Veja imagens de Ciência do mês (Abril/2014)

Universidade de Ohio/Pnas
21 EXPRESSÕES FACIAIS - Cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, programaram computadores para reconhecer 21 expressões faciais diferentes e complexas. Até o momento, os cientistas cognitivos limitaram seus estudos para o segmento de emoções básicas: feliz, triste, amedrontado, enojado, surpreso e desapontado. Agora, eles combinaram essas emoções com faces para felizmente enojado ou tristemente amedrontado, por exemplo Mais
Reprodução/Guardian
AGÊNCIA ESPACIAL NORTE COREANA - A Coreia do Norte lançou a Nada (National Aerospace Development Administration - Administração Nacional de Desenvolvimento Espacial em tradução livre) para organizar todos os projetos espaciais do país, que enfatiza, em comunicado à imprensa, que são pacíficos. Uma lei foi adotada no país há um ano para desenvolver estes projetos, que envolvem, entre outros, o lançamento de satélites, como já havia sido feito anteriormente pelo país, e também a busca em cooperação internacional de tecnologias espaciais. Na parte inferior do logo, que é um círculo azul, está escrito em coreano o nome da agência; acima, DPRK (Democratic People's Republic of Korea - República Democrática do Povo da Coreia, como é o nome do país), junto com as estrelas que formam a constelação de Ursa Maior. Os anéis simbolizam as órbitas dos satélites. O comunicado diz: A Ursa Maior reflete o desejo dos cientistas espaciais da Coreia de glorificar a Coreia de Kim Il Sung e de Kim Jong Il como uma potencia espacial". O site The Guardian destaca a semelhança do logo da agência norte-coreana com o da Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa
V. Minkus; Niedersächsisches Landesamt für Denkmalpflege
TIGRE DENTE DE SABRE DE 300 MIL ANOS - Cientistas da Alemanha encontraram em uma mina dentes de 10 centímetros que teriam pertencido a um tigre-dente-de-sabre há 300 mil anos. No mesmo local já foram encontradas lanças de madeira, o que indica que os primeiros seres humanos também habitaram a região. Os pesquisadores acreditam que os humanos, quando confrontados por estas feras, subiam nessas lanças de 2,3 metros para se proteger. Um primeiro dente do animal, que provavelmente media mais de um metro em 200 kg, foi descoberto em outubro de 2012. Estas descobertas indicam que muito antes de o homem moderno ("homo sapiens sapiens) ter alcançado a Europa há 40 mil anos atrás, humanoides já se defendiam de animais na região
Frank lab/Brown University
REGRAS ANTIGAS PARA UMA TAREFA NOVA - Um novo estudo documenta a atividade cerebral que indica nossa forte tendência a inferir uma estrutura de contextos e regras quando aprendemos novas tarefas (mesmo quando a estrutura não é válida). Os resultados, que revelaram diferenças individuais, mostram como nós tentamos aplicar nosso conhecimento prévio de tarefas em situações semelhantes. "É mais eficiente generalizar se já há uma estrutura prévia", diz um dos pesquisadores da Universidade de Brown, "e geralmente as estruturas já existem". Outro diz que o córtex frontal aprende ou infere regras e estruturas que podem ser usadas para tarefas posteriores
Ian Tattersall/Science
GENE NEANDERTAL FAZ EUROPEU ACUMULAR MAIS GORDURA - Seres humanos modernos (à direita) na Europa podem ter herdado genes de neandertais que acumulam gordura em seus cérebros e corpos. Uma pesquisa publicada na "Nature Communications" indica que os europeus herdaram dos neandertais três vezes mais genes ligados ao catabolismo dos lipídeos, que quebram gorduras para liberar energia, do que os asiáticos. Ambas as populações têm de 1 a 4% de seu DNA vindo dos neandertais. Já os africanos, não trazem esta herança genética. Para o estudo, foram analisadas 11 populações da Europa, África e Ásia. Como dois terços do cérebro é feito de ácidos graxos, a diferença entre a composição de gordura entre os europeus e asiáticos pode ter consequências no funcionamento do órgão
