Veja registros recentes de Saturno feitos pela sonda Cassini

Efe/NasaJPL-Caltech
16.jul.2012 - Lua Rea, de Saturno, com suas crateras, e a lua Dione, sobre os anéis do planeta. O registro foi feito pelas lentes da sonda Cassini a uma distância aproximada de 61 mil quiolômetros de Rea Mais
Efe/NasaJPL-Caltech
16.jul.2012 - As luas de Saturno Jano, Pandora, Encélado e Rea aparecem na imagem da sonda, feita a 1,1 milhão de quilômetros de Rea Mais
Efe/NasaJPL-Caltech
16.jul.2012 - As luas Titã e Tétis, de Saturno, registradas pela sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana) Mais
Efe/NasaJPL-Caltech
16.jul.2012 - As luas Titã (à direita) e Encélado com os anéis de Saturno, em registro feito pela sonda Cassini a cerca de 1 milhão de quilômetros de Encélado Mais
Efe/Nasa/JPL-Caltech
16.jul.2012 - Saturno e seus anéis, em imagem feita pela sonda Cassini a quase 1 milhão de quilômetros do planeta Mais
Efe/Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
16.jul.2012 - Sombra da lua Tétis, de Saturno, cruza os anéis do planeta Mais
AFP/Nasa/JPL-Caltech
16.jul.2012 - Redemoinho no polo sul da lua Titã, de Saturno, é registrado pela sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana) Mais
AFP/Nasa/JPL-Caltech
16.jul.2012 - Imagem mostra três luas de Saturno: Dione (a maior) e duas luas menores, Epimeteu e Prometeu Mais
AFP/Nasa
16.jul.2012 - As luas Tétis e Titã (maior) são vistas com os anéis de Saturno em registro feito pela sonda Cassini Mais
AP/Nasa
30.ago.2012 - Imagem fornecida pela Nasa (agência espacial americana) mostra a maior Lua de Saturno, Titã, enquanto ela passava na frente do planeta. A visão da cor natural de Saturno e de suas luas foi obtida pela sonda Cassini
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
24.set.2012 - A Nasa (agência espacial americana) divulgou uma nova imagem de Saturno - o registro foi feito em junho passado pela sonda Cassini. Devido à inclinação, boa parte do gigante ficou escondido e os anéis do planeta criaram sombras no seu hemisfério sul. Além disso, a lua Enceladus, uma das 30 que estão na sua órbita, aparece como um pequeno ponto brilhante no canto esquerdo da fotografia
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
10.out.2012 - A sonda Cassini fez um registro inusitado de Saturno e focou apenas o brilho do anel F, o mais externo do planeta e que tem mais de 880 mil quilômetros de circunferência. A imagem divulgada pela Nasa (agência espacial americana) foi detectada pelo instrumento no dia 13 de agosto
25.out.2012 - A sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), monitora os resultados em Saturno após uma rara tempestade gigante, detectada entre dezembro de 2010 e agosto de 2011. Mesmo com sinais visíveis do fim do fenômeno, medições infravermelhas da sonda revelam os poderosos efeitos na estratosfera do planeta, como as manchas coloridas sobre o hemisfério Norte que indicam o fim da cauda da tempestade. Segundo análise divulgada pela Nasa, o brilho do vórtice deve persistir na atmosfera do planeta até 2013
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
3.dez.2012 - A sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), fez novas imagens da Tétis (canto superior esquerdo), lua de Saturno que tem 1.062 quilômetros de diâmetro. De acordo com os astrônomos, apesar de parecer pequena frente ao grande planeta, o satélite é mais massivo do que todo o sistema de anéis de Saturno
ESA/Nasa/JPL/University of Arizona
18.dez.2012 - Mosaico revela a posição do "rio Nilo" de Titã, uma das luas de Saturno. O curso de 400 quilômetros de extensão está cheio de líquido que aparece escuro nas imagems da sonda Cassini, segundo os cientistas das agências espaciais da Europa (ESA) e dos Estados Unidos (Nasa)
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
20.dez.2012 - A sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), fez imagens de Saturno enquanto passava pela sombra do planeta. O registro, além de impressionante, vai ajudar os cientistas e os astrônomos da agência a estudar o gigante, em especial sua atmosfera e seus anéis, que ficaram extremamente iluminados
