museu da Evolução Humana, inaugurado na terça-feira (13) em Burgos, na Espanha Reuters/Felix Ordonez Mais
Inscrição de 3.400 anos
O arqueólogo israelense Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, segura fragmento de barro de 3.400 anos, a inscrição mais antiga já descoberto na Cidade Santa AFP/Gali Tibbon Mais
Bebê mamute
Imagem divulgada pela Comissão Francesa de Energia Atômica mostra equipe trabalhando no mais antigo bebê mamute já encontrado, conhecido como Khroma. Os restos, congelados,vão receber radiação para que os micróbios sejam eliminados. Depois disso, o animal será necropsiado e mostrado ao público em uma exposição em Puy-en-Velay AFP/Patrick Avavian Mais
Ativista do Greenpeace com o corpo coberto de petróleo faz protesto em frente à sede da União Europeia, em Bruxelas, na quarta-feira (14), pedindo providências em relação ao vazamento da British Petroleum no Golfo do México Reuters/Yves Herman Mais
Preparativos para o Endeavour
O tanque externo do Endeavour, que será o último ônibus espacial a completar uma missão para a Nasa, é transportado no Kennedy Space Center, na Flórida. O lançamento está previsto para fevereiro do ano que vem AP/John Raoux Mais
Fim de uma estrela
Imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra os últimos momentos de uma estrela, na constelação do Cisne, a 15 mil anos-luz da Terra AFP/Nasa/ESA/Hubble Mais
Consequências do vazamento
Imagem fornecida por universidades mostram marcas de óleo no casco de um caranguejo bebê na Louisiânia. Análises de cientistas mostram o quanto o vazamento da BP no Golfo do México está alterando a vida marinha AP/USM Gulf Coast Research Laboratory Mais
Como as estrelas nascem 1
Concepção artística mostra um disco de poeira ao lado de uma estrela recém-nascida. Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) obtiveram a primeira evidência direta de que estrelas massivas nascem da mesma forma que as menores AFP/ESO Mais
Como as estrelas nascem 2
Imagem obtida pelo telescópio Spitzer mostra uma estrela bebê supermassiva. Segundo o Observatório Europeu do Sul, é a primeira evidência direta de que estrelas com massa bem maior que a do Sol nascem da mesma forma que as pequenas - a partir de nuvens em forma de disco formadas por poeira e gás AFP/ESO Mais
Supernova Tycho
Imagem divulgada pela Nasa mostra a supernova Tycho, o círculo vermelho à esquerda da foto. Chamada de SN 1572, ela é a parte remanescente de uma explosão estelar e recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo Tycho Brahe, embora ele não tenha sido o único a registrá-la. A primeira observação desse objeto ocorreu em novembro de 1572, quando a supernova era mais brilhante que Vênus e podia ser vista à luz do dia. Nos últimos dois anos, ela deixou de ser vista a olho nu AFP/Nasa Mais
"Planeta cometa"
Concepção artística do planeta HD 209458b, fora do nosso Sistema Solar. Com ajuda do telescópio Hubble, astrônomos conseguiram analisar o material expelido pelo planeta, que forma uma cauda parecida com a de um cometa. O gigante de gás orbita a uma distância tão próxima de sua estrela, que sua atmosfera se aquece e escapa pelo espaço Nasa/ESA e G.Bacon Mais
Crustáceo do fundo do mar
Crustáceo anfípodo encontrado a 1.400 metros de profundidade na Austrália. Pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade de Queensland documentaram esta e outras criaturas bizarras no fundo do mar e vão estudar seus olhos para entender melhor a visão humana AFP/Universidade de Queensland Mais
