Imagens do mês (janeiro/2013)

Nasa
As longas viagens ao espaço podem expor os astronautas a níveis de radiação cósmica prejudiciais ao cérebro e acelerar o mal de Alzheimer, indicou um estudo financiado pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). O campo magnético da Terra protege, em geral, o planeta e os seres humanos da radiação, mas, uma vez que os astronautas saem da órbita terrestre, eles ficam expostos a uma chuva de diferentes radiações Mais
Tobias Schwarz/Reuters
Pesquisadores brasileiros da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica, do Rio Grande do Sul), dos Estados Unidos e da Rússia identificaram uma mutação que transforma leopardos na pantera-negra (na foto, dois filhotes da espécie). A equipe internacional descobriu que o receptor MC1R atua como uma espécie de "fechadura" química, pois é nesse elemento que se encaixam as moléculas de um hormônio que estimula a produção da eumelanina, o pigmento da cor escura nos animais. Agora, os biólogos gaúchos querem entender o papel evolutivo dessa mutação, já que as causas em outras espécies de felinos ainda não foram identificadas Mais
Nasa/Reprodução
Astronautas enviam vídeo com mensagem de feliz Ano Novo direto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O norte-americano Kevin Ford (direita), que comanda a expedição 34 e é membro da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), apresentou os dois novos membros da plataforma orbital que vão ajudá-lo "a colocar a ciência no caminho em 2013". Já o canadense Chris Hadfield (esquerda), da Agência Espacial Canadense, disse ser "um privilégio estar a bordo da ISS" e desejou boas festas em três idiomas, enquanto o norte-americano Tom Marshburn (centro), também da Nasa, lembrou dos desafios e "experimentos que serão desenvolvidos em 2013". Feliz Ano Novo!
Nasa/ESA/Hubble
O telescópio Hubble capturou o anel de formação de estrelas no coração da galáxia NGC 1097, que fica na Constelação da Fornalha, a 45 milhões anos-luz de distância da Terra - esse berçário estelar tem cerca de 5.000 anos-luz de diâmetro. Também no centro desta galáxia espiral, há um buraco negro supermassivo (com 100 milhões de vezes a massa do Sol) que está sugando matéria ao seu redor, o que faz a região brilhar intensamente devido à radiação e à emissão de nuvens de hidrogênio ionizado
Nasa/SSAI, Hal Pierce
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) montou um mapa dos ciclones tropicais que atingiram o Atlântico em 2012 - seus trajetos são indicados pelas linhas em branco. O satélite TRMM capturou 19 fortes tempestades entre maio, com a formação de Alberto no litoral da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e outubro do ano passado, quando Sandy devastou a costa leste do país. Do total, 10 ciclones tornaram-se furacões e uma tempestade virou um grande furacão. A maior precipitação, de 975 milímetros, ocorreu sobre o Atlântico (aréa em rosa, no centro), a nordeste de Porto Rico, pois as águas quentes do oceano forneceram a energia para formar e sustentar as tempestades Leslie e Rafael no local
ESO
Concepção artística mostra correntes de gás e poeira cósmica ao redor da HD 142527, estrela a 450 anos-luz da Terra. Teoria de um grupo internacional de astrônomos afirma que essa ponte de sujeira cósmica foi formada por um planeta gigante que "engole" material na órbita da jovem estrela Mais
AP
Esqueleto do Tyrannosaurus bataar, conhecido como Ty, será devolvido à Mongólia nesta quinta-feira (3) após seu leilão ter sido invalidado nos Estados Unidos - a peça de de 70 milhões de anos chegou a ser arrematada por US$ 1,05 milhão (mais de R$ 2 milhões). O vendedor, um negociador de fósseis da Flórida, declarou-se culpado das acusações de contrabando e desistiu do esqueleto e de ossadas de outros seis dinossauros Mais
Sergio Perez/Reuters
Cientistas da Universidade Agrícola de Nanjing, na China, descobriram no sangue de um panda gigante um poderoso antibiótico capaz de matar bactérias e fungos. O cathelicidin-AM, encontrado na corrente sanguínea desses mamíferos, é liberado pelo sistema imunológico do animal em estado selvagem, especialmente para protegê-los de infecções, mas a equipe já conseguiu sintetizar artificialmente o composto químico em laboratório Mais
Getty Images