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
24.dez.2012- A sonda Cassini espia o polo sul da lua Titã, de Saturno. Cientistas monitoram o vórtice para estudar seu desenvolvimento sazonal. Nesta visão, é visto o hemisfério anti-Saturno de Titã (a 5.150 quilômetros de distância)
Reuters/Nasa/JPL-Caltech/USGS
8.jan.2013 - Concepção artística mostra formação de gelo de hidrocarboneto em um mar desta substância formada de carbono e hidrogênio na lua Titã, de Saturno
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
25.jan.2013 - A sonda Cassini fez mais um novo registro "artístico" de Saturno ao fotografar duas das 30 luas conhecidas do planeta no meio do seu sistema de anéis. A lua Prometheus (canto inferior, à esquerda) tem cerca de 86 quilômetros de diâmetro e fica mais próxima do anel exterior F, enquanto os 28 quilômetros de diâmetro de Pan ficam "espremidos" no intervalo do anel A, mais próxima de Saturno - o pequeno ponto abaixo dela, com menor brilho, é uma estrela do céu. O registro foi feito em setembro do ano passado, mas divulgado apenas agora pela Nasa (agência espacial americana)
Nasa/JPL-Caltech/SSI/Hampton University
31.jan.2013 - Composição mostra ciclo de uma tempestade gigante de Saturno no hemisfério Norte do planeta
Nasa/JPL/University of Arizona/DLR
6.fev.2013 - O primeiro clarão de luz solar é refletido por um lago de Titã, uma das várias luas de Saturno, em um registro da sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana). Batizado de Kraken Mare, esse lago lunar cobre uma área de cerca de 400 mil quilômetros quadrados
NASA/JPL/Space Science Institute
27.mar.2013 - Três luas iluminam os anéis de Saturno, as duas "longas faixas" que cortam a imagem, no lado escuro do planeta: Rhea (centro), Enceladus (à direita) e Dione (à esquerda), parcialmente ocultada por Saturno (sombra à esquerda)
NASA;JPL-Caltech/ESA/NASA/JPL-Caltech/University of Arizona
18.abr.2013 - Titã, a maior lua de Saturno, também possui água e por isso é tida como um local possivelmente habitável. Entretanto, possui muito metano, o que obrigaria a existência de uma forma de vida diferente da que encontramos na Terra. Ela também possui atmosfera e elementos químicos complexos como hidrocarbonetos
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute/Cornell
26.abr.2013 - Imagens mostram nuvens formadas por material ejetado de Saturno após o impacto de pequenos objetos no planeta. Esta é a primeira evidência consistente de que meteoroides atingiram o gigante, mostram observações da sonda Cassini entre 2009 e 2012. Até então, astrônomos só tinham identificado os impactos à medida que eles ocorreram na Terra, na Lua e em Júpiter. Acima, em sentido horário de cima para baixo, montagem mostram os escombros encontrados no anel A (feitas de dois ângulos diferentes, com diferença de 24 horas), no anel C, no anel B e mais um no anel C
Nasa/JPL-Caltech/SSI
29.abr.2013 - Vórtice de 2.000 quilômetros atinge velocidade de mais 150 metros por segundo no polo Norte de Saturno, segundo registro da sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana). A imagem em falsa cor combina filtros espectrais sensíveis ao comprimento de onda da luz perto do infravermelho
Nasa/JPL-Caltech
19.jul.2013 - A sonda Cassini vai tirar uma foto simultânea de Saturno e da Terra. A imagem será feita no momento em que Saturno será iluminado por trás pelo Sol para ajudar no estudo da forma dos anéis de poeira do planeta gigante, explica a Nasa (agência espacial americana). A sonda estará cerca de 1,44 bilhão de quilômetros de distância da Terra, quase dez vezes o trajeto entre o Sol e o nosso planeta
Nasa/Cassini
22.jul.2013 - A sonda Cassini fez novo registro simultâneo de Saturno (enquanto era iluminado por trás pelo Sol) e da Terra. Esta é a terceira vez na história que o nosso planeta é fotografado bem de longe. O mosaico acima reúne cerca de 30 imagens, ainda sem tratamento, tiradas a cerca de 1,44 bilhões de quilômetros de distância do nosso planeta no dia 19 de julho
Nasa/Cassini