Imagem divulgada pela Nasa mostra aglomerado de estrelas captado pela sonda Wise. O mosaico contém centenas de "frames", apenas uma fração dos milhares feitos pela sonda durante sua primeira missão. O equipamento, que opera com infravermelho, é capaz de observar através da poeira cósmica, registrando objetos invisíveis a outros telescópios. Até agora, a Wise revelou 25 mil asteroides nunca antes identificados, 95 deles próximos à Terra AP/Nasa Mais
Catavento no espaço
Imagem feita pela sonda Wise, da Nasa, mostra a galáxia Messier 83, também chamada de Catavento do Sul AP/Nasa/JPL-Caltech Mais
Fósseis
Esqueleto reconstruído de marsupial extinto de 15 milhões de anos a partir de crânios achados em uma caverna na Austrália. Pesquisadores da Universidade de New South Wales publicaram uma descrição do <i>Nimbadon lavarackorum</i> no "Journal of Vertebrate Paleontology" AP/Universidade de New South Wales Mais
Vacina sem injeção
Adesivo com microagulhas cheias de líquido colorido que se dissolvem em contato com a pele. A tecnologia pode ser usada para aplicação de vacinas sem o desconforto de injeções, segundo estudo publicado na revista <i>Nature</i> AP/Nature Mais
Animal raro
O lóris-delgado-vermelho ou lóris-delgado-da-Planicie-Horton (<i>Loris tardigradus nycticeboides</i>) é tão raro que se acreditava extinto. Esta imagem é seu primeiro registro fotográfico AP Mais
Antiga civilização do Peru
Quatro tumbas de 1.200 anos foram encontradas no complexo arqueológico de Bosque de Pomac, em Lambayeque, no Peru. Segundo o arqueólogo Carlos Elera, o material pertence à antiga civilização Sicán AP/Karel Navarro Mais
Elefantes na Amazônia
Mario Cozzuol, professor da UFMG, e Ednair Rodrigues do Nascimento, professora da Universidade Federal de Rondonia, no Rio de Janeiro, com dente de elefante que foi encontrado na Amazônia. Descoberta revela que animal habitou a floresta no passado Pedro Carrilho/Folhapress Mais
Lixo espacial
Ilustração mostra a quantidade de lixo espacial que existe em torno da Terra. Estima-se que há cerca de meio milhão de destroços em órbita, dos quais 50 mil medem um centímetro. Empresa australiana anunciou ter desenvolvido um sistema com laser para rastrear e impedir o impacto desse lixo espacial contra satélites e espaçonaves AFP/Electro Optic Systems Mais
Robô cirurgião
Médicos italianos anunciaram nesta segunda-feira (19) ter realizado, com sucesso, o primeiro transplante de rim realizado com ajuda de um robô naquele país. As informações são da Ansa. EFE/Hospital AOUP Mais
Mapa de florestas
Com dados de satélites da Nasa, cientistas conseguiram mapear as florestas mais altas do mundo. As áreas em verde mais escuro indicam onde estão as florestas mais altas, com até 70 metros de altura Nasa Mais
Maior estrela do universo
Cientistas identificaram o que parece ser a estrela com maior massa já vista. Situada a 165 mil anos-luz da Terra, ela tem massa 265 vezes maior do que a da nossa estrela e luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa que o Sol AFP Mais
Água na Lua
Rocha lunar trazida por astronautas da missão Apollo 14, em 1971. Equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em parceria com equipe da Universidade do Tennessee, encontrou água na forma de hidroxil nesta amostra coletada na Lua. A descoberta foi divulgada na edição desta semana da revista "Nature" Universidade do Tennessee Mais
Nova espécie de polvo
Pesquisadores da Universidade de Melbourne anunciaram nesta quinta-feira (22) o descobrimento de quatro novas espécies de polvo na Antártida. Assim como a <i>Megaleledone selebos</i>(na foto), estas espécies possuem veneno anticongelante que será estudado para saber se pode ser usado para fins medicinais. O estudo publicado hoje na revista "Toxicon" foi resultado de uma expedição de seis semanas na Antártida em 2007 Reuters Mais
Nova espécie de polvo
