Ilustrador reconstrói cenas do cotidiano dos dinossauros

Julius Csotonyi/Reprodução
O encontro raro, porém provável, entre tubarões gigantes, cujo diâmetro da mandíbula é estimado em 3,35 metros, e um mamífero de médio porte da mesma ordem dos elefantes (Proboscidea) é retratado nesta imagem do premiado ilustrador Julius Csotony e faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, lançado este mês. A ilustração está exposta em painel retroiluminado no hall de Paleontologia do Museu de Ciência Natural de Houston, no Texas
Julius Csotonyi/Reprodução
Este jovem e, supostamente, emplumado "Abelisauridae", chamado "Kryptops" - espécie de dinossauro da família dos ceratossauros terópodes -, é incomodado por um "Suchomimus", que se alimenta de um "Sarcosuchus", enquanto bebe água no seu habitat, no período Cretáceo. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos
Julius Csotonyi/Reprodução
Nesta imagem, o premiado ilustrador Julius Csotony recria eventos que levaram à criação de um grande bloco de arenito durante o período Cretáceo no local onde hoje é o Estado norte-americano de Utah. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos
Julius Csotonyi/Reprodução
Um "Dimetrodon" solitário se expõe aos primeiros raios de sol da manhã, no início do período Permiano. A imagem é uma das duas ilustrações comerciais criadas para divulgar a exposição itinerante da Gondwana Studios, chamada "Monstros do Permiano: Vida antes dos dinossauros". A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos
Julius Csotonyi/Reprodução
Uma dupla de "Lythronax" argestes examina uma carcaça de um grande "Squalicoraxshark", já rodeado por pássaros "Enantiornithes", encalhada em uma praia em Laramidia, onde agora é o Estado norte-americano de Utah, durante o período Cretáceo. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos
Julius Csotonyi/Reprodução
Uma meganeura, inseto pré-histórico que viveu no período Carbonífero, carrega um "Hylonomus", a mais antiga espécie de réptil já encontrada, enquanto um "Eryops" pula em direção a eles, nesta imagem que faz parte de um mural criado para a exposição itinerante da Gondwana Studios, chamada "Mostros do Permiano: Vida antes dos dinossauros". A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos científicos
Julius Csotonyi/Reprodução
Um plesiossauro de pescoço extremamente longo caça peixes no mar de Bearpaw, nesta ilustração feita para ser vendida e ter seu valor doado para a construção de um novo museu paleontológico no Canadá. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos
Julius Csotonyi/Reprodução
Um grupo de "Dicynodon Synapsida", da classe dos cordados, encara um antigo "Archosaurus" enquanto ele tenta abocanhar um "Saurichthys". Percebendo o perigo, o "Chroniosuchus" foge pela água rasa. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos
Julius Csotonyi/Reprodução
Essa ilustração do primeiro espécime de "trodontídeo", chamada de "Mei long", que em chinês significa "dragão que dorme", demonstra o conceito de coloração críptica, ou seja, o animal que adquire tonalidade parecida com o ambiente ao seu redor, observada em diversas espécies de repteis nos dias de hoje. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos
Julius Csotonyi/Reprodução
Um "Acrotholus audeti", espécie de dinossauro da família "Pachycephalosauridae", passa por folhas Gunnera gigantes e caminha em direção a uma tartaruga "Neurankylus" que tenta sair de uma pegada deixada por hadrosauro. A cena faz parte do livro The Paleoart of Julius Csotonyi, do premiado ilustrador Julius Csotony, lançado este mês. Csotony tem PhD em microbiologia e possui trabalhos em museus e artigos