Nasa/Caption: Rob Gutro
DRAGÕES SOBRE OS EUA - Imagem de satélite da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) mostra três áreas de baixa pressão sobre os Estados Unidos que se parecem com dragões
AFP/John Macdougall
POR QUE AS ZEBRAS TÊM LISTRAS? - Zebras têm listras brancas e pretas para impedir que mosquitos as piquem, de acordo com novo estudo publicado pela Universidade da Califórnia na revista "Nature Communications". Os cientistas dizem ter desvendado o mistério que por 140 anos intriga a classe com teorias evolucionárias até de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace
REUTERS/Dan Dry/University of Chicago/Handout via Reuters
MICRÓBIOS CAUSARAM EXTINÇÃO HÁ 252 MILHÕES DE ANOS - Micróbios (Methanosarcina) que expeliam quantidades gigantescas de metano na atmosfera da Terra teriam desencadeado uma catástrofe global 252 milhões anos atrás que dizimou mais de 90% das espécies marinhas e 70% dos vertebrados terrestres existentes na época. Essa é a hipótese oferecida por pesquisadores na revista Pnas sobre a origem da extinção em massa ocorrida no fim do período Permiano. Na imagem, um fóssil de um trilobite, uma criatura parecida com um cavalo marinho que viveu nos mares para centenas de milhões de anos antes de se tornar um dos muitos tipos de animais exterminados
Nasa/Nature
IDADE PRECISA DA LUA- Estudo publicado na revista Nature determina por meio de um relógio geológico a idade da Lua. Nosso satélite teria se formado cerca de 95 milhões de anos após a criação do Sistema Solar, mais de 70 milhões de anos depois do que se calculava anteriormente Mais
ESO/EFE
Galáxia engolida
Nasa/JPL-Caltech
OCEANO SOB SOLO DE LUA DE SATURNO - Ilustração sobre foto da lua Enceladus de Saturno mostra como deve ser o interior da lua, com uma camada de gelo com uma camada de menor densidade e centro rochoso, o que indica uma região de oceano com água, perto do polo Sul do satélite. A presença de água é uma condição para a existência de vida, mas ainda não foram detectados compostos orgânicos na lua. A sonda Cassini da Nasa analisou a superfície e geologia da lua por 10 anos. Ao usar o efeito Doppler em três sobrevoos a 100 km da superfície da lua, para determinar o campo de gravidade de Enceladus e explorar a assimetria notável entre os seus hemisférios norte e sul, os cientistas perceberam que a região sul não tem massa suficiente na superfície para explicar o campo gravitacional. Portanto, algo denso sob a superfície da lua, água provavelmente líquida, abaixo da espessa camada de gelo de 30 a 40 km, seria responsável para compensar o campo. Os pesquisadores sugerem que além do oceano subsuperficial no polo Sul, Enceladus seria uma lua com um núcleo de baixa densidade e um manto e crosta separados. As descobertas ajudam a explicar os jatos ricos em minerais de vapor de água que foram observados na região em 2005 Mais
Nasa/Esa
HUBBLE PESA AGLOMERADO MONSTRO CHAMADA "O GORDO": O telescópio espacial Hubble pesou o maior aglomerado de galáxias conhecido do Universo distante, catalogado como ACT-CL J0102-4915, e descobriu que definitivamente ele faz jus ao seu apelido - El Gordo (espanhol para "o gordo"). Ao medir o quanto a gravidade do aglomerado distorce imagens de galáxias no fundo distante, uma equipe de astrônomos calculou a massa do aglomerado e descobriu que é 3 quatrilhões de vezes a massa do nosso sol. O aglomerado de galáxias, que está a 9,7 bilhões de anos-luz de distância da Terra, tem aproximadamente 43% mais massa do que as estimativas anteriores
Reprodução/Facebook
EXOESQUELETO CAMINHA - O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, autor do projeto "Andar de Novo", cujo objetivo é fazer um paraplégico levantar da cadeira de rodas e dar o primeiro chute da Copa do Mundo, publicou um novo vídeo nesta segunda-feira (7) no seu perfil no Facebook. O novo vídeo mostra o exoesqueleto dando os primeiros passos no chão. "Muitos disseram que a missão era impossível, mas a 66 dias da abertura da Copa, o exoesqueleto dá os primeiros passos no chão. É um momento histórico", afirmou em texto Mais