Pesquisadores da Universidade de Melbourne anunciaram nesta quinta-feira (22) o descobrimento de quatro novas espécies de polvo na Antártida. Assim como a <i>Adelieledone polymorpha</i>(na foto), estas espécies possuem veneno anticongelante que será estudado para saber se pode ser usado para fins medicinais. O estudo publicado hoje na revista "Toxicon" foi resultado de uma expedição de seis semanas na Antártida em 2007 Reuters Mais
Monumento do neolítico
Novo monumento cerimonial foi descoberto perto de Stonehenge na Inglaterra. Arqueólogos acreditam que ele seria um círculo alinhado com o Stonehenge feito com toras de madeira. Imagem da Universidad de Birmingham, Reino Unido, mostra os achados do antigo monumento que indicam a formação de 24 obeliscos de madeira de 75 centímetro de diâmetro cada que formam um círculo de 25 metros EFE/Universidad de Birmingham Mais
Exposição de dinossauros
Réplica de Tiranosaurus Rex assusta visitantes de exposição "Caminhando com Dinossauros" em Centro empresarial em Bancoc, na Tailândia. A exibição conta com 20 dinossauros em tamanho real e já foi vista por mais de 5,2 milhões de pessoas EFE/Rungroj Yongrit Mais
Estrela hiperveloz
Concepção artística da estrela HE 0437-5439, uma das mais velozes já detectadas. Ela viaja a uma velocidade de 2.5 milhões de quilômetros por hora e, segundo dados obtidos pelo telescópio Hubble, teria sido ejetada do buraco negro que existe no centro da Via Láctea Nasa/ESA Mais
Pinguins
Pelo menos uma centena de pinguins sujos de petróleo chegou nas últimas semanas à costa oceânica uruguaia e ONGs ambientalistas estimam que, provavelmente, outros cem morreram antes que pudessem ser resgatados. Os animais começaram a chegar à costa de Maldonado e Rocha (sudeste) em meados de junho e atualmente há 60 exemplares nas instalações da ONG Sociedade para a Conservação da Biodiversidade de Maldonado (Socobioma) e 25 na ONG SOS Resgate Fauna Marinha Reuters/Andres Stapff Mais
Enterro ecológico
Operários depositam 251 urnas biodegradáveis sobre a mesa em um cemitério da província de Tianjin, na China. O segredo destes caixões, fabricados com areia e proteínas naturais, é que não ocupam espaço, não poluem e não é necessário cortar árvores para fabricá-los. Enterrados, eles se desintegram em um período de seis a nove meses, e os que submergem em 45 minutos ou uma hora. AFP/Frederic J. Brown Mais
Bolas no espaço
Concepção artística de moléculas formadas por átomos de carbono, com formato de bola de futebol. Elas são as maiores já encontradas no espaço, e foram detectadas em uma nuvem de poeira cósmica ao redor de uma estrela Nasa Mais
Transplante de rosto
Oscar, o paciente que teve o rosto trasplantado no Hospital Vall d'Hebron de Barcelona em março passado, recebeu alta nesta segunda-feira (26) e expressou seu agradecimento à equipe médica, que o apresentou à imprensa AFP/Josep Lago Mais
Aquecimento da água
Cientistas descobriram na costa do Tenerife, na Espanha, um coral que até então só era encontrado em Cabo Verde, na África. A ocorrência, segundo eles, se deve ao aumento da temperatura do mar. Os seres, do gênero "Millepora", foram descritos por pesquisadores do Departamento de Biologia Animal da Universidade de La Laguna,do Centro de Estudos do Meio Ambiente do Atlântico e da Universidade de Las Palmas Efe Mais
Lontra rara
A espécie mais rara de lontra do mundo foi descoberta em Bornéu, na Indonésia. Um espécime foi fotografado por uma armadilha com câmera montada por cientistas.A lontra-de-nariz-peludo (<i>Lutra sumatrana</i>) foi fotografa na Reserva da Floresta Deramakot, no Estado de Sabah Efe/Sabah Wildlife Department Mais
Mapa de Marte
