Imagens do mês (agosto/2012)

AFP/Cortesia de Paola Villa, Universidade do Colorado
Imagem mostra trabalhadores em uma caverna na África do Sul. Pesquisadores descobriram que a Idade da Pedra começou nessa parte do país 20 mil anos antes do que se estimava, mais ou menos na mesma época em que os humanos começaram a migrar da África para o continente Europeu, de acordo com equipe da Universidade de Coloradou Boulder
Concepção artística mostra a sonda Curiosity, da Nasa, pousando em Marte. A operação, preparada pela agência espacial americana, é uma das mais difíceis já planejadas pela agência espacial americana Mais
AFP/Nasa
Cinco das seis bandeiras americanas fincadas na superfície lunar pelas missões tripuladas Apolo há quatro décadas continuam de pé, segundo as últimas fotos feitas por uma sonda da Nasa Mais
AFP/Nasa
Imagem registrada pelo observatório Chandra, da Nasa, mostra a galáxia em espiral M83, a 15 milhões de anos-luz da Terra.Trata-se de uma das mais detalhadas observações de galáxias obtidas a partir de raios X
ESO
Registro do telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul, mostra a galáxia NGC 1187, situada a cerca de 60 milhões de anos-luz de distância. Esta é a imagem mais detalhada da galáxia obtida até hoje. Duas explosões de supernova já foram observadas em NGC 1187 nos últimos trinta anos, sendo a última em 2007
Divulgação?Juliano Tepan
Seis exemplares da espécie "Atretochoana eiselti", anfíbio raro de corpo alongado, cilíndrico e de pele lisa que pertence à família das chamadas cobras-cegas, foram encontrados perto de obras de uma hidrelétrica no Rio Madeira, em Porto Velho, capital de Rondônia. O maior deles tem um metro de comprimento. Três dos exemplares achados foram devolvidos saudáveis para o rio Madeira, dois foram preservados para estudos científicos e um acabou morrendo Mais
AFP
A nave de carga russa Progress M-16M se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional, aonde levou carga vital para seus seis ocupantes, segundo informaram as agências russas. A Progress se enganchou ao módulo russo Pirs da plataforma orbital às 21h18 de Brasília, seis minutos antes do horário previsto e menos de seis horas após ter sido lançada da base de Baikonur. Segundo a agência espacial russa, a Roscosmos, se trata de um prazo recorde na história do programa espacial russo de abastecimento à ISS Mais
AFP/ESA/Nasa
A imagem, divulgada pela Nasa (agência espacial americana), mostra a Messier 107, uma multidão de estrelas antigas que brilharam por bilhões de anos. O aglomerado é um dos 150 que podem ser vistos na Via Láctea e está a cerca de 20 mil anos-luz da Terra. Astrônomos observam as imagens desses aglomerados para tentar descobrir sua origem e impacto na evolução da galáxia
Nature
Cientistas do Museu Nacional de História Natural da França anunciaram a descoberta do primeiro fóssil completo com 365 milhões de anos de um inseto pré-histórico com 8 milímetros de comprimento, tórax separado da cabeça e do abdome e três pares de patas. O fóssil do 'Strudiella devonica', que teria existido no período Devoniano Superior, foi descoberto pela equipe de André Nel em um sítio da localidade de Strud (província de Namur), na Bélgica. A descoberta foi publicada na revista científica britânica Nature Mais
Divulgação
Uma nova espécie de anfíbio foi descoberta na Reserva Natural Salto Morato (PR), localizada na Mata Atlântica. O 'Brachycephalus tridactylus' foi encontrado em fevereiro de 2007 e, em junho deste ano, foi oficialmente declarado como uma nova descoberta no artigo da revista internacional Herpetologica. O estudo que originou a descoberta foi realizado pelo biólogo Michel V. Garey e a nova espécie tem como característica uma coloração alaranjada, tamanho pequeno (menor que 1,5 cm) e apenas três dedos nos membros anteriores
Gene Blevins/Reuters