O chocolate quente parece mais gostoso quando é servido em uma xícara laranja, segundo pesquisa feita com 57 voluntários na Europa. "A cor do recipiente em que o alimento é servido pode melhorar certas características, como o gosto ou o aroma", resume a pesquisadora Betina Piqueras-Fiszman, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha Mais
Nasa/AFP
Cientistas encontraram no Saara, deserto no norte da África, um meteorito raro de Marte que é rico em água. De acordo com o estudo, a água do objeto poderia vir de uma fonte vulcânica de um aquífero próximo à superfície do planeta vermelho, o que sugere que alguma atividade aquosa persistiu na superfície de Marte durante o começo da era Sideriana (amazoniana) Mais
Jean-Marc Loos/Reuters
Com apenas 15 anos, o estudante Neil Ibata é coautor de um estudo sobre evolução das galáxias anãs ao redor de Andrômeda que foi capa da revista Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo. Rodrigo Ibata, astrofísico que liderou a pesquisa, levou o filho com ele ao Observatório Astronômico de Estrasburgo, no leste da França, para um estágio sobre linguagem de programação de computador Mais
Reprodução/Oxford
Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram nesta segunda-feira (7) terem recuperado a visão de camundongos totalmente cegos. A equipe transplantou células fotorreceptoras em desenvolvimento nos olhos das cobaias e constataram, depois de duas semanas, a formação de uma camada de retina sensível à luz. Os ratos, que antes não percebiam a diferença entre a luz e a escuridão, passaram a fugir de locais iluminados (mostrado acima, em visão noturna) e ficaram escondidos em áreas escuras, assim como os animais com visão normal Mais
Oxford
Concepção artística mostra o gigante PH2 b, que foi descoberto com a ajuda de 40 voluntários e astrônomos amadores. O planeta tem o tamanho de Júpiter e está orbitando a zona habitável de uma estrela parecida com o nosso Sol Mais
Stephanie Abramowicz
Estudo em um fóssil (à esquerda) encontrado em Liaoning, província da China, mostra que 'Sulcavis geeorum', uma espécie de ave que viveu no período Cretáceo (120 milhões de anos atrás), tinha dentes fortes e serrilhados devido à sua "dura" dieta. O animal pré-histórico conseguia triturar exoesqueletos, como os de insetos e até de caranguejos
Raul Martin/© National Geographic Magazine; (detalhe) Jörg Fröbisch/Museum für Naturkunde, Berlin
Cientistas descobriram um animal que seria o primeiro monstro dos mares (concepção artística): um réptil com 8,6 metros de comprimento, com um grande crânio (na imagem pequena) e dentes de tubarão, que viveu há 244 milhões de anos. A criatura, descrita na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", era um tipo de ictiossauro, mas, diferentemente dos outros que comiam peixes, ele se alimentava de grandes presas, incluindo outros ictiossauros. Ele teria vivido apenas 4 milhões de anos depois do primeiro fóssil de réptil marinho já descoberto e 8 milhões de anos depois da grande extinção do triássico, que acabou com 90% da vida marinha. Restos do animal foram encontrados em 1998, em montanhas remotas de Nevada, nos Estados Unidos, o que levou a uma escavação em 2008, quando o crânio foi encontrado
Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/AP
Concepção artística do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica mostra os diferentes tipos de planeta que existem na Via Láctea. O telescópio espacial Kepler identificou 461 novos candidatos a planeta, sendo que quatro deles podem ser habitáveis. No total, o Kepler já descobriu 2.740 planetas em potencial. As descobertas indicam que a galáxia pode abrigar ao menos 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra Mais
Nasa
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) fez a primeira rodada de testes de um robô humanoide no espaço. O Robonauta 2, apelidado de R2 pela agência, operou válvulas em um painel do laboratório Destiny, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com sucesso. Graças à destreza, à precisão e ao formato, o R2 consegue usar as mesmas ferramentas e fazer os mesmos trabalhos que os humanos a bordo da ISS. A intenção, diz a Nasa, é que o robô execute tarefas de conserto e manutenção, enquanto sobra mais tempo para que os astronautas desenvolvam projetos científicos
ESA
A equipe da missão 'Mars500' viveu cerca de 17 meses confinada em uma réplica de ônibus espacial em Moscou, na Rússia para investigar os efeitos do longo período de isolamento em espaço limitado, tanto sobre a saúde quanto sobre a capacidade de trabalho. Após 520 na viagem simulada à Marte, a tripulação ficou "incrivelmente sedentária" - os movimentos eram reduzidos e o tempo em que descansavam foi mais longo que a fase em que ficavam acordados - e tiveram privação crônica do sono Mais
Nasa/JPL-Caltech/DSS
O observatório espacial de raios X NuStar detectou dois buracos negros (pontos roxos) na galáxia espiral IC 342, que fica na constelação da Girafa (Camelopardalis), a 7 milhões de anos-luz de distância da Terra. Os dois aparecem muito mais brilhantes e claramente do que outros buracos negros de tamanhos semelhantes - provendo o primeiro dos muitos mistérios que a equipe do NuSTAR espera resolver Mais
Karime Xavier/Folhapress
O brasileiro Matheus Camacho, de apenas 14 anos, ganhou a medalha de ouro por equipes na principal prova da Olimpíada Internacional de Ciências, no Irã Mais
Reuters/Nasa/JPL-Caltech/USGS
Concepção artística mostra formação de gelo de hidrocarboneto em um mar desta substância formada de carbono e hidrogênio na lua Titã de Saturno. A missão Cassini, da Nasa e Agência Espacial Europeia, sugere que pedaços de gelo ricos em metano e etano (que aparecem como cores claras) podem flutuar em algumas condições
AFP/ Nasa/JPL-Caltech/DSS
Imagem do telescópio NUSTAR da Nasa mostra remanescente de supernova Cassiopeia A, localizada a 11.000 anos-luz de distância. Azul indica a mais alta energia de luz de raio-X, onde NUSTAR fez a primeira imagem deste tipo da supernova. Vermelho e verde mostram a extremidade inferior da faixa de energia, que se sobrepõe à imagem de alta resolução do Observatório Chandra de raio-X. A luz da explosão estelar que criou Cassiopeia A deve ter atingido a Terra há cerca de 300 anos, depois de viajar 11 mil anos para chegar aqui. Enquanto a estrela está morta há muito tempo, seus restos ainda estão cheios de ação. O anel exterior é azul, onde a onda da explosão da supernova está batendo no material circundante, chicoteando partículas. As observações do NUSTAR devem ajudar a resolver o enigma de como estas partículas são aceleradas a altas energias
Reuters/X-ray: NASA/CXC/Univ of Toronto/M.Durant et al; Optical: DSS/Davide De Martin
Pulsar Vela, uma estrela de nêutrons muito pequena e densa, em alta rotação expele partículas em imagem do Observatório Chandra de raio-X da Nasa. O vídeo faz parte de um estudo para desvendar mistérios de uma das matérias mais densas do universo. A pulsar Vela foi formada quando uma estrela massiva colapsou e está a 1.000 anos luz da Terra. Ela tem cerca de 19 quilômetros de diâmetro, faz 11 rotações completas cada segundo e lança partículas carregadas a 70% da velocidade da luz
AFP/Nasa/JPL/UH/IA
Asteroide Apophis, que deve passar muito próximo da Terra em 2029 e pode até se chocar com nosso planeta em 2036, aproxima-se daqui nesta quarta-feira (9). A menor distância será às 22h quando ele estará a uma distância de 14,4 milhões de quilômetros. Em um primeiro momento, os cientistas avaliaram em uma em 45, ou seja 2,2%, as possibilidades de uma colisão catastrófica com a Terra em 2029 deste corpo celeste descoberto em 2004 com 270 metros de diâmetro, o equivalente ao tamanho de três campos de futebol Mais
EFE
Uma das sete esculturas maciças de dois metros de altura sobre o mito grego de Niobe e os Niobids que foram encontradas por arqueólogos em Roma, na antiga vila de um mecenas. O conjunto pode ter inspirado o poeta Ovídio na criação de sua obra-prima, Metamorfoses, concluída no século 8 d.C. Mais
Nasa/JPL-Caltech
Astrônomos descobriram o que parece ser um grande cinturão de asteroides (ilustração) em torno da estrela Vega, a segunda mais brilhante no céu noturno do hemisfério Norte. Segundo as observações feitas com os telescópios Spitzer, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), e Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), o novo cinturão tem características semelhantes às de cinturões do nosso Sistema Solar: de asteroides, que está localizado entre os planetas Marte e Júpiter, e de Kuiper, que abriga muitos cometas na órbita de Netuno
Divulgação
O primeiro exocometa (fora do Sistema Solar) foi encontrado pelos astronômos em 1987 em torno da estrela Beta Pictoris. O astrônomo Barry Welsh anunciou, durante a reunião semestral da Sociedade Astronômica Americana, ter encontrado um novo grupo com sete cometas que orbitam estrelas distantes, triplicando o número conhecido desses corpos no Universo Mais
Nasa/Sofia/Forcast team/Lau et al.
Instrumentos do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) capturaram imagens de um denso anel, formado por gás e poeira (à esquerda, em amarelo), ao redor do buraco negro massivo que fica no centro da Via Láctea, além de um aglomerado vizinho que tem estrelas extremamente brilhantes e jovens presas em "casulos" empoeirados da nossa galáxia (à direita, em rosa). As descobertas foram anunciadas no segundo dia da reunião semestral da Sociedade Astronômica Americana, que acontece na Califórnia
Albert Edge/Massachusetts Eye and Ear
Imagem mostra a reconstrução da cóclea (porção interna do ouvido onde ficam os terminais auditivos) de ratos de laboratório, com três linhas internas e uma linha externa de células ciliadas. Pesquisadores das universidades de Harvard e de Massachusetts, nos Estados Unidos, aplicaram injeções que estimularam o crescimento dos pelos dentro dos ouvidos das cobaias. A audição normal não foi totalmente restaurada, mas os animais surdos passaram, após o experimento, a ouvir barulhos como a batida de uma porta ou do trânsito Mais
ESA/Herschel/PACS/MACH-11/MPE/B.Altieri and C. Kiss
O observatório Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), captou o asteroide Apophis durante a aproximação com a Terra entre os dias 5 e 6 de janeiro - as imagens coloridas distinguem os registros feitos em três comprimentos de ondas. Os astrônomos estão acompanhando a sua trajetória, pois há um pequeno risco de o Apophis colidir com a Terra em 2036
Ben Smegelsky/Nasa
A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) acoplou a primeira fase do Atlas V na base área de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. O foguete vai colocar em órbita o sistema TDRS-K, nova geração de satélites de rastreamento da agência. O lançamento está previsto para o próximo dia 29
Nasa/ESA/P. Kalas (Universidades da Califórnia, Berkeley e do Instituto SETI)
Imagem com falsa cor, tomada com o Telescópio Espacial Hubble, revela o movimento orbital do planeta Fomalhaut b. Com base nessas observações, os astrônomos calcularam que o planeta está em uma órbita elíptica de 2.000 anos. O planeta vai atravessar um vasto cinturão de detritos em torno da estrela nos próximos 20 anos. Se a órbita do planeta encontra-se no mesmo plano do cinturão, detritos gelados e rochosos poderia colidir com a atmosfera do planeta e produzir vários fenômenos. O círculo negro no centro da imagem bloqueia a forte luz da estrela, o que permite que a luz refletida no cinturão e no planeta seja fotografada. Em sua maior aproximação com a estrela, o planeta fica a 7,4 bilhões de quilômetros, e a distância é de 43,5 bilhões de km
Nasa/JPL-Caltech
Esta concepção artística ilustra a anã marrom chamada 2MASSJ22282889-431026. Os telescópios espaciais Hubble e Spitzer da Nasa observaram o objeto para saber mais sobre a sua atmosfera turbulenta. Anãs marrons são mais maciças e mais quente do que planetas, mas carecem da massa necessária para se tornar estrelas. Sua atmosfera pode ser semelhante a do planeta Júpiter, com nuvens que se movem com o vento do tamanho de planetas. Sua rotação se dá a cada 1,4 hora. "Ao contrário das nuvens de água da Terra ou as nuvens de amônia de Júpiter, nuvens em anãs marrons são compostas de grãos quentes de areia, gotas líquidas de ferro, e outros compostos exóticos", disse Mark Marley, cientista pesquisador do Ames Research Center da Nasa, em Moffett Field, Califórnia
AFP/ESO/M.-R. Cioni/VISTA Magellanic
Imagem do telescópio Vista do Observatório Europeu do Sul mostra o aglomerado de estrelas globular 47 Tucanae (NGC 104), a 15.000 anos-luz da Terra. O aglomerado contém milhões de estrelas, algumas bem incomuns e exóticas. O telescópio está captando imagens da região das galáxias Nuvens de Magalhães
Nasa/JPL/SSC
Uma faixa de gás frio e poeira no pé desta imagem do telescópio Spitzer se parece com a silhueta de uma cobra. A nuvem escura em infravermelho tem mais de 300 anos-luz de comprimento, mas apenas alguns de largura e está localizada entre os dois braços em espiral de nossa Via Láctea, algo em torno de 10 mil anos-luz da Terra. A descoberta foi apresentada na 221 Reunião da Sociedade Americana de Astronomia. Eles compararam essa área mais escura a um esqueleto, que definiria a estrutura da nossa galáxia. Este "osso" é milhões de vezes mais massivo que o Sol e está na parte central da galáxia
Nasa's Goddard Space Flight Center/ESO/JPL-Caltech/DSS
O satélite Galex captou, por acidente, a maior galáxia em espiral já registrada por astrônomos. Segundo estimativas, a NGC 6872 fica a 212 milhões de anos-luz da Terra e tem um tamanho cinco vezes maior que a nossa Via Láctea. Os astrônomos dizem que a descoberta recorde resulta de uma colisão com a IC 4970, uma galáxia vizinha
Paul Chiasson/The Canadian Press/AP
O astronauta canadense Chris Hadfield confessou que a cada noite, "após o trabalho" na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), compõe canções "influenciadas pela vida sem gravidade" acompanhado de um violão. "Depois de cinco meses, talvez tenha bastante para fazer um álbum."
NSW Rural Fire Service/Reuters