Humanos, animais e plantas compartilham partes do DNA

Martin Meissner/AP
DNA é a molécula que carrega a "receita" de todos os seres vivos. Pessoas, animais, frutas e até simples organismos celulares, como os plânctons nos oceanos, carregam uma sequência de bases nitrogenadas (A, C, G, T) enroladas em uma dupla hélice. A ordenação dessas quatro letrinhas dentro do núcleo das células define o desenvolvimento e as características de cada ser - da cor dos olhos até se ele será uma bactéria ou uma pessoa -, assim como indicam se o indivíduo está distante geneticamente de outras espécies que vivem na Terra. A partir desse "parentesco", os cientistas podem usar o genoma de animais, insetos e frutas para testar remédios, entender o desenvolvimento de doenças e, claro, desvendar o quebra-cabeça da evolução humana
Thinkstock/Getty Images
Os gêmeos univitelinos são clones perfeitos e dividem o mesmo DNA. A compatibilidade de 100% do genoma entre os irmãos idênticos ocorre quando o óvulo da mãe é fecundado por um único espermatozoide antes de se dividir em dois embriões. Já entre as pessoas em geral há 0,1% de diferença no sequenciamento genético, em média, aponta o Museu de História Natural dos Estados Unidos, mantido pelo Instituto Smithsonian
Georges Gobet/AFP
Os bonobos ("Pan paniscus") são considerados os parentes mais próximos na linha evolutiva humana. Pesquisa do Instituto Max Planck da Alemanha, de 2012, descobriu que os macacos têm 98,8% de compatibilidade com o homem - a diferença de 1,2% do genoma só perde na comparação entre os bonobos e os chimpanzés, que compartilham 99,6% do DNA
Nick Ut/AP
Outro "primo" bastante conhecido dos humanos é o chimpanzé. Esses simpáticos macaquinhos também carregam a mesma semelhança que os bonobos e compartilham 98,8% do DNA humano
Martin Meissner/AP
Os poderosos gorilas têm só 2% de diferença do DNA de humanos, bonobos e chimpanzés, segundo o Museu de História Natural dos Estados Unidos. Os macacos encontrados na África têm 98,4% de compatibilidade com o genoma de seus três primos menores
Robert F. Bukaty, File/AP
A empresa norte-americana Celera Genomics garante que ratos e camundongos se diferenciam dos humanos em menos de 3% do DNA. O sequenciamento do cromossomo 16 mostrou que o roedor têm mais semelhanças do que muita gente gostaria: os pequenos animais compartilham 97,5% do genoma humano, à frente de algumas espécies de macacos. Pesquisas de outros laboratórios e institutos de pesquisas, no entanto, dizem que o DNA do rato chega a ser até 15% diferente do dos homens (que corresponde a 85% de compatibilidade)
Stephen Morrison/Efe
Uma diferença de 3,1% do DNA distingue os macacos da Ásia, como é o caso do orangotango, dos seres humanos e também dos símios africanos - ou seja, os animais têm 96,9% de compatibilidade, em média, com as pessoas
Marius Becker/AFP
O rhesus ("Macaca mulatta") é considerado o parente mais "distante" das pessoas entre o grupo de macacos, com quase 10% de diferença do DNA humano. Segundo o Museu de História Natural dos Estados Unidos, mantido pelo Instituto Smithsonian, eles têm, em média, 93% de compatibilidade
Natalia Kolesnikova/AFP
Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer SAIC-Frederick, dos Estados Unidos, descobriram que as pessoas têm 90% do DNA do gato. O grupo diz que a identificação dos 20.285 genes do animal de estimação (isto é, cerca de 95% do genoma) pode ajudar na busca por novos tratamentos para doenças
victoria Bonn-Meuser/AFP
As vacas têm entre 75% e 80% de semelhança com os humanos, afirma pesquisa de sequenciamento genético do departamento de biologia da Universidade Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos
iStockphot/Getty Images
Cientistas britânicos decifraram o genoma do peixe-zebra ("Danio rerio") com tanta precisão que foi possível fazer comparações diretas entre a espécie e os seres humanos, ajudando no estudo de doenças genéticas humanas. Ao sequenciar cerca de 26 mil genes do peixe-zebra, o maior já feito até agora, eles descobriram que 70% do genoma humano tem seu equivalente no da espécie Mais
Stock Photos
A mosca de fruta é um dos insetos mais usados em modelos animais por ter 60% do genoma humano. A compatibilidade genética ajuda os pesquisadores a decifrar evolução de doenças, assim como alguns mecanismos básicos do organismo
Feisal Omar/Reuters
Um professor de genética da Universidade College de Londres, na Inglaterra, descobriu que o DNA das pessoas é igual metade do DNA de uma banana. Para chegar ao resultado, Steve Jones decifrou o genoma da fruta tropical e o comparou com os dados do Projeto Genoma Humano, que mapeou todos os genes do corpo humano
Biswaranjan Rout/AP
Os dados do Projeto Genoma Humano também indicaram que há cerca de 40% de semelhança entre o DNA do repolho e o das pessoas. Segundo os cientistas, plantas e animais têm um ancestral comum e dividiram o mesmo gene antes de serem separados há blhões de anos