Pessoas esperam, durante a madrugada, o lançamento do foguete Atlas 5 em Vandenberg, na Califórnia. O foguete seria lançado da base aérea de Vandenberg para uma missão. No entanto, ocorreu um problema com uma peça importante do equipamento e não foi possível decolar no horário previsto
Rodolfo Nogueira
Pesquisadores encontraram fósseis de um dinossauro bípede carnívoro cuja espécie nunca foi encontrada no Brasil. A descoberta foi feita no município de Alcântara, na região metropolitana de São Luís. Na imagem, a reconstituição de um animal da espécie encontrada em Madagascar, conhecida como "Masiakasaurus knopfleri", que é semelhante à nova espécie brasileira identificada no Maranhão Mais
Revista Cretaceous Research
Dentes de dinossauro de espécie inédita no Brasil foram encontrados no Maranhão. Espécie ainda não recebeu nome porque não foi encontrada quantidade suficiente de fósseis, mas pesquisadores já sabem que ela faz parte dos Noassaurídeos, um novo grupo de dinossauros identificado agora no Brasil e raro no mundo Mais
S Martin/AFP
Foguete europeu Ariane-5 decola da base de Kourou, na Guiana Francesa, para a instalação em órbita dos satélites de telecomunicações Intelsat 20 e HYLAS 2, nesta quinta-feira (2)
Patrícia Santos/Folha Imagem
A receita para fazer um castelo de areia perfeito depende de uma proporção delicada de 99% de areia e 1% de água, garantem físicos autores de um estudo. Os cientistas concluíram que não é necessário usar muita água, apenas o suficiente para formar pequenas "pontes" entre os grãos de areia, fazendo com que fiquem unidos. A fórmula para o castelo também estabelece a proporção desejada entre altura e diâmetro da base e a força de compactação da areia. Na imagem, escultor colombiano Alonso Gomes em Copacabana Mais
A imagem, divulgada pela Nasa (agência espacial americana), mostra uma galáxia anã na Pequena Nuvem de Magalhães. É nas regiões mais frias da galáxia que as novas estrelas se formam
Jerome Roux/AFP
Uma tartaruga de 320 quilos e dois metros de comprimento, procedente de Trinidad e Tobago, no Caribe, foi encontrada nesta segunda (6), na França, em uma praia do Mar Mediterrâneo. A tartaruga estava levemente ferida quando foi achada e logo depois foi devolvida ao mar Mais
ESA
A imagem da Terra é a primeira registrada pelo satélite MSG-3 que foi lançado no mês passado pela ESA (agencia espacial europeia). A série de satélites MSG é um modelo de cooperação que faz da Europa um líder mundial em meteorologia por satélite
EFE/INAH
A imagem, divulgada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), mostra fosseis com mais de 500 anos encontrados no centro histórico da Cidade do México. Dentre eles foi descoberto um esqueleto completo de um indíviduo, além de mais de mil ossos humanos de crianças, jovens e adultos
Reuters/Nasa TV
Reuters/Edward Echwalu
Os papagaios cinzentos, que vivem na selva africana, pensam de forma lógica, similar aos macacos e às crianças de 3 anos de idade, assegura uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pela Universidade de Viena e o Instituto Científico Konrad Lorenz Mais
Stephane de Sakutin/AFP
A África do Sul abriu um orfanato para rinocerontes que pretende salvar os bebês cujas mães foram vítimas dos caçadores ilegais. Com quatro meses de existência, o primeiro e por ora único morador do "Entabeni Safari Conservancy", localizado perto de Mokopane, ainda não tem nome. A iniciativa é uma das várias respostas para a explosão de caça proibida de rinocerontes, cujos cifres são comercializados no mercado negro da medicina tradicional chinesa. Desde o início do ano, 300 desses mamíferos foram mortos, em comparação com os 448 massacrados em 2011 Mais
Fred Spoor/EFE