Câmera presente na sonda Mars Odyssey, da Nasa, ajudou a agência espacial americana a desenvolver o que ela anuncia como o mapa mais detalhado de Marte. O material foi construído com base em cerca de 21 mil imagens, compiladas ao longo de oito anos. Na foto, o sistema de cânions conhecido como Valles Marineris, no Planeta Vermelho Nasa/JPL-Caltech Mais
Semelhanças com Hamurabi
Fragmento com escrita cuneiforme, analisado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém. Foram encontradas semelhanças entre o conteúdo e o momento da escritura do Código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis. A tábua foi achada recentemente em Tel Hazor, um dos sítios arqueológicos mais importantes de Israel, declarado Patrimônio da Humanidade em 2005 AFP/Universidade Hebraica de Jerusalém Mais
Dano ao meio ambiente
Imagem fornecida pelo Greenpeace na terça-feira (27) mostra conchas e criaturas marinhas mortas pelo vazamento de petróleo em Dalian, na província chinesa de Liaoning AFP/Greenpeace/Arthur J.D. Mais
Caminhada espacial
Os cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko, que concluíram na terça-feira (27) com sucesso uma saída ao espaço para acabar de integrar o módulo russo Rassvet à Estação Espacial Internacional (ISS) Reuters/Nasa TV Mais
Rato gigante
Crânio de um rato comum (à direita) e o crânio bem maior de um rato extinto de seis quilos encontrado por arqueólogos em um sítio arqueológico no Timor-Leste. Estudo indica que o roedor, do gênero <i>Coryphomys</i>, viveu até cerca de 1,5 mil anos atrás AFP/Csiro/Ken Aplin Mais
Arara ameaçada
Um filhote de plumagem azul brilhante que aprende timidamente a comer é a quinta arara Spix a nascer na Espanha, uma vitória ambiental para esta ave extinta em seu habitat natural, a caatinga brasileira, da qual só existem 73 exemplares no mundo Efe/Ramún de la Rocha Mais
Estrela brilhante
Nova imagem do Observatório de La Silla, Chile, mostra a estrela brilhante WR 22, a 5.000 anos-luz, na região exterior da Nebulosa de Carina, onde se formou.<br>As estrelas de grande massa vivem depressa e morrem novas. Alguns destes faróis estelares emitem, no final das suas vidas, uma radiação tão intensa que libertam matéria para o espaço muitos milhões de vezes mais depressa que estrelas como o Sol. Estas estrelas raras, muito quentes e de grande massa são conhecidas como Wolf-Rayet ESO Mais
Fitoplânctons
Imagem fornecida pela Nikon Small World mostra um importante grupo de fitoplânctons presente no oceano e conhecido como <i>Rhizosolenia setigera</i>. Boa parte da existência na Terra depende desses seres microscópicos e um estudo publicado na "Nature" mostra que eles têm diminuído gradativamente AP/Cortesia da Nikon Small World Mais
Estrelas em formação
Imagem divulgada pela Nasa mostra estrelas em formação em uma nuvem de gás e poeira obtida pelas lentes de infravermelho do telescópio Wise. O complexo, chamado de Vela Molecular Cloud Ridge, faz parte do braço em espiral Orion, da Via Láctea e foi dividida pelos astrônomos em A, B, C e D. Na foto, colorida artificialmente, aparece a A, localizada a cerca de 3.300 anos-luz de distância Nasa/JPL-Caltech Mais
Fósseis de deserto peruano 1
O paleontólogo Rodolfo Salas arruma peças no Museu de História Natural de Lima. Nos desertos de Sacaco e Ocucaje, no sul da cidade, têm aparecido fósseis de cartilagens de tubarão, barbas de baleias, penas e escamas Efe/Paolo Aguilar Mais
Fósseis de deserto peruano 2
Mandíbulas e vértebras fossilizadas achadas nos desertos de Sacaco e Ocucaje, no Peru, são expostas no Museu de História Natural de Lima. Eles pertencem ao "Leviathan Melvillei", antecessor das baleias que teria vivido há 12 milhões de anos Efe/Paolo Aguilar Mais

Imagens do mês de julho (2010)

Veja mais: