Carro do futuro: inovações trazem segurança e comodidade ao dirigir

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Eles não são do planeta Cybertron nem estão em pé de guerra, apesar de cada vez mais parecidos com os robôs da franquia "Transformers". Os carros já estão ganhando sistemas eletrônicos de controle para facilitar a vida dos motoristas e manter a segurança em dia. Alguns veículos da Mercedes têm um radar capaz de identificar objetos próximos, inclusive veículos que estão no ponto cego do retrovisor (item 1); enquanto outros modelos da marca usam um sistema infravermelho nos faróis (item 4) para projetar no painel linhas iluminadas do trajeto. Para conseguir dirigir sozinho, o carro do futuro precisa, também, de um sistema de GPS que indica para onde ele está indo (item 6), checar os pneus pelo caminho (item 7) e ter câmeras no teto para criar um mapa 3D do entorno (item 2, 3 e 5)
ASP
Um pequeno aparelho parecido com um disco de hóquei promete deixar os motoristas acordados nas longas viagens. O "Anti-Sleep Pilot" (piloto antissono, em tradução livre), vendido apenas na Europa, opera com 14 informações prévias do condutor, que regulam o "nível de alerta" de cada um, assim como detalhes respondidos antes de dirigir, como o tempo que ele está acordado ou se tomou álcool. Se for constatado um nível baixo de alerta, o aparelho emite sinais sonoros e visíveis para que a pessoa faça uma pausa de dez minutos na estrada
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Com ajuda de uma impressora 3D, Zach Nelson, engenheiro da Ford, criou um câmbio "inteligente" para carros. Além do formato anatômico, o dispositivo se conecta a tablets para enviar informações sobre a atuação do motorista. Ele também vibra, do mesmo jeito que os controles de videogame, indicando a hora certa de trocar de marcha. Por enquanto, o câmbio inteligente só foi testado em um Mustang e não há previsão de ser vendido como acessórios dos modelos da Ford
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Shigehiko Kaneko, professor da Universidade de Tóquio, no Japão, monitorou cem motoristas e descobriu as principais mudanças físicas quando alguém está prestes a cochilar ao volante: o batimento cardíaco diminui e a respiração fica mais pesada dez minutos antes do sono, por exemplo. Com base nesses dados, o pesquisador desenvolveu o Smart Seat (banco inteligente, em tradução livre), que solta um alarme quando seus sensores constatam essas variações no corpo humano. Além disso, o estudo de Kaneko indicou que o motorista se sente mais alerta quando o encosto está posicionado em um ângulo de 33 graus Mais
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Pesquisadores australianos apresentaram um protótipo de carro que freia quando os sensores na cabeça do motorista detectam que ele está distraído. O acelerador do veículo recebe ordens enviadas pelo Emotiv, um capacete com 14 sensores que medem o tipo e a quantidade de atividade cerebral e determinam o nível de concentração Mais
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Deficientes visuais podem dirigir em um kartódromo de Noja, cidade na Espanha, graças a um sistema desenvolvido pelo dono do negócio. Os karts especiais ganharam uma câmera de vídeo, que mostra o caminho para um guia; um comunicador de áudio, para que o motorista ouça as orientações; e um mecanismo que faz o volante vibrar toda vez que ele gira, para alertar as manobras do condutor Mais
Rick Bowmer/AP/File
A Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, pesquisa uma maneira de desenvolver baterias mais leves, eficientes e baratas para veículos elétricos. A intenção é criar baterias menores sem perder o potência das atuais. O principal entrave dos pesquisadores é avaliar o desempenho de células de baterias de produção em pequena escala sem comprometer os resultados
General Motors
Jeremy Salinger, executivo da General Motors, cruza os braços enquanto a tecnologia "Super Cruise" conduz seu carro. O sistema, que deve ser comercializado até 2015, combina dois tipos de sensores da estrada, como centralizar o veículo nas faixas e identificar as curvas, com o controle de cruzeiro adaptativo, um piloto automático que segue as ordens de velocidade e distância de outros carros, sem se esquecer dos novos obstáculos que surgem à frente
The Roanoke Times, Matt Gentry/AP
Google apresenta seu novo carro autônomo durante evento de direção segura no Instituto de Tecnologia da Virginia, nos Estados Unidos, em setembro de 2013. O automóvel é equipado com câmeras, sensores de velocidade, radar e telêmetro a laser (dispositivo que mede distâncias em tempo real) para dirigir sem motorista
Audi
Para entender melhor os requisitos de segurança de carros autônomos, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA) pisam fundo no acelerador. O carro robótico desenvolvido em parceria com a Audi corre até 209 km/h graças aos sensores de GPS, que detectam o caminho com precisão de centímetros
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Ana Maria Braga foi atropelada por um carro que dirige sozinho no seu programa ao vivo, em abril de 2013. Depois de mostrar como funcionava o veículo da UFES (Universidade Federal de Espírito Santo), que é comandado por um tablet, a apresentadora foi derrubada no chão pela porta aberta do veículo que desceu a rampa de marcha a ré. Segundo o coordenador do projeto, o acidente ocorreu porque o sistema "inteligente" do carro foi desligado sem que o freio de mão estivesse ativo Mais
Divulgação
Na manhã e tarde desta terça-feira (22), ocorreu o primeiro teste em vias públicas da América Latina de um veículo sem motorista em São Carlos, São Paulo. O carro, que não é pilotado por controle remoto, foi desenvolvido por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). O sistema de direção é composto por dois computadores, que recebem dados de oito câmeras instaladas no carro, um sistema de GPS e dois sensores a laser, que escaneiam o trajeto a ser seguido e buscam obstáculos a uma distância de até cem metros Mais