O leste da África foi habitado por três espécies de hominídeos no começo da evolução humana, o 'Homo erectus', o 'Homo habilis' e também uma terceira espécie recém-descoberta a partir de três fósseis encontrados em uma jazida do Quênia e que ainda não recebeu nome. O estudo foi publicado na revista 'Nature' e os fósseis, um crânio quase completo e duas mandíbulas inferiores, pertenceram a três indivíduos diferentes que viveram há aproximadamente 1,95 milhões de anos, durante período Paleolítico Inferior, e encontra-se em bom estado de conservação Mais
Nir Elias/Reuters
Yossi Yovel, líder de pesquisa na Universidade de Tel Aviv, libera um morcego em uma caverna em Herzliya, perto de Tel Aviv. Pesquisadores israelenses pretendem revelar os segredos de morcegos a respeito do comportamento e da cognição dessa espécie. Eles esperam que a descoberta possa abrir caminho para novos sistemas de radar e melhorar tecnologias robóticas
Mehdi Fedouach/AFP
Ativista da associação Peta (ONG que luta pelos direitos dos animais) toma banho em uma banheira com molho de tomate "para simbolizar um derramamento de sangue" na Praça da Bastilha, em Paris. A manifestação denuncia um projeto da União Europeia que pretende postergar para o final de 2013 a proibição da indústria de cosméticos testarem seus produtos em animais
AFP/Leuser International Foundation
Foto de um rinoceronte de Sumatra obtida no ano passado e divulgada nesta quinta-feira (9) por um parque nacional da Indonésia. Sete animais foram filmados por câmeras escondidas no local, onde se temia que esta espécie estivesse extinta, O número de rinocerontes de Sumatra diminuiu 50% nos últimos 20 anos, e calcula-se que só restem cerca de 200 em todo o mundo Mais
Nasa/Reuters
O veículo de carga Morpheus desenhado para levar carga à Lua explodiu durante testes no Kennedy Space Center, na Flórida. Já no ar a nave apresentou uma falha em um componente de hardware que a impediu de manter um voo estável. Não houve feridos e o incêndio logo foi controlado
Philippe Lopez/AFP
Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang, que participaram da missão Shenzou 9, são recebidos por delegados durante conferência de imprensa em Hong Kong. Eles participaram do voo espacial tripulado mais longo
Sergei Remezov/Reuters
O cosmonauta russo Oleg Novitskiy participa de um treinamento para atividades fora da nave espacial no centro espacial Cidade das estrelas, perto de Moscou. Novitskiy, o cosmonauta Evgeny Tarelkin e o astronauta americano Kevin Ford se preparam para uma missão na Estação Espacial Internacional em outubro
Reuters/Jon Nazca
Chuva de meteoros Perseidas é vista no céu do parque Sierra de las Nieves, próximo a Málaga, na Espanha
AFP
A partir de 2023 turistas poderão viajar a Marte apenas com a passagem de ida. Segundo Bas Lansdorp, engenheiro mecânico de 35 anos que criou a empresa "Mars One", a viagem de volta à Terra ainda é impossível do ponto de vista técnico. A seleção e o treinamento dos candidatos astronautas deveriam começar, em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados estão previstos entre 2016 e 2022.Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres pousarão em Marte. Outros astronautas (21 no total em 2033) se somarão Mais
Marco Iacobelli/ESA
O laboratório XMM-Newton da agência espacial europeia (ESA) registrou, com ondas de raios X, a formação de uma supernova logo após a explosão de uma grande estrela. Os gases quentes que formam um rastro verde no espaço indicam que a G272.2-03.2 ainda está em expansão - devido à idade da estrela, o processo pode demorar centenas de milhares de anos para desacelerar e esfriar Mais
Kim Jae-Sun/Efe
Planeta Venus aparece atrás da lua em foto tirada de Yangpyeong-gon, na Coreia do Sul
Heinz-Peter Bader/Reuters
Dagmar Schratter, diretora do zoológico Schoenbrunn de Viena (Áustria), exibe um ultrassom da elefanta Tonga. Este é o primeiro caso bem-sucedido no mundo de inseminação artificial feito com esperma congelado de um macho da África do Sul. A imagem divulgada nesta terça-feira (14) foi feita em abril passado e mostra um feto de 10,6 cm durante o 141º dia de gestação
Divulgação/Universidade de Warwick
O pesquisador Stefan Bon, do Departamento de Química da Universidade de Warwick, conseguiu criar uma versão mais saudável do chocolate substituindo metade da gordura do leite e da manteiga de cacau por gotas microcópicas de laranja e cranberry (oxicoco). A técnica foi descrita em estudo publicado no 'Journal of Materials Chemistry' Mais
EFE/ESO
A imagem, divulgada pelo ESO (Observatório Europeu Austral), mostra Barnard 59, parte de uma vasta nuvem de poeira interestelar da nebulosa escura chamada Cachimbo Mais
EFE/Gennady Padalka
O cosmonauta russo Gennady Padalka registra a Terra vista da Estação Espacial Internacional. A imagem foi divulgada pela Roscosmos (agência espacial russa)
EFE/Gennady Padalka
A imagem, divulgada pela Roscosmos (agência espacial russa), mostra Vênus em translação diante do Sol. A fotografia foi tirada pelo cosmonauta russo Gennady Padalka da Estação Espacial Internacional
AP/Chiyo Nohara, University of the Ryukyus
Cientistas japoneses descobriram que a radioatividade após o acidente de Fukushima, em março de 2011, provocou mutações genéticas em borboletas. Na imagem, feita por pesquisador da Universidade de Ryukyus, um exemplar coletado perto da usina nuclear. A descoberta indica que o acidente pode ter prejudicado outras espécies Mais
EFE/Nasa/Ho
O braço robótico Canadarm2 captura o módulo japonês HTV-3, que transporta cargas externas para a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês)
Nasa divulga imagem da Fênix (à esquerda), conglomerado de galáxias recém-descoberto que fica cerca de 5,7 bilhões de anos-luz da Terra. A composição artística (à direita) mostra o centro da estrutura rodeado por gases quentes e brilhantes Mais
Efe/Inah
Pesquisadores encontram complexo funerário do povo zapoteca de cerca de 1.200 anos no Estado de Oaxaca, no México, informou o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah). Na foto, uma urna com rosto de uma pessoa pintado de vermelho
AFP/Nasa/Chandra
Concepção artística divulgada pela Nasa (agência espacial americana) mostra uma das mais complexas e dramáticas colisões de grupos de galáxias já descobertas. Conhecido como Abell 2744, o sistema também é chamado de Aglomerado de Galáxias de Pandora. Em vermelho, gases a altíssimas temperaturas captados pelo Observatório Chandra. Em azul, basicamente matéria escura, registrada pelos telescópios Hubble, Subaru e VLT. Astrônomos acreditam que pelo menos quatro grupos de galáxias vindos de diferentes direções estão envolvidos na colisão
Efe
Imagen cedida pela empresa Galactic Suite, de Barcelona, mostra o robô espanhol que participa do concurso internacional Google Lunar X Price e que será levado à Lua pela empresa chinesa Great Wall Industry Corporation em junho de 2014
NASA
O Hubble, telescópio da Nasa (agência espacial americana), capta dois conglomerados de estrelas que podem estar no começo de uma fusão massiva. Os corpos estão a 170.000 anos-luz de distância da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia pequena diante da nossa Via Láctea
Mauricio Dueñas/EFE
Crânios fazem parte da mostra "Exposição Darwin" em Bogotá, na Colômbia. A exposição mostra a vida e a obra do cientistas inglês que revolucionou a forma de pensar sobre a origem das espécies, marcando um antes e depois na biologia moderna Mais
Ruben Sprich/Reuters
O reator nuclear que fica dentro de uma piscina na usina de Muehleberg, na Suíça, é aberto para a revisão anual. A planta passa por inspeção a cada ano desde 1972 e mobiliza mais de 600 funcionários, segundo a controladora BKW FMB Energie
Jennifer Jackson via The New York Times
Arqueólogos descobriram a estátua gigante de um rei turco que remonta a 3.000 anos. A peça demonstra que a criatividade e a capacidade intelectual floresceram na Idade do Ferro, ainda que as cidades e os reinos fossem pequenos e independentes. Com uma parte quebrada, a escultura da cabeça e do torso do rei tem quase 1,5 metros de altura e, completa, pode ter medido mais de 3 metros, segundo Timothy P. Harrison, arqueólogo da Universidade de Toronto e membro da equipe que fez a descoberta Mais
ESA/Nasa
O Sol tem a forma mais redonda entre os elementos naturais já medidos pelo homem. Como a atmosfera da Terra distorce nosso ponto de vista do Sol, não era possível conseguir medidas precisas do astro. Mas, agora, usando instrumentos do observatório Solar Dynamics, da Nasa (agência espacial americana), os cientistas descobriram que o Sol tem cerca de 1,4 milhão de quilômetro de diâmetro, com distorção no seu equador de apenas 10 quilômetros Mais
Reuters/NASA
Antes dar início a sua primeira missão de prospecção em Marte, o robô Curiosity utilizou pela primeira vez seu raio laser para destruir uma rocha do tamanho de um punho e testar a funcionalidade do aparato. Segundo a Nasa, o Curiosity utilizou o laser da chamada ChemCam na rocha N165, apelidada como "Coroação". Neste teste, o robô Curiosity disparou 30 vezes seu laser por um período de 10 segundos Mais
Stuart Mcdill/Reuters
O professor da Universidade de Adelaide Andrew Lowe se prepara para examinar o DNA de um pedaço de madeira na Austrália. O laboratório avalia amostras de madeiras para identificar a espécie e origem do material. A iniciativa é realizada para combater a exploração de madeira ilegal
Hubble/ESA/NASA
O telescópio Hubble registrou novas imagens da DDO 190, uma galáxia solitária que está a 9 milhões de anos-luz de distância do sistema solar da Terra. A DDO 187, sua vizinha mais próxima, fica a 3 milhões de anos-luz, distância que ultrapassa a das gigantes Via Láctea e Andrômeda. A DDO 190 é uma galáxia-anã e com estrutura irregular - diferente da forma central e espiralada da Via Láctea - e é composta por estrelas jovens e azuis no núcleo e avermelhadas e mais velhas nas bordas. O telescópio operado pela Nasa (agência espacial americana) e pela ESA (agência espacial europeia) usou luz visível e infravermelha para fazer as imagens
Diego Uriarte/Greenpeace/EFE
Ativista do Greenpeace se fantasia de urso polar na praça Zócalo, na Cidade do México, em protesto contra a perfuração do Ártico. A busca por petróleo, alerta a organização, traz sérios riscos para a diminuição das calotas de gelo e para as espécies que vivem no polo
Bram Demeulemeester/AFP
A imagem, divulgada pelo programa de Conservação da Biodiversidade, mostra uma nova espécie de coruja, 'Ninox Philiippensis Camiguin Sur', encontrada na ilha Camiguin, nas Filipinas. Cientistas ainda descobriram mais nove espécies de coruja utilizando equipamentos de gravação avançada capaz de distinguir o barulho que cada uma emite
Nasa/AP
Na imagem, divulgada pela Nasa (agência espacial americana), um cosmonauta russo instala escudos para proteger a Estação Espacial Internacional de meteoritos. Gennady Padalka e Yuri Malenchenko também transferiram um guindaste de carga e completaram a 163ª missão com sucesso Mais
EFE/JPL/Nasa
Concepção artística divulgada pela Nasa (agência espacial americana) mostra o robô Insight previsto para ser enviado a Marte em 2016 com o objetivo de investigar o interior do planeta vermelho. A missão pretende entender como o interior do planeta evoluiu de forma tão diferente da Terra, sendo que os dois são planetas rochosos. O robô será equipado com instrumentos para descobrir se o núcleo de Marte é sólido ou liquído e o motivo dele não ser dividido em placas tectônicas como a Terra
Emily wabitsch/EFE
Arqueólogos encontram um colar de contas junto aos restos mortais de uma mulher enterrada em 800 d.C. em túmulo na catedral de Hildesheim, na Alemanha. Das 20 sepulturas escavadas no local, apenas uma tinha joias
Stadt Duesseldorf/AFP
Engenheiros acharam uma presa de mamute de 34 quilos durante a construção da rede subterrânea de Dusseldorf, na Alemanha. Autoridades da cidade afirmam que o dente tem mais de 10 mil anos de idade
Arno Burgi/AFP
Uma estudante fotografa um pequeno robô antes da visita de funcionários do governo na universidade técnica de Dresden, no leste da Alemanha. Autoridades lançam nesta terça-feira (22) o programa de incentivo "Zwanzig20", que tem como objetivo atrair mais pesquisadores para as regiões orientais do território alemão
Dimitri Gerondidakis/Nasa
O foguete Atlas V chega à rampa 41 da Estação Cabo Canaveral, na Flórida. Previsto para ser lançado nesta sexta-feira (24), o propulsor carrega sondas que vão estudar a influência do Sol e de seus anéis de radiação sobre a Terra Mais
Johns Hopkins/University Applied Physics Laboratory/Nasa/Reuters
Composição artística adianta como são as duas sondas RBSP que vão estudar a influência do Sol e de seus anéis de radiação sobre a Terra. Previstas para serem lançadas nesta sexta-feira (24), os equipamentos vão orbitar os Cinturões de Van Allen e ficarão ligados durante as tempestades espaciais Mais
Nasa/AP
Nasa (agência espacial norte-americana) adia missão seis minutos antes de lançar o foguete Atlas V, na madrugada desta sexta-feira (24). Falha em um dos monitores das condições meteorológicas impediu saída do propulsor que colocará em órbita duas sondas para estudar a influência da radiação solar sobre a Terra. Agência diz que a chegada da tempestada tropical Isaac na Flórida, local onde está a base de lançamento, não deve interferir na nova data de lançamento Mais
Efe/Nasa
Foto de Neil Armstrong, logo depois de pisar na Lua, tirada dentro da nave Apollo 11. Ele morreu neste sábado (25) aos 82 anos, em Ohio, nos Estados Unidos Mais
Izhar Gafni/EFE
A bicicleta de papelão construída pelo israelense Izhar Gafni possui um custo de produção em torno US$ 10 e é feita com material de reciclagem. Além de barata, a bicicleta, que é resistente à umidade e à oxidação, ainda pode suportar até 140 quilos de peso. Como seu chassi é inteiramente revestido por uma camada de material impermeável de cor marrom e branca, o papelão acaba ganhando um aspecto de plástico Mais
Nasa/Reuters
A tempestade tropical "Isaac" ameaça se transformar em furacão nos próximos dias, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Existe mais de 60% de chance de "Isaac" atingir ventos de 119 km/h ou mais Mais
Peter Kondrashov
Arqueológos russos anunciaram nesta segunda-feira (27) que encontraram na Mongólia novo fóssil do Ernanodon, um dos primeiros mamíferos a viver na Terra após a extinção dos dinossauros - em 1979, ele já havia sido encontrado na União Soviética, mas o fóssil estava incompleto; a descoberta traz peças que faltavam do quebra-cabeça. A espécie de garras grandes viveu há cerca de 57 milhões de anos e deu origem ao Pangolim, animal das zonas tropicais da Ásia e da África que se alimenta de insetos. Imagem mostra os fósseis do Pangolim chinês (acima) e o do Ernanodon (abaixo), mas não há comparativo de escala. Mais
Paul Buck/EFE
A estrela da tripulação da Apolo 11 na calçada da fama, em Hollywood, nos Estados Unidos, recebeu nesta segunda-feira (27) uma rosa branca. Primeiro homem a pisar na Lua, o astronauta e líder da missão Neil Armstrong morreu no último sábado (25), aos 82 anos, vítima de complicações de uma cirurgia cardiovascular. A família decidiu fazer uma cerimônia discreta e privada na próxima sexta-feira (31), em Cincinnati, e recusar o Funeral de Estado proposto pelo governo Mais
Koichi Shibukawa/Tran Dac Dinh/Tran Xuan Loi/AFP
Cientistas descobriram uma nova espécie com o pênis na cabeça. A imagem mostra os peixes recém-coletados de províncias no Vietnã. O macho (A) mede 22,5 mm e a fêmea (B) tem 23,7 mm. Os animais do tipo Phallostethus cuulong foram descobertos pelos cientistas Koichi Shibukawa, Dac Tran Dinh e Tran Xuan Loi
Nasa/AFP
Cientistas anunciaram a descoberta pela missão espacial Kepler do primeiro sistema circumbinário e multiplanetário, no qual mais de um planeta orbita ao redor de dois sóis. As duas estrelas do novo sistema, batizado como "Kepler-47" e situado a cinco mil anos-luz na constelação do Cisne, orbitam uma ao redor da outra a cada sete dias e meio Mais
ESO
Astrônomos encontraram moléculas de glicoaldeído, um açúcar simples, no gás que rodeia a IRAS 16293-2422, uma estrela jovem com massa similar a do Sol e que fica a 400 anos-luz da Terra. A substância é um dos componentes que formam o ácido ribonucleico (RNA), um dos ingredientes fundamentais para a vida Mais
EFE/Ministério da Ciência
As primeiras partes do foguete sul-coreano Naro 1 (KSLV-1) desembarcam no aeroporto de Gimhae, cerca de 450 quilômetros de distância de Seul, em foto divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Ciência do país asiático - os componentes vieram da Rússia. A Coreia do Sul afirma que lançará seu foguete ao espaço em outubro, mesmo após duas tentativas fracassadas em 2009 e 2010
Luis Alberto Matos/INAH/EFE
Arqueólogos descobriram em Chiapas, no México, um teatro maia de 1.200 anos no sítio arqueológico de Ocosingo. Segundo o grupo do Instituto Nacional de Antropologia e História do país, as apresentações feitas na arena para 120 pessoas tinham cunho político
A montagem computadorizada mostra Netuno visto de uma nave espacial que estivesse se aproximando de Triton, maior Lua do planeta. O vento e a erosão no solo da região sul da Lua podem ser vistos na concepção, divulgada pela Nasa (agência espacial americana)
NASA/JPL-Caltech/UCLA
Nasa descobre 2,5 milhões de buracos negros e mil galáxias escondidas sob a poeira cósmica. Os pontos vermelhos da imagem apontam as galáxias que, segundo os astrônomos, podem ser os corpos mais brilhantes do Universo Mais
NASA/JPL-Caltech/UCLA
Nasa descobre 2,5 milhões de buracos negros e mil galáxias escondidas na poeira cósmica do Universo. Os pontos amarelos da imagem identificam os buracos negros que estão a 10 bilhões de anos-luz de distância da Terra Mais
AP/Nasa
Imagem fornecida pela Nasa (agência espacial americana) mostra a maior Lua de Saturno, Titã, enquanto ela passava na frente do planeta. A visão da cor natural de Saturno e de suas luas foi obtida pela sonda Cassini
AFP/Nasa TV
O astronauta japonês Akihiko Hoshide participa de uma caminhada espacial fora da Estação Espacial Internacional. Segundo a Nasa (agência espacial americana), Hoshide e a astronauta Sunita Williams devem gastar mais de seis horas fazendo reparos no exterior da estação
Guillermo Granja/Governo do Equador/Handout/Reuters
O físico britânico Stephen Hawking recebe a visita de Lenin Moreno, vice-presidente do Equador, no departamento de Matemática Aplicada da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, nesta quinta-feira (30). O político, que ficou paraplégico em 1998 após levar um tiro de um assaltante, convidou o físico para conhecer Galápagos e as reservas ecológicas do Equador. Além disso, Moreno falou que tem a intenção de fazer um projeto que ajude os deficiente de seu país que utilize a mesma tecnologia do computador de Hawkings
X-ray: NASA/CXC/U.Mich./S.Oey, IR: NASA/JPL, Optical: ESO/WFI/2.2-m
A Nasa (agência espacial norte-americana) capta uma "superbolha" brilhante a 160 mil anos-luz de distância da Terra. O aglomerado de estrelas, que está dentro de uma nebulosa na galáxia-satélite Grande Nuvem de Magalhães, foi detectada por três telescópios diferentes. As cores em azul, feitas pelo telescópio de raio-X Chandra, mostram o choque das supernovas que formam 'superbolhas' no gás. As imagens infravermelhas revelam a poeira e o gás frio que rondam o aglomerado estelar; enquanto os tons de amarelo apontam o gás que brilha por causa da radiação ultravioleta