22.jul.2013 - A sonda Cassini fez novo registro simultâneo de Saturno (enquanto era iluminado por trás pelo Sol) e da Terra, que aparece como um pequeno ponto à direita dos anéis do planeta gigante gasoso. Esta é a terceira vez na história que o nosso planeta é fotografado bem de longe, segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). A imagem bruta acima (isto é, ainda não recebeu tratamento) foi feita a cerca de 1,44 bilhões de quilômetros de distância do nosso planeta no dia 19 de julho, entre 21h27 e 21h47 GMT (entre 18h27 e 18h47 no fuso de Brasília), e divulgada pela págino do Facebook da missão no fim de semana
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
22.jul.2013 - A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou nesta segunda-feira (22) a imagem tratada e colorida do registro simultâneo da Terra e de Saturno feita pela sonda Cassini no dia 19 de julho. Das 33 imagens do sistema de anéis, apenas esta mostra os dois planetas ao mesmo tempo: a Terra surge como um "pálido ponto azul" no canto direito (indicada pela seta), enquanto três anéis (F, G e E) são iluminados por trás pelo Sol, enaltecendo ainda mais o lado escuro de Saturno
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
30.jul.2013 - Mimas e Pandora mostram como as luas de Saturno são excepcionais, ainda mais quando fotografadas juntas pela sonda Cassini. Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), o tamanho reduzido de Pandora mostra que ela não tem gravidade suficiente para ganhar uma formato mais arrendondado, como tem o seu colega maior, que tem 396 quilômetros de diâmetro. Para os astrônomos, o satélite alongado, com cerca de 81 quilômetros de comprimento, pode guardar pistas de como os corpos próximos aos anéis de Saturno se formaram
Divulgação/Nasa
28.ago.2013 - Imagem divulgada pela Nasa, agência espacial americana, mostra fotos compartilhadas por usuários ao redor do mundo no concurso 'Wave at Saturn' (acenando para Saturno). O evento marca a realização de uma foto em que aparecem a Terra e Saturno ao mesmo tempo. O registro foi feito pela sonda espacial Cassini no dia 19 de julho de 2013
ESA/Nasa/JPL/University of Arizona
29.ago.2013 - Uma análise detalhada da gravidade e da topografia de Titã revelou algo inesperado de uma das luas de Saturno aos cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). Os dados obtidos pela sonda Cassini sugerem que o satélite tem uma camada rígida de gelo que atua como um capa na sua superfície. Para o grupo da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, o escudo gelado explica porque Titã tem um relevo pouco acidentado, sem muito vulcões - cada "solavanco" no solo é compensado por uma profunda raiz de gelo que domina o efeito gravitacional do impacto na topografia lunar. As conclusões da pesquisa foram publicadas em artigo na revista Nature de quarta-feira (28)
AP/Nasa
30.set.2013 - Em imagem sem data específica fornecida pela Nasa (Agência espacial norte-americana) nesta segunda-feira (30), é possível ver a maior lua de Saturno, Titã. A sonda Cassini detectou a presença de um ingrediente plástico na atmosfera de Titã, a primeira vez que o produto químico foi encontrado em um mundo além da Terra
Gordan Ugarkovic/Nasa/JPL/SSI
17.out.2013 - A sonda Cassini, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), obteve um ângulo de Saturno impossível de ser feito daqui da Terra. Visto de cima, o planeta fica completamente separado de seus anéis. O mosaico é composto por 12 imagens capturadas com filtros verde, vermelho e azul no último dia 10
Nasa/JPL-Caltech/SSI
12.nov.2013- No dia 19 de julho de 2013, pessoas foram convidadas a mandar fotos para a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) acenando para Saturno. A ideia era sair na foto (clique na seta da esquerda) que a sonda Cassini tirou do planeta com a Terra no fundo. A agência então fez este mosaico com as imagens enviadas pelas pessoas formando a foto tirada pela sonda
Nasa/AP
13.nov.2013 - A Nasa (agência espacial americana) divulgou uma nova foto do planeta Saturno, capturada em julho pela sonda espacial Cassini. A imagem faz parte de uma série do projeto "The day the earth smilled" (O Dia em que a Terra Sorriu, em tradução livre), promovido pela chefe de Imagem da Nasa, Carolyn Porco
