Veja imagens de Ciência do mês (fevereiro/2015)

NOAA/ Divulgação
1.fev.2015 - ORIGEM DA VIDA - Explosão de magma e lava em West Mata, um vulcão submarino nas ilhas Samoa. A vida pode ter começado entre o oceano e a lava vulcânica, segundo um novo estudo publicado na revista "Nature Chemistry"
2.fev.2015 - FORMAÇÕES DE NUVENS - Gelo, vento, temperaturas frias e águas oceânicas combinam-se para criar diferentes formações de nuvens sobre o mar de Bering. Na imagem, obtida por um satélite da Nasa (agência espacial americana), é possível observar uma tundra congelada da Rússia (noroeste) e o Alasca coberto de neve (nordeste). O gelo se estende da terra até o mar
3.fev.2015 - SECA NOS EUA - Esta combinação foto feita pela Nasa em 2 de fevereiro mostra a neve acumulada nas montanhas Serra Nevada, na Califórnia, nos EUA. Uma série de correntes úmidas em dezembro de 2014 trouxe precipitação para a área devastada pela seca. O resultado é uma cobertura de terra visivelmente mais verde no início de 2015 (à direita) em comparação com o mesmo período do ano anterior (à esquerda). O Estado, no entanto, ainda está sofre com a seca extrema. Esta falta de chuva resultou na camada de neve mais baixa entre os dois anos
James Gurney/ Efe
4.fev.2015 - ROEDOR GIGANTE - Representação do ""Josephoartigasia monesi", o maior roedor conhecido que viveu há três milhões de anos. O animal tinha uma mandíbula com dentes frontais muito longos e com a força de um tigre, tinha o tamanho de um búfalo e pesava cerca de uma tonelada, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira no Reino Unido Mais
EFE
4.fev.2015 - ESTRELAS CEFEIDAS- Imagem sem data fornecida pelo ESO (Observatório Europeu do Sul) mostra um um pequeno trecho do das partes centrais da Via Láctea e sua famosa nebulosa Trífida (à direita). Comparado a imagens obtidas com faixa de luz visível, essa imagem infravermelha pode parecer fraca e um tanto fantasmagórica. Essa transparência tem seus atrativos: muitos objetos de fundo, anteriormente ocultos podem ser vistos claramente. Entre eles estão duas estrelas cefeidas recentemente descobertas, as primeiras estrelas deste tipo encontradas por toda a galáxia, perto do plano central. As cefeidas são estrelas gigantes que podem ter de 4 a 15 vezes a massa do Sol
JPL-Caltech/University of Arizona/Nasa
4.fev.2015 - CURITOSITY - O robô Curiosity da Nasa é flagrado na área "Pahrump Hills" da cratera Gale do planeta Marte. Pahrump Hills é uma exposição visível do substrato rochoso do monte Sharp. A região contém rochas sedimentares, que os cientistas acreditam terem se formado na presença de água. As características brilhantes na paisagem são rochas sedimentares e as áreas escuras, areia. A imagem foi feita em 13 de dezembro de 2014
Jorge González
4.fev.2015 - ORIGEM NA ÁFRICA - Os macacos do Novo Mundo, cuja origem sempre foi um mistério, viveram na América do Sul muito tempo antes do que se pensava e podem ter tido ascendência africana, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (4) pela revista "Nature". Nesta nova pesquisa, os cientistas encontraram dentes fósseis que aparentemente são 10 milhões de anos mais antigos e que pertencem a uma nova espécie de primata pequeno, denominada Perupithecus Ucayaliensis Mais
ESA/Rosetta
5.fev.2015 - CENTRO DE COMETA - A ESA (agência espacial europeia) divulgou mais uma imagem feita no dia 26 de janeiro pela sonda Rosetta a 27,7 quilômetros do centro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A imagem original tem 2,4 megapixels de resolução Mais
ESA/AEB
5.fev.2015 - PRIMEIRO SATÉLITE DE PEQUENO PORTE DO BRASIL - O cubesat AESP-14, primeiro satélite de pequeno porte totalmente desenvolvido no país, foi lançado nesta quinta-feira (5) com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). No momento do lançamento, o laboratório científico estava nas proximidades do continente africano. A colocação do AESP-14 no espaço foi realizada por meio do dispositivo japonês, um lançador desenvolvido para satélites de pequeno porte. Com as dimensões de um cubo com 10 centímetros de lado e pesando quase um quilo, a missão do cubesat, segundo a AEB (Agência Espacial Brasileira), é validar subsistemas desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) Mais