Reuters/University of Louisville
ESTÍMULO FAZ PARAPLÉGICO MOVER PERNA - Quatro paraplégicos, entre eles Kent Stephenson (na foto), conseguiram mover suas pernas pela primeira vez após receber estímulos elétricos na coluna vertebral. O experimento, realizado por médicos das universidades de Louisville e da Califórnia, nos Estados Unidos, possibilitou que os pacientes flexionassem, além das pernas, os dedos dos pés, tornozelos e joelhos. No entanto, eles não foram capazes de andar sozinhos. Os resultados do trabalho foram divulgados na publicação científica "Brain" Mais
ESO
ANEL DE DIAMANTE NO ESPAÇO - Astrônomos utilizaram o telescópio da Agência Espacial Europeia no Chile para capturar esta bela imagem da nebulosa planetária PN A66 33 - conhecida como Abell 33. Formada quando uma estrela em processo de envelhecimento lançou para o espaço as suas camadas externas, esta bonita bolha azul está, por mero acaso, alinhada a uma estrela que se encontra em primeiro plano, o que torna o conjunto extremamente parecido a um anel de noivado com um diamante. Esta joia cósmica é simétrica e aparece como um círculo quase perfeito no céu Mais
Reuters/Kyodo
PESQUISADORA ACUSADA DE FRAUDE CHORA - A pesquisadora japonesa Haruko Obokata, do instituto Riken, chora durante coletiva à imprensa em Osaka. Semana passada, a Riken acusou a pesquisadora, principal autora de um artigo sobre células-tronco na "Nature" considerado divisor de águas na área, de má conduta envolvendo a publicação dos resultados. Apesar de reconhecer os erros na forma em que seus trabalhos foram apresentados na publicação britânica no final de janeiro, Obokata rejeitou as acusações de falsificação e imitação Mais
AP/Channel 4
CÃO CLONADO - Imagem mostra o primeiro filhote de cão clonado no Reino Unido, que nasceu no último mês. Trata-se de "Winnie", a cópia de uma Dachshund de 13 anos da cozinheira britânica Rebecca Smith, que recebeu a clonagem como prêmio em um concurso.O procedimento, que custou 72,7 mil euros (cerca de R$ 220 mil), foi explicado em programa do canal "Channel 4" nesta quarta-feira (9) Mais
Karen L. King/Harvard University/Reuters
TEXTO SOBRE MULHER DE JESUS É VERDADEIRO - Imagem mostra inscrição em papiro do século 2 que causou polêmica em 2012. O texto menciona que Jesus foi casado, segundo pesquisa da Universidade de Harvard divulgada na ocasião. Agora, uma nova análise atesta que o documento não é falso. "Nenhuma evidência de fabricação moderna ('falsificação') foi encontrada", declarou a Harvard Divinity School em um comunicado. O fragmento provavelmente remonta a uma data entre os séculos 6 e 9, mas poderia ter sido escrito até mesmo no segundo século da Era Comum, segundo os resultados do estudo publicados na Harvard Theological Review Mais
CHUJO-HIME-SEIGAN-ZAKURA PRESERVATION SOCIETY/AFP
SEMENTE QUE FOI PARA O ESPAÇO FLORESCE MAIS RÁPIDO - Imagem feita pela Chujo-Hime-Seigan-Zakura Preservation Society, em 3 de abril de 2014 e divulgada nesta quinta-feira (10), mostra árvore cerejeira com flores. A árvore foi cultivada a partir de um caroço que esteve a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) que orbitou a Terra por oito meses. A árvore foi plantada no templo Ganjoji, na cidade de Gifu, Japão central. Porém, um mistério cósmico está unindo monges e cientistas depois que a árvore cresceu e floresceu mais cedo do que o esperado - e com flores muito surpreendentes Mais
Reuters/F. Muijres/University of Washington
MOSCAS PODEM MUDAR VOO NO MEIO - Uma experiência científica realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, concluiu que as chamadas moscas-das-frutas são capazes de mudar o curso de seus voos em breve frações de segundos, de modo semelhante à mudança súbita de trajetória que é feita por caças militares Mais
Ueslei Marcelino/Reuters
ECLIPSE TOTAL DA LUA - Lua cheia em eclipse é registrada junto do monumento a Juscelino Kubitschek, em Brasília. O eclipse lunar total desta terça-feira durou, entre todas as fases, mais de três horas, desde quando a lua começa a se mover para a sombra da Terra. Pouco mais de uma hora depois, a lua foi vista totalmente eclipsada e envolta em um tom vermelho, justificando o apelido de 'lua de sangue' Mais
Reuters/Nasa/Bill Stafford
ROBÔ VAI GANHAR PERNAS - O robonauta R2, da Nasa, enviado à Estação Espacial Internacional em 2011, vai ganhar pernas. Os membros que darão mobilidade ao tripulante robótico foi enviado na segunda-feira (14) pela nave de carga SpaceX-3
Nasa/JPF
NOVA LUA EM SATURNO? - A sonda Cassini da Nasa identificou a formação de um pequeno objeto de gelo nos anéis de Saturno, o que ser uma nova lua, informaram os astrônomos da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). As imagens obtidas em 15 de abril de 2013 mostram um distúrbio na ponta do anel mais espesso e externo do planeta. Um desses distúrbios é um arco com 20% mais brilho que seu redor e 1.200 quilômetros de comprimento e 10km de largura. Os cientistas acreditam que o arco e suas protuberâncias são causados por efeitos gravitacionais de um pequeno objeto de 800 metros de diâmetro que estaria se formando ali. O objeto, chamado de Peggy, não deve crescer mais e pode até se partir, mas seu processo de formação é importante para entender como as luas de gelo de Saturno podem ter se formado há muitos anos
ESO/L.Calcada
NOVAS EVIDÊNCIAS SUGEREM OCEANO SOB SOLO DE PLUTÃO - E não é que o planeta-anão voltou a ser destaque na astronomia? Já se imaginava que Plutão poderia ter água líquida, agora, uma nova pesquisa publicada na revista Icarus dá mais explicações para esta hipótese. Astrônomos acreditam que Plutão e sua lua são o resultado de um choque entre os dois objetos, o que teria esquentado o interior do planeta-anão o suficiente para que ele tivesse um oceano de água líquida sob a superfície de 100 quilômetros de gelo. Isto também teria gerado um sistema de placas tectônicas em Plutão. A existência de um oceano seria a única explicação para manter o equilíbrio entre plutão e a lua. A sonda New Horizons da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) irá estudar o planeta-anão de perto a partir de 2015, quando deve atingir o planeta
ESO
NEBULOSA FICA COLORIDA POR NASCIMENTO DE ESTRELAS - Esta nova imagem obtida no Observatório de La Silla do Observatório Europeu do Sul, no Chile, revela uma nuvem de hidrogênio chamada Gum 41. No centro desta nebulosa pouco conhecida, estrelas luminosas, quentes e jovens emitem radiação que faz o hidrogênio brilhar num tom escarlate. A região do céu na constelação do Centauro acolhe muitas nebulosas brilhantes, cada uma associada a estrelas quentes recém-nascidas que se formaram das nuvens de hidrogênio gasoso. A nebulosa situa-se a cerca de 7.300 anos-luz de distância da Terra e foi descoberta pelo astrônomo australiano Colin Gum
AMNH/F. Ippolito/Nature
TUBARÕES NÃO SÃO FÓSSEIS VIVOS - Fóssil bem preservado de "Ozarcus mapesae", um tubarão antigo de cerca de 325 milhões de anos, revela que sua estrutura do esqueleto de suporte das brânquias é mais parecida com os ossos de peixes do que com os tubarões modernos, que tem cartilagem. O estudo, publicado na revista Nature, refuta a ideia de que os tubarões seriam fósseis vivos, que retêm uma anatomia primitiva, e afirma que eles tiveram adaptações evolutivas ao longo do tempo Mais
Genome Research Limited/Nature