AFP/Nasa
20.nov.2013 - Sonda Cassini capturou imagem do lado iluminado dos anéis de Saturno a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros com um filtro que captura comprimentos de onda perto do infravermelho
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
2.dez.2013 - Borda iluminada do polo Sul da lua Titã de Saturno é vista em contraste com sua atmosfera escura. A sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), capturou imagens que permitem aos cientistas concluir que nuvens se formam a uma altitude muito maior, onde a luz solar ainda pode atingir, do que a névoa circundante. Titã (com 5.150 km de diâmetro) é a maior lua de Saturno
Nasa/JPL-Caltech/SSI/Hampton
4.dez.2013- Sonda Cassini da Nasa (agência espacial americana) tirou a melhor foto até hoje do hexágono do polo Norte de Saturno. A estrutura é formada por ventos em alta velocidade (322 km/h) que correm por seis lados em 30 mil km, com uma enorme tempestade em seu centro. Não há nenhum evento como este no sistema solar
Nasa/JPL-Caltech/ASI/USGS
12.dez.2013 - Usando imagens coloridas da sonda Cassini, cientistas da Nasa (agência espacial americana) criaram o mais completo mapa dos lagos e mares de Titã, lua de Saturno. Titã é o único astro no Sistema Solar, além da Terra, a ter líquido na forma estável em sua superfície. Mas em vez de água, são lagos de metano e etano. Nesta imagem coletada de 2004 a 2013, o polo Norte está no centro e o líquido aparece em azul e preto. Terra aparece em laranja e branco e a área dos lagos tem mais ou menos 50 quilômetros
Nasa/JPL-Caltech/SSI/Hampton University
3.fev.2014 - Uma tempestade do tamanho do continente Europeu, é o que mostra esta foto da atmosfera do planeta Saturno, capturada pela sonda Cassini. A tempestade já se arrastava por quatro meses quando a sonda registrou o estado em que se desenvolvia na superfície do planeta no dia 6 de março de 2011. A atmosfera de Saturno é bem diferente da terrestre. Ela é composta por 75% de hidrogênio e 25% de hélio. E a velocidade do vento no planeta (em pontos como o da turbulência registrada à esquerda na foto) pode chegar a até 1800 km/h
3.fev.2014 - "Uma das coisas mais bizarras já encontradas no sistema solar". Foi o que afirmou o pesquisador da Nasa Kevin Bates sobre o fenômeno registrado nesta foto: uma tempestade em forma de hexágono na parte de cima do planeta Saturno. O hexágono de diâmetro equivalente a dois planetas Terra e foi descoberto na década de 80 pela sonda Voyager. A foto foi tirada a uma distância de 2,5 milhões de quilômetros. E cada pixel dela representa 150 quilômetros da superfície do planeta
Nasa/JPL-Caltech
3.abr.2014 - A ilustração sobre foto da lua Enceladus de Saturno mostra como deve ser o interior da lua, com uma camada de gelo, uma camada de menor densidade e centro rochoso, o que indica uma região de oceano com água no meio, perto do polo Sul do satélite. A sonda Cassini da Nasa analisou a superfície e geologia da lua por 10 anos
Nasa/JPF
15.abr.2014- A sonda Cassini da Nasa identificou a formação de um pequeno objeto de gelo nos anéis de Saturno, o que pode ser uma nova lua, informaram os astrônomos da Nasa (agência espacial americana). As imagens mostram um distúrbio na ponta do anel mais espesso e externo do planeta. Um desses distúrbios é um arco com 20% mais brilho que seu redor e 1.200 quilômetros de comprimento e 10km de largura. Os cientistas acreditam que o arco e suas protuberâncias são causados por efeitos gravitacionais de um pequeno objeto de 800 metros de diâmetro que estaria se formando ali. O objeto, chamado de Peggy, não deve crescer mais e pode até se partir, mas seu processo de formação é importante para entender como as luas de gelo de Saturno podem ter se formado há muitos anos
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