Nasa/EFE
5.fev.2015 - ROTAÇÃO DE BURACO NEGRO - Concepção artística divulgada pela Nasa (agência espacial americana) exibe rotação em torno de um buraco negro supermassivo. O astrônomo chileno Paulina Lira publicou um estudo que conta os detalhes para desenvolver o código que calcula a rotação dos buracos negros. Lira, membro do Departamento de Astronomia da Universidade do Chile, afirmou que foi necessário observar por 80 horas os buracos negros capturados pelo telescópio VLT, do ESO (Observatório Europeu do Sul), localizado no Chile
Nasa/Reuters
5.fev.2015 - TRÂNSITO DAS LUAS DE JÚPITER - Três das maiores luas de Júpiter são vistas se movendo ao mesmo tempo pelas faixas do planeta nas imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble da Nasa (agência espacial americana). As quatro maiores luas de Júpiter podem ser facilmente vistas em trânsito, no entanto, segundo a agência espacial, observar as três luas transitando ao mesmo tempo é um fenômeno raro, que ocorre apenas uma ou duas vezes a cada 10 anos
Reprodução/Twitter
5.fev.2015 - LONDRES VISTA DO ESPAÇO - A astronauta Samantha Cristoforetti postou em seu perfil no Twitter (@AstroSamantha) uma fotografia de Londres diretamente do espaço, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). "Já postei outras imagens de Londres, mas a vista à noite é incrível", afirmou em um post na rede social Mais
5.fev.2015 - 44 ANOS DA APOLLO 14 - Em 5 de fevereiro de 1971, o módulo da tripulação da missão Apollo 14 pousou na Lua. Os membros da tripulação eram o capitão Alan Bartlett Shepard, Jr., o major Stuart Roosa Allen e o comandante Edgar Mitchell Dean. Na imagem, Shepard ajusta o Modular Equipment Transporter (MET), um carrinho para transportar ferramentas, câmeras e amostras da superfície lunar. Shepard pode ser identificado pela faixa vertical em seu capacete. Depois da missão Apollo 13, o traje espacial do capitão tinha listras vermelhas no capacete, nos braços e em uma perna, para ajudar a identificá-lo em fotografias
JUH APL SWR1/NASA
5.fev.2015 - LÁ LONGE BEM DISTANTE - A sonda robótica New Horizons, da Nasa (agência espacial americana), enviou as primeiras imagens de Plutão e sua lua gigante, Charon. São as primeiras fotos enviadas desde que a missão da Nasa começou sua contagem regressiva para chegar perto do planeta anão em julho. Plutão e seu satélite aparecem como manchas brancas nas fotos, que foram tiradas de uma distância de 200 milhões de quilômetros Mais
EFE
6.fev.2015 - MÚMIA CANTORA - Arqueólogos espanhóis posam ao lado de um sarcófago que continha a múmia de 3.000 anos de uma cantora do Deus Amon. Ela estava em excelente estado de conservação e foi descoberta pela equipe de Francisco Martín e Teresa Bedman em Luxor, no sul do Egito. Os tesouros arqueológicos escondidos no país têm atraído estudiosos do mundo inteiro
ESA
6.fev.2015 - LISBOA VISTA DO ESPAÇO - Satélite da ESA (agência espacial europeia) exibe a região metropolitana de Lisboa, capital de Portugal. Localizado na margem norte do rio Tejo, o centro de Lisboa é repleto de edifícios e estruturas históricas. Na imagem, é possível observar os reflexos da ponte pênsil que liga Lisboa a Almada
Nada/ESA
6.fev.2015 - BORDA DE GALÁXIA - Galáxias podem assumir diversas formas, o que faz com que seja difícil descobrir sua morfologia verdadeira. Um caso deste tipo é a galáxia espiral NGC 7814, também conhecida como "Sombreiro Pequeno", com um formato em que é possível ver a borda da galáxia, proporcionando uma bela imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial americana) e da ESA (agência espacial europeia). Com um centro brilhante e uma auréola de gás que se estende para fora, a NGC 7814 tem braços espirais empoeirados que aparecem mais escuros na imagem
ESO/EFE
9.fev.2015 - NEBULOSA INCOMUM - Telescópio do Observatório de Paranal, no Chile, flagrou uma nebulosa planetária incomum. O núcleo desse objeto é formado por duas estrelas anãs brancas, cada uma com uma massa ligeiramente menor do que o Sol. Acredita-se que as duas estrelas vão se fundir lentamente durante 700 milhões de anos. Este evento vai criar um tipo de supernova que pode destruir as duas estrelas. A imagem foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, em Inglês) nesta segunda-feira (9)
Instituição Smithsonian, Museu Nacional do Ar e do Espaço
6.fev.2015 - LEMBRANÇAS DA LUA - Sacola com pertences trazidos pelo astronauta americano Neil Armstrong de sua viagem à Lua em 1969. Os objetos deveriam ter ficado na superfície lunar, mas Armstrong os guardou durante anos no armário como lembranças de seu pouso no satélite. A sacola foi descoberta por sua viúva, quando decidiu limpar um dos armários da casa. Entre os objetos está ainda uma câmera, com a qual filmou a descida do módulo lunar e os primeiros passos na Lua Mais
DLR/FU Berlin/Bill Dunford/ESA
9.fev.2015 - GELO EM MARTE - Pode parecer uma mistura de creme e chocolate, mas esta é uma imagem da superfície do planeta Marte, explorado desde 2003. A região branca, algo permanente, corresponde a uma camada de gelo no polo sul do planeta, composta de água e dióxido de carbono congelado. De perto, a camada de 3 km de espessura e 350 km de diâmetro revela picos, vales e planícies. A imagem foi feita em 17 de dezembro de 2012
Samantha Cristoforetti/ESA/Nasa
9.fev.2015 - ÁFRICA VISTA DO ESPAÇO - A astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Samantha Cristoforetti registrou esta imagem da ISS (Estação Espacial Internacional, sigla em inglês) e a postou em uma rede social em 30 de janeiro de 2015. Samantha escreveu "Um sobrevoo espetacular do Golfo de Aden e no Chifre da África #HelloEarth"
ESA/Nasa
10.fev.2015 - GALÁXIA SORRIDENTE - Em imagem feita pelo telescópio espacial Hubble, o aglomerado de galáxias SDSS J1038 e 4849 parece estar sorrindo. As duas luzes amarelas, que são as galáxias, parecem ser os olhos de um boneco, a luz branca, o nariz e as linhas do sorriso são arcos causados por um efeito conhecido como lente gravitacional forte. Aglomerados de galáxias são as estruturas de maior massa no Universo e exercem uma poderosa atração gravitacional que deforma o espaço-tempo ao seu redor, agindo como lentes cósmicas que podem ampliar, distorcer e inclinar a luz por trás deles
10.fev.2015 - RUMO À ISS - O astronauta da ESA (agencia espacial europeia), Thomas Pesquet, participará da Expedição 50 com destino à ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês). A expedição também contará com os astronautas da Nasa, Shane Kimbrough e Peggy Whitson, e com os cosmonautas russos Andrei Borisenko, Sergei Ryzhikov e Oleg Novitsky. Na imagem, Pesquet participa de um treinamento em um laboratório próximo do Johnson Space Center, da Nasa (agência espacial americana) em janeiro de 2015
Nasa/Reuters
11.fev.2015 - MATERIAL MAIS FRIO NO SOL - Linha escura é observada na parte inferior do Sol nesta imagem obtida pelo SDO (Observatório Solar Dinâmico) da Nasa (agência espacial americana) nesta quarta-feira (11). Essa linha escura representa uma enorme amostra de material mais frio que paira na atmosfera solar. De acordo com a Nasa, essa linha tem mais de mais de 852 mil quilômetros
Jody Amiet/AFP
11.fev.2015 - FOGUETE DA ESA - Foguete Vega decola da base da ESA (agência espacial europeia) em Kourou, na Guiana Francesa, nesta quarta-feira (11), para uma missão de 100 minutos. A ESA anunciou que havia lançado um protótipo de nave para retornar à Terra no final da missão para testar tecnologias para espaçonaves reutilizáveis
SpaceX/AP
12.jan.2015 - CÁPSULA NÃO TRIPULADA - A cápsula não tripulada Dragon, da empresa americana SpaceX, lançada em janeiro até a ISS (Estação Espacial Internacional), aterrissou sem problemas no oceano Pacífico. A cápsula trouxe vários equipamentos, lixo e amostras de experimentos científicos. A Dragon também reportou dois trajes espaciais com problemas de funcionamento e que a Nasa enviará à fabricante, United Technologies, para ser examinados antes de ser novamente usados pelos astronautas Mais
April I. Neander/University of Chicago/Reuters