O QUE FAZ O ESPERMATOZOIDE RECONHECER O ÓVULO? - Pesquisa publicada na Nature identificou uma proteína responsável por fazer o espermatozoide reconhecer o óvulo, se anexar a ele e fertilizá-lo produzindo o zigoto. Em 2005, os cientistas já tinham descoberto a proteína Izumo1, presente no espermatozoide que permite que ele se funda com o óvulo, mas não sabiam até agora como que a célula reprodutora masculina sabia com qual célula se fundir. A nova proteína foi chamada de Juno e, ao lado do Izumo1, pode explicar problemas de fertilização. As pesquisas foram feitas com ratos, mas os resultados devem valer para todos os mamíferos
ostia-antica.org
SÍTIO ARQUEOLÓGICO PODE SER MAIOR QUE POMPEIA - Um grupo de pesquisadores descobriu no sítio arqueológico de Ostia Antica, a 25,3 km de Roma, uma parte ainda desconhecida da antiga cidade, que seria maior do que Pompeia, destruída no século I por uma erupção do Vesúvio. Foram encontrados torres, armazéns e parte da muralha de Ostia, permitindo aos pesquisadores reconstituir integralmente a sua planta Mais
Danielle Dufault/Divulgação
MAIS ANTIGO ANCESTRAL - Paleontólogos descobriram o mais antigo ancestral dos herbívoros, com 300 milhões de anos, um espécime que ajuda a esclarecer o aparecimento dessa forma de alimentação no mundo animal, determinante para a evolução do ecossistema terrestre atual. O fóssil parcial deste animal, denominado "Eocasea martini", que tinha menos de 20 centímetros de comprimento, representa "o primeiro vínculo entre os carnívoros e os herbívoros", disse o paleontólogo Robert Reisz, professor da Universidade de Toronto, no Canadá Mais
NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech
OUTRA TERRA? - Astrônomos da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) encontraram um planeta similar à Terra, e que habita seu sol em uma zona onde poderia haver água líquida e talvez até vida. A descoberta, relatada na revista Science, do planeta chamado Kepler-186f, que está a 500 anos-luz da Terra, aumenta as esperanças de que possa haver outros planetas como o nosso no Universo. No sistema solar descoberto, orbitam a estrela que é a metade de nosso Sol e bem mais fria, outros quatro planetas. O Kepler-186f tem diâmetro 10% maior que o da Terra e não se sabe ainda qual é sua massa ou composição, apesar de acreditar-se que é um planeta rochoso como a Terra. As dúvidas são porque o planeta só é observado pela sombra que causa em sua estrela Mais
Kim Shiflett/Nasa/Reuters
MISSÃO à ISS - A empresa privada americana SpaceX lançou a cápsula Dragon (sem tripulação), por meio do foguete Falcon 9, em direção à ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), nesta sexta-feira (18). A missão tem como objetivo entregar 2,2 toneladas de suprimentos e equipamentos. O foguete saiu da plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida Mais
NASA/NOAA
DIA DA TERRA - "Hoje é dia 22 de abril de 2014, é Dia da Terra, e que maneira melhor de celebrá-lo do que olhar nosso planeta do espaço", diz a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). Esta imagem mostra as Américas vistas pelo satélite NOAA's GOES-East. Na América do Norte, vemos nuvens associadas a uma frente fria que vem do Canadá. Uma área de baixa pressão é observada no Pacífico, que trará chuvas para os EUA. Perto do equador, a imagem mostra uma linha de trovoadas, associadas à Zona de Convergência Intertropical. Já na América do Sul, tempestades são vistas na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Brasil Mais
Universitat Autonoma de Barcelona
REVERSÃO DA PERDA DE MEMÓRIA NO ALZHEIMER - Cientistas espanhóis descobriram um mecanismo celular envolvido na consolidação da memória e conseguiram desenvolver uma terapia genética que reverte a perda de memória em etapas iniciais em ratos com mal de Alzheimer. Um gene, responsável pela produção da proteína que é bloqueado nos pacientes com a doença. é injetado no hipocampo dos ratos. A proteína "Crtc1" pode ser vista nos cérebros dos ratos com Alzheimer (em verde) Mais
NASA TV
CAMINHADA ESPACIAL - Dois astronautas americanos, Steve Swanson e Rick Mastracchio, caminharam no espaço, nesta quarta-feira (23), para substituir um computador com problemas fora da Estação Espacial Internacional Mais
ESA/C. Carreau
BURACOS NEGROS SUPERMASSIVOS ORBITAM UM AO OUTRO - Impressão artística mostra o par de buracos negros, sendo que um deles está crescendo com restos de uma estrela e o segundo interrompe temporariamente o fluxo de gás que vai para o segundo. Esta é a primeira vez que os astrônomos viram um sistema binário de buracos negros em uma galáxia comum. Poucos sistemas como este são conhecidos, mas em galáxias com alta atividade cósmica. Eles orbitam um ao outro, segundo as observações feitas pelo XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA)
P. Elliott et al
NOVO MINERAL DESCOBERTO NA AUSTRÁLIA - Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram um novo mineral que é único em sua estrutura e composição em relação aos 4 mil minerais já conhecidos hoje no mundo. Chamado de putnisite (em roxo e translúcido), contém estrôncio, cálcio, cromo, enxofre, carbono, oxigênio e hidrogênio, em uma combinação muito incomum. A pesquisa foi publicada na revista "Mineralogical Magazine"
NASA/SDO
ERUPÇÃO SOLAR FORTE - O Observatório Solar Dinâmico da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) capturou esta significante erupção no lado direito do Sol. A explosão foi em ondas que são boas para ver o material que é expelido em altas temperaturas. A radiação emitida é poderosa e, apesar de não afetar os humanos, pode interferir em satélites GPS e de comunicação. Como esta emissão foi na classe mais intensa, ela deve afetar tais serviços nos próximos dias Mais
Nasa/Telescópio Hubble/ESA
AGLOMERADO DE ESTRELAS GLOBULAR ANTIGO DA VIA LÁCTEA - O Messier 5 (M5) é um dos mais antigos aglomerados de estrelas globulares da Via Láctea e tem mais de 100 mil estrelas em uma área de 165 anos-luz de diâmetro. Ele está a 25 mil anos-luz da Terra e suas estrelas têm cerca de 13 bilhões de anos, quase a idade do Universo. A imagem que você vê abarca aproximadamente 20 anos-luz na região central do aglomerado
Roy Duncan/UQ
NONA GOTA DA EXPERIÊNCIA MAIS LONGA DO MUNDO - Um experimento de 84 anos da Universidade de Queensland na Austrália teve um de seus pontos mais importantes no último dia 24 de abril. A nona gota de betume ou piche caiu após 13 anos. A experiência coloca o composto em um jarro, ele parece sólido, mas é líquido na verdade e forma gotas de anos em anos. A gota desceu 2mm na última semana em comparação com a média de 6mm nos últimos 13 anos. Sete gotas caíram entre 1930 quando começou o experimento e 1988. A oitava gota caiu em 2000
Margaret S. Livingstone/Science
MACACOS FAZEM CONTAS - Em quatro meses, macacos provaram ser capazes de somar dois números de um dígito e comparar o resultado a outro valor ? embora nem sempre com precisão. O processo de aprendizagem dos macacos, e também os eventuais erros que eles comentem ao calcular, podem revelar mais sobre o comportamento do cérebro humano em relação à matemática. Mais
Conselho Supremo de Antiguidades do Egito/Reuters
MÚMIAS NO EGITO - Um enorme túmulo foi descoberto na margem ocidental do vale do Nilo, em Luxor, no sul do Egito. A foto foi divulgada no dia 28, mas não tem data. Restos de cerca de 50 múmias, incluindo de recém-nascidos supostamente pertencentes à 18ª dinastia faraônica, foram encontrados no túmulo, informou o ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim. De acordo com os estudos iniciais, príncipes e princesas estavam entre os corpos encontrados Mais
Reuters/Bjarki Johannesson
28.abr.2014 - Um laboratório de Nova York anunciou que, além de clonar as células de uma mulher com diabetes e produzir embriões e células-tronco que são suas cópias genéticas perfeitas, fez as células-tronco se transformarem em células capazes de secretar insulina. O feito desperta esperanças de se realizar um sonho de longa data das pesquisas com células-tronco, a saber, criar células de reposição específicas para pacientes com diabetes, Mal de Parkinson, defeitos cardíacos e outras moléstias devastadoras. Mas também deixou implícito que o que a Igreja Católica e defensores do direito à vida vêm alertando há tempos pode ser iminente: a criação científica de embriões humanos a pedido Mais
Nasa/NOAA GOES Project
SATÉLITE REGISTRA TORNADO NOS EUA - O satélite NOAA GOES da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) capturou imagens dos tornados que mataram pelo menos 19 pessoas na segunda, 28 de abril, em sete estados dos EUA, enquanto se movia para leste Mais
Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute
SOMBRA DE SATURNO - Os anéis de Saturno projetam suas sombras que parecem estar "dentro" do planeta. O anel mais externo é o A, que pode ser visto no topo esquerdo da imagem; depois o opaco anel B e o C, que aparece como listras pretas sobre o planeta. Na parte inferior da imagem vê-se as sombras em ordem reversa, primeiro o C, então o B e a parte interna do A
Samuel Rubin (W.M. Keck Science Center, Pitzer College)/ J.C. Wright Laboratory (Department of Biology, Pomona College)/The Claremont University Consortium
ANIMAL MAIS RÁPIDO DO MUNDO - Este é o animal mais rápido do mundo, diz nova pesquisa do Jornal da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental, publicada em abril de 2014. Ele é um ácaro do sul da Califórnia, nos EUA, chamado "Paratarsotomus macropalpi". Ele é definido como o mais rápido porque atinge a velocidade de 322 vezes seu comprimento por segundo, medida usada na academia para marcar a velocidade dos animais. Na média, o animal, que tem o mesmo tamanho de uma semente de gergelim, corre 192 comprimentos corporais por segundo. Esta marca faz o ácaro ganhar com folga do campeão anterior, o besouro tigre australiano que corre 171 comprimentos corporais por segundo. Já entre os animais que nós conhecemos que correm muito, para se ter uma comparação, uma chita a 96 quilômetros por hora move cerca de 16 comprimentos corporais por segundo Mais
JM Guillon/Ariane Espase/ESA/AFP
SATÉLITE EUROPEU - O foguete Vega, da ESA (Agência Espacial Europeia) sai da base de Kourou, na Guiana Francesa, levando a bordo satélites de observação
Australian Antarctic Division/Reuters
ECLIPSE SOLAR - Um eclipse solar foi visto da divisão australiana da Estação Casey, em Vincennes Bay, na Antártida, na terça-feira (29). A foto foi divulgada nesta quarta-feira (30). Este foi um dos dois eclipses solares em 2014
Reprodução/Facebook Nicolelis
EXOESQUELETO DE NICOLELIS DÁ PRIMEIROS PASSOS - O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis disse em seu Facebook que os voluntários paraplégicos já treinam com o exoesqueleto que permite que eles se levantem, andem e deem um chute em uma bola - tudo controlado com o cérebro, mais ou menos da mesma maneira que pessoas a paralisia dos membros inferiores fazem Mais
NASA/Goddard Space Flight Center/F. Reddy
EXOPLANETA TEM ROTAÇÃO EM VELOCIDADE RECORDE- Pela primeira vez, os cientistas conseguiram medir a rotação de um planeta fora do Sistema Solar, um gigante jovem e gasoso girando a vertiginosos 90.000 km/h. O dia dura apenas 8 horas. Para se ter uma ideia, o equador de Júpiter gira a cerca de 47.000 km/h e o da Terra, a 1.700 km/h Mais
NOVO UNIFORME PARA ASTRONAUTAS- A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) escolheu com a ajuda do público como será o novo traje dos astronautas. A opção "Tecnologia" (imagem) ganhou com 63% dos votos e será o Z-2 Spacesuit. Este projeto será incorporada na versão final do processo, que deverá estar pronto para testes em novembro de 2014. O Z-2 é o mais novo protótipo focado em ser utilizado em Marte. Existem muitos avanços fundamentais: enquanto o Z-1 tinha uma parte superior do tronco macio, o Z-2 tem um disco superior do tronco rígido. Esta parte superior dura fornece a durabilidade a longo prazo necessária no planeta vermelho