Imagens do mês (dezembro/2013)

Li Gang/Xinhua
01.dez.2013 - China lança foguete portador da sonda lunar Chang'e-3, no Centro Espacial de Xichang, província de Sichuan, sudoeste da China. Sonda deve chegar à Lua em meados de dezembro
AFP
2.dez.2013- A píton de Mianmar (Python bivittatus), maior cobra do mundo, é um dos animais mais evoluídos da Terra, aponta novo estudo genético publicado na revista Pnas. O artigo analisa como a cobra sobreviveu e prosperou ao longo dos anos, sendo possível comer animais tão grandes quanto ela própria. "As cobras parecem ter evoluído funcionalmente muito mais do que outras espécies", disse o investigador principal, David Pollock, professor associado de bioquímica e genética molecular da Escola de...
AFP
2.dez.2013 - Construções antigas nas ruínas de Shimao, na China. Arqueólogos acharam crânios de mais de 80 jovens mulheres que foram sacrificadas há mais de 4 mil anos. À direita, um túmulo protegido com gesso em uma vala comum
AFP
2.dez.2013 - Os coalas macho podem ser pequenos, mas para cortejar as fêmeas, eles emitem um grunhido grave, tão baixo quanto o chamado de um elefante, graças a um conjunto extra de cordas vocais, afirmaram cientistas
Esa/Nasa/Soho/SDO/GSFC
2.dez.2103 - Cometa Ison vem de baixo à direita e se move até o topo à direita, se tornando cada vez menor brilhante, nesta imagem que retrata sua passagem pelo Sol (no centro da imagem em vermelho), vista pelo observatório Soho
2.dez.2013 - Astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) fotografam o vulcão Kliuchevskoi na península de Kamchatka, na Rússia, em erupção
ESO/Y. Beletsky
2.dez.2013 - Esta impressionante fotografia, tirada no Observatório do Paranal, no Chile, mostra a Via Láctea, no centro à esquerda, com nebulosas, estrelas e nuvens de gás, sobre os telescópios do "Very Large Telescope" (VLT). À direita, chamando igualmente a atenção à medida que desenha um arco por cima do horizonte, uma bonita banda de luz difusa, quase triangular, é o caminho aparente que o Sol percorre no céu, quando visto a partir da Terra. Esta luz tem origem na luz solar que é dispersa pela poeira que se encontra entre os planetas, espalhada ao longo do plano do Sistema Solar. Coincide com a zona no céu chamada de Zodíaco, o qual se estende oito graus para cada lado da eclíptica e contém as tradicionais constelações zodiacais
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
2.dez.2013 - Borda iluminada do polo Sul da lua Titã de Saturno é vista em contraste com sua atmosfera escura. A sonda Cassini, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), capturou imagens que permitem aos cientistas concluir que nuvens se formam a uma altitude muito maior, onde a luz solar ainda pode atingir, do que a névoa circundante. Titã (com 5.150 km de diâmetro) é a maior lua de Saturno
Esa/AP/Sergey Ponomarev
3.dez.2013 - Satélite Goce, da Agência Espacial Europeia, detectou alteração na gravidade da Terra após o terremoto de 2011 no Japão. Na imagem pequena à esquerda, a gravidade sobre o Japão aparece alterada. Grandes terremotos não só deformam a crosta da Terra, mas também causam pequenas mudanças na gravidade local. A força da gravidade varia de local para local na superfície do nosso planeta de acordo com sua formação Mais
AFP
3.dez.2013 - Chinês mostra destroços que caíram em sua casa de foguete que lançou missão do país para a Lua, no dia 1º de dezembro. Ao lado, destruição em sua casa, na província de Hunan. Os destroços do foguete caíram em um vilarejo mais de mil quilômetros de distância do local de lançamento, acertando duas casas Mais
Ragini Verma, Ph.D., Proceedings of National Academy of Sciences
3.dez.2013- Conexões cerebrais mostram maiores ligações da frente para trás e em um hemisfério nos homens (em cima) e da esquerda para direita nas mulheres (abaixo), aponta estudo publicado na Pnas Mais
Fabio Negrino
3.dez.2013 - Cientistas descobriram que os neandertais organizavam os espaços em que viviam de maneira que seria familiar aos seres humanos modernos, de acordo com estudo publicado no "Canadian Journal of Archaeology". Os neandertais tinham espaços separados para sacrifício de animais, para fazer ferramentas e para se reunir em volta do fogo em seus abrigos. "Houve essa ideia de que os neandertais não tinham um uso organizado de espaço, algo que sempre foi atribuída a humanos", disse Julien Riel-Salvatore, professor assistente de antropologia na Universidade de Colorado Denver, principal autor do estudo. "Mas descobrimos que os neandertais não jogam suas coisas em todos os lugares, na verdade eles arrumam de forma organizada e proposital seu espaço doméstico"