ESCAVADOR MAIS ANTIGO - A imagem da reconstrução do esqueleto e de um exemplar do Docofossor brachydactylus foi divulgada nesta quinta-feira (12) pela Universidade de Chicago. O animal tinha uma mandíbula de aproximadamente 1,7 cm e um crânio estimado em 7 cm, e devia pesar cerca de 16 gramas. Ele vivia em tocas e se alimentava de vermes e insetos. Os cientistas descreveram hoje os fósseis de duas criaturas descobertos na China, que representam o mais antigo mamífero escavador que se tem notícia
USGS/ESA
13.fev.2015 - PAINÉIS SOLARES - Em imagem do satélite Landsat-8, feita em 23 de setembro de 2014, é possível ver os Estados americanos Nevada e Arizona. A cidade de Las Vegas é visível perto do centro. Localizada em uma bacia do deserto de Mojave, ela é cercada por uma série de cadeias de montanhas. No sudeste da cidade, estão os painéis solares que captam energia suficiente para abastecer cerca de 14.000 casas por ano. A grande área escura na foto é o Lago Mead, o maior reservatório do país. A fonte primária é o rio Colorado, que flui do leste e para o sul. Este reservatório foi criado no início de 1930, com a construção da represa de Hoover no rio Colorado. Seca e aumento da demanda de água nos últimos anos resultaram em um declínio nos níveis de água, atingindo níveis recordes no verão passado do Hemisfério Norte
Divulgação/ Nasa
14.fev.2015 - O "STAR WARS" DA NASA - Astronautas que integram a Expedição 45, que vai à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em setembro, foram apresentados pela Nasa em um pôster inspirado na saga "Star Wars". Na imagem, os astronautas vestem túnicas dos cavaleiros Jedi e seguram sabres de luz de diferentes cores. Segundo a agência espacial americana, os astronautas vão retornar à Terra em março de 2016
USGS/ESA
14.fev.2015 - Imagem feita pelo satélite Landsat-8 traz uma visão diferente da cidade de Las Vegas, cercada por montanhas e deserto. A grande área escura é o lago Mead, a maior represa do Estado de Nevada. No lado sudoeste de Las Vegas é possível ver formas escuras - que são painéis solares da usina Nevada Solar One. Essa instalação consegue gerar energia solar suficiente para atender a 14 mil residências por ano. A imagem foi feita em 23 de setembro de 2014
ESA/Rosetta/NAVCAM
14.fev.2015 - PERTINHO DE VOCÊ - Imagem feita em 9 de fevereiro pela câmera de navegação da sonda Rosetta capta imagem do cometa 67P-Churyumov/Gerasimenko a uma distância de 105 quilômetros, mostrando parte do núcleo encoberto por jatos de poeira e gás. A sonda chegou a ficar a apenas seis quilômetros de distância do cometa. A imagem foi divulgada no dia 14 de fevereiro pela ESA Mais
Reprodução/Facebook
16.fev.2015 - ENTRE OS CEM - A brasileira Sandra Maria Feliciano Silva, 51, moradora de Porto Velho (RO), está entre os cem candidatos pré-selecionados para uma missão que pretende colonizar Marte em 2025, informou a fundação Mars One, que organiza a expedição. Sandra concorreu com mais de 202 mil pessoas que se inscreveram em 2013 no programa e ainda deverá efrentar mais processos seletivos -- apenas 24 serão escolhidos no final Mais
Nasa/Reuters
18.fev.2015 - FRENTE FRIA - Em imagem feita por um satélite da Nasa em 15 de fevereiro, o lago Erie, localizado no sul dos EUA, aparece com mais de 90% de sua área congelada. O estado do 13º maior lago do mundo, em extensão territorial, é consequência de uma tempestade de inverno que paralisou grande parte do leste dos Estados Unidos. Os meteorologistas advertiram que esta semana registrou a pior frente fria em duas décadas Mais
NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
Dois registros mostram o planeta-anão Ceres a uma distância de 83 mil quilômetros. A imagem foi registrada no dia 12 de fevereiro e divulgada pela Nasa nesta quarta-feira (18). No dia 6 de março de 2015, a sonda Dawn da Nasa (agência espacial americana) chegará ao planeta-anão. O objetivo da missão será estudar a formação do sistema solar Mais
Universidade de Portsmouth
18.fev.2015 - TCHAU, TEIA DE ARANHA - Os dentes das lapas são os elementos biológicos mais duros, mais fortes inclusive que a teia de aranha, segundo um estudo realizado por engenheiros britânicos da Universidade de Porstmouth, no Reino Unido. Lapas utilizam os dentes para raspar as superfícies rochosas de onde obtