Crânios sugerem que primeiros hominídeos pertenciam à mesma espécie

M. Ponce de León/Ch. Zollikofer, University of Zurich, Switzerland
Análise completa de crânios de aproximadamente 1,8 milhão de anos sugere que os primeiros hominídeos, classificados em diferentes espécies - "Homo habilis", "Homo rudolfensis", "Homo erectus", por exemplo -, na verdade pertencem à mesma espécie. O estudo será publicado na revista Science desta sexta-feira (18). Segundo pesquisadores que encontraram cinco crânios que datam da mesma época, em Dmanisi, na Geórgia, país situado no Cáucaso, as diferenças entre eles não são maiores do que as diferenças entre cinco crânios de humanos de hoje em dia. Assim, os hominídeos só teriam aparências diferentes. Eles chegaram a esta conclusão por causa do crânio 5 que combina uma pequena caixa craniana com uma face alongada e grandes dentes - características que nunca foram observadas no mesmo crânio de hominídeo antes Mais
Georgian National Museum
Crânio encontrado em Dmanisi, na Geórgia, chamado D4500 ou crânio 5 é de um dos primeiros hominídeos, ou seja, membro do gênero Homo, conhecidos Mais
Georgian National Museum
Crânio encontrado em Dmanisi, na Georgia, chamado D4500 é de um dos primeiros hominídeos, gênero Homo conhecidos. A partir dele, os cientistas afirmam que vários dos primeiros hominídeos pertenciam à mesma espécie e não a espécies diferentes como se acreditava até hoje Mais
Guram Bumbiashvili/Georgian National Museum
Rosto do crânio 5 encontrado em Dmanisi, na Geórgia, que combina uma pequena caixa craniana com uma face alongada e grandes dentes - características que nunca foram observadas no mesmo crânio de hominídeo antes Mais
Georgian National Museum
Crânio encontrado em Dmanisi, na Geórgia, chamado D4500 é de um dos primeiros hominídeos, membros do gênero Homo, conhecidos. A partir dele, os cientistas afirmam que vários dos primeiros hominídeos pertenciam à mesma espécie e não a espécies diferentes como se acreditava até hoje Mais
J.H. Matternes/Science
No desenho de J.H. Matternes, provável estrutura subcutânea do hominídeo do "crânio 5", que levou os pesquisadores a acreditarem que os primeiros hominídeos pertenciam à mesma espécie e não a espécies diferentes como se acreditava Mais
J.H. Matternes/Science
No desenho de J.H. Matternes, provável aparência do hominídeo do "crânio 5", que levou os pesquisadores a acreditarem que os primeiros hominídeos pertenciam à mesma espécie e não a espécies diferentes como se acreditava Mais
Fernando Javier Urquijo
Imagem aérea da cidade medieval e sítio arqueológico de Dmanisi, na Geórgia, país do Caucaso. À direita estão as escavações Mais
Shakh Aivazov/AP
Crânios e mandíbulas dos primeiros hominídeos são exibidos no Museu Nacional da Geórgia, que fica na capital Tbilisi. Descoberto em 2005 no sítio arqueológico de Dmanisi, o fóssil de 1,8 milhão de anos combina uma pequena caixa craniana com uma face alongada e grandes dentes, características que nunca foram observadas no mesmo crânio antes. Para os pesquisadores, está é uma forte evidência de que o ser humano primitivo pertencia a uma única espécie com muitos aspectos diferentes Mais
Vano Shlamov/AFP
David Lordkipanidze, diretor Museu Nacional da Geórgia, em Tbilisi, exibe o "crânio 5", de 1,8 milhão de anos, que combina características nunca observadas no mesmo ser primitivo até então. Descoberto em 2005 no sítio arqueológico de Dmanisi, o fóssil é uma nova evidência de que o antepassado do ser humano pertenceu a uma única espécie com muitos aspectos diferentes Mais
Shakh Aivazov/AP
Crânio de 1,8 milhão de anos é exibido no Museu Nacional da Geórgia, que fica na capital Tbilisi. Descoberto em 2005 no sítio arqueológico de Dmanisi, o fóssil é uma nova evidência de que o ser humano primitivo pertencia a uma única espécie com muitos aspectos diferentes Mais