Nasa Goddard Space Flight Center
3.dez.2013 - Dois times de cientistas, usando o telescópio espacial Hubble, descobriram sinais de água na atmosfera de cinco exoplanetas distantes. Os planetas não são do tamanho da Terra, mas são planetas mais massivos conhecidos como Júpiters quentes porque eles orbitam próximo a suas estrelas. Os instrumentos do Hubble podem deduzir o tipo de gás na atmosfera destes planetas ao determinar que cores da luz da estrela são transmitidas e quais são absorvidas quando os planetas passam em frente à estrela
Reprodução
4.dez.2013 - Os morcegos voam a diferentes alturas de acordo com a comida que precisam para sua alimentação, conforme conclui uma pesquisa que o biólogo Fernando Carvalho realiza em uma reserva ambiental no Paraná Mais
AP/Madrid Scientific Films, Kennis & Kennis
4.dez.2013- Cientistas extraíram o DNA de um fêmur de 400.000 anos de idade encontrado na caverna de Sima de los Huesos, na Espanha, e perceberam uma ligação inesperada entre estes hominídeos europeus e uma população enigmática, os Denisovans, que são conhecidos por terem vivido muito mais recentemente, no sudoeste da Sibéria. O estudo levanta mais questões do que respostas sobre a árvore evolutiva dos humanos, em estudo publicado pela Nature
Nasa/JPL-Caltech/SSI/Hampton
4.dez.2013- Sonda Cassini da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) tirou a melhor foto até hoje do hexágono do polo Norte de Saturno, a estrutura é formada por ventos em alta velocidade (322 km/h) que correm por seis lados em 30 mil km, com uma enorme tempestade em seu centro. Não há nenhum evento como este no Sistema Solar
Damian Peach
4.dez.2013 - Cometa Lovejoy (C/2013 R1) é visto no final de novembro passando pela galáxia em espiral M63, ele pode ser visto por binóculo e pequenos telescópio em dezembro no hemisfério Norte. O cometa foi descoberto em 7 de setembro de 2013 por Terry Lovejoy (que já descobriu vários outros cometas que também levam seu nome). Até 12 de dezembro estará na constelação Coroa Boreal, no dia 14 passa pela estrela Zeta Herculius
AFP
4.dez.2013 - Usando um traje especial, o cosmonauta russo Oleg Artemyev participa de treino embaixo da água em uma piscina no Gagarin Cosmonauts' Training Centre, no centro de Star City, nos arredores de Moscou, na Rússia, nesta quarta-feira (4). Oleg Artemyev deve decolar da ISS (Estação Espacial Internacional) no comódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em março de 2014
Há 15 anos, em 6 de dezembro de 1998, a Estação Espacial Internacional começou sua construção pela missão STS-88. A Estação foi uma junção do módulo americano Unity com o russa Zarya em órbita. A Zarya foi lançada em 20 de novembro daquele ano e foi a primeira parte da Estação em órbita, com controle de orientação, comunicação e energia elétrica enquanto esperava os outros componentes que saíram dos EUA duas semanas depois, em 4 de dezembro
Reuters/Stringer
Chinês coletou um componente que seria do foguete Long March 4B que levaria o satélite brasileiro CBERS-3 ao espaço na segunda-feira (9). A peça foi encontrada em uma aldeia de Suichuan, na província de Jiangxi, na China. Uma falha no foguete provocou o fracasso do lançamento do satélite desenvolvido pelos governos do Brasil e da China. O satélite ajudaria a monitorar o desmatamento da Amazônia
REUTERS/NASA
Cientistas encontraram o ponto mais frio da Terra. Ele fica no leste da Antártida e registrou a temperatura de -93,2ºC em agosto de 2010. Em 31 de julho de 2013, o local estava "um pouco mais quente", com temperatura de -93ºC Mais
Nasa/JPL-Caltech/Univ. do Arizona
Manchas escuras aparecem e desaparecem no equador marciano de acordo com a mudança de estações, o que sugere para os cientistas que ali há água que flui sazonalmente. As imagens de alta resolução da câmera da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) mostram o aparecimento das estrias pelas encostas durante os meses mais quentes e o desaparecimento durante os meses mais frios. A localização é em uma cratera no Valles Marineris, e levanta a esperança por um oásis potencialmente habitável em Marte Mais
DETLEV VAN RAVENSWAAY/SPL
Se a Terra fosse só um pouco mais próxima do Sol, a quantidade de gases do efeito estufa seria tão grande que inviabilizaria a vida, sugere novo estudo climático. As simulações, que ajudam a definir as fronteiras da zona habitável para sistemas planetários similares ao nosso, reduziram drasticamente o número de estrelas como o Sol que podem ter um planeta rochoso que poderia ter vida. O estudo, publicado na Nature, foca-se apenas em planetas como a Terra, que exige muita água para a existência da vida
Nasa/JPL-Caltech/SETI
Uma nova análise de dados de missão Galileo, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) revelou um tipo de mineral do tipo da argila na superfície de Europa, lua gelada de Júpiter, que parece ter sido entregue por uma colisão espetacular com um asteroide ou cometa. Esta é a primeira vez que tais minerais foram detectados na superfície da Europa. Os tipos de rochas espaciais que fornecem tais minerais também costumam carregar materiais orgânicos. Europa é um dos astros em que cientistas buscam encontrar vida. O material aparece em azul na imagem com falsa cor, à esquerda
Nasa/ESA/K. Retherford/SWRI
Concepção artística mostra pluma de vapor de água em erupção na lua Europa, de Júpiter. Cientistas detectaram a presença de vapor com o telescópio Hubble, o que indicaria que há uma ligação entre um grande oceano abaixo da crosta de gelo da lua e a superfície, o que tornaria mais fácil existir vida e a encontrar Mais
Nasa/JPL-Caltech/ASI/USGS
Usando imagens coloridas da sonda Cassini, cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) criaram o mais completo mapa dos lagos e mares de Titã, lua de Saturno. Titã é o único astro no Sistema Solar, além da Terra, a ter líquido na forma estável em sua superfície. Mas em vez de água, lá são lagos de metano e etano. Nesta imagem coletada de 2004 a 2013, o polo Norte está no centro e o líquido aparece em azul e preto. Terra aparece em laranja e branco. A área dos lagos tem mais ou menos 50 quilômetros
BELL ET AL./CURR. BIO. 2013
O dinossauro conhecido por ter bico de pato, o edmontossauro provavelmente também tinha uma crista, como a de galos, informaram cientistas da Universidade da Nova Inglaterra em Armidale, na Austrália. Um fóssil de crânio descoberto recentemente tem restos do que seria uma crista carnuda, diz o paleontólogo Phil Bell, autor de estudo publicado em 12 de dezembro na revista Current Biology. É a primeira vez que uma crista desossada é encontrada em qualquer dinossauro (imaginada em azul e vermelho na ilustração) Mais
NASA, ESA and Allison Loll/Jeff Hester (Arizona State University)
Esta imagem mostra a Nebulosa de Caranguejo, um icônico remanescente de supernova na nossa galáxia, vista do observatório espacial Herschel e do telescópio Hubble. Uma nuvem de gás e poeira fina e filamentosa, a nebulosa é o que sobrou da explosão de uma estrela que foi observado por astrônomos chineses em 1054. Astrônomos detectaram linhas de emissão de hidreto de argônio (ArH+), um íon molecular que contém o gás nobre argônio. Esta é a primeira vez que que um gás nobre é detectado no espaço
CCTV/AP
15.dez.2013 -Veículo da China toca a superfície lunar, deixando marcas no solo. A sonda não tripulada chinesa Chang E3 pousou neste sábado (14) na cratera lunar Sinus Iridum, o que transforma o país asiático no terceiro, após Estados Unidos e União Soviética, a conseguir um pouso controlado na Lua, 37 anos e quatro meses depois do anterior
Isna/AFP
14.dez.2013 - O Irã afirmou neste sábado (14) que enviou um segundo macaco ao espaço e que o animal retornou à Terra com vida após um curto voo. Chamado Fargam, o macaco participou de uma viagem de 15 minutos e alcançou uma altitude de 120 quilômetros
UQ/Gemma Ward
16.dez.2013 - Rim em miniatura em uma placa petri no laboratório da Universidade de Queensland, na Austrália. Os cientistas conseguiram criar um rim do tamanho de um feto de cinco semanas a partir de células-tronco Mais
Cédric Beauval
16.dez.2013- Cadáveres enterrados de neandertais foram encontrados em caverna na França conhecido como La Chapelle-aux-Saints. Os pesquisadores acreditam que eles enterravam intencionalmente seus mortos em uma prática antiga de funeral Mais
Clare Kendall/AFP
17.dez.2013 - Imagem do dia 2 de dezembro divulgada nesta terça-feira (17) mostra o especialista em reconstrução facial sueco Oscar Nilsson com um homem neolítico que foi enterrado cerca de 5.500 anos atrás, na região do monumento pré-histórico de Stonehenge, Inglaterra. Provas forenses dizem que ele teria entre 25 e 40 anos. O busto faz parte das atrações do novo centro de visitantes de Stonehenge.
Sonelle/Johannesburg Zoo/detalhe:Y.Hu et al., PNAS Early Edition (2013)