29.abr.2014- Os anéis de Saturno projetam suas sombras que parecem estar "dentro" do planeta. O anel mais externo é o A, que pode ser visto no topo esquerdo da imagem; depois o opaco anel B e o C, que aparece como listras pretas sobre o planeta. Na parte inferior da imagem vê-se as sombras em ordem reversa, primeiro o C, então o B e a parte interna do A
NASA/JPL/University of Colorado
8.mai.2014 - Anéis de Saturno B e C são captados em imagem de equipamento com tecnologia ultravioleta da sonda Cassini, da Nasa
ESA
19.mai.2014 - Astrônomos captam auroras no polo norte de Saturno quando o campo magnético do planeta é afetado por explosões de partículas que fluem do Sol. A magnetosfera de Saturno (uma espécie de "bolha" magnética que circunda o planeta) é comprimida e flui em uma longa "cauda magnética". De acordo com a ESA, quando as partículas do Sol atingem o planeta, esta cauda entra em colapso, refletindo na dinâmica das auroras
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
9.jun.2014 - A Lua de Saturno, Prometheus, cria flâmulas em um dos anéis do planeta. De acordo com cientistas, a órbita dessa Lua faz com que ela se aproxime regularmente dos anéis do planeta. A imagem foi registrada pela sonda Cassini, da Nasa
Divulgação/Nasa
22.jun.2014 - Uma sonda da Nasa observou uma ''ilha'' - na realidade, uma mancha brilhante - durante um sobrevoo por Ligeia Mare, um lago de metano e etano do polo norte de Titã, maior lua de Saturno
NASA/ JPL-Caltech
24.jun.2014 - Um novo estudo descobriu forte evidência de que o nitrogênio na atmosfera da lua de Saturno, a Titã, foi originado em condições similares ao gélido local de nascimento dos cometas mais antigos da nuvem de Oort. Este conceito descreve um sistema solar nascente com um disco pré-planetário empoeirado que circunda o embrião estelar (nuvem em forma de donut)
NASA/JPL/Instituto de Ciência Espacial
1.jul.2014 - Nuvens de Saturno são avistadas pela sonda Cassini, que celebra nesta terça-feira (1) dez anos de exploração ao planeta, seus anéis e suas luas, que renderam imagens surpreendentes
2.jul.2014 - O nitrogênio na atmosfera da lua de Saturno, a Titã, pode ter sido criado como gelo de amônia no início do sistema solar. A descoberta sugere que os blocos de construção essenciais da Titã foram formados em condições semelhantes aos cometas antigos na nuvem de Oort, não no disco quente que cercou Saturno quando o planeta era jovem. A informação foi divulgada na revista Astrophysical Journal Letters e a descoberta só poderá ser confirmada no fim da missão da sonda Rosetta, que acontece no final deste ano
NASA/ JPL/SSI/ Univ. of Arizona/ G. Mitri/ University of Nantes
2.jul.2014 - Cientistas que analisam os dados da missão da sonda Cassini, da Nasa, tem provas firmes de que o oceano dentro da maior lua de Saturno, a Titã, pode ser tão salgado como as águas do Mar Morto, da Terra. Os pesquisadores descobriram também que a casca de gelo que recobre este oceano varia de espessura em torno da lua, sugerindo que a crosta está em processo de tornar-se rígida. Os resultados foram publicados na revista Icarus
Nasa/JPL-Caltech/Space Science
28.jul.2014 - Imagem mostra a enorme cratera Odysseus, com 450 quilômetros de diâmetro, no solo do satélite Tethys, em Saturno. A sonda Cassini usa câmeras específicas para fotografar essas áreas do espaço. A fotografia foi registrada a uma distância de cerca de 809 mil quilômetros de Tétis
Nasa/AFP
5.ago.2014 - A sonda Cassini, da Nasa (agência espacial americana), registrou o grande vórtice de Saturno no polo Norte do planeta. Também chamado de "olho gigante", as medidas da dimensão do vórtice têm escalonamento de 2.000 quilômetros transversalmente, com velocidade de nuvem de 150 metros por segundo. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 2,2 milhões de quilômetros de Saturno e com ângulo de 43 graus
JPL-Caltech/Space Science Institute/Nasa
31.ago.2015 - Dione, a lua de Saturno que tem 1.123 km de diâmetro, cruza a face do planeta gigante, no fenômeno que os astrônomos chamam de trânsito. A imagem foi registrada a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros de Saturno pela sonda Cassini, que usa câmeras específicas para fotografar essas áreas do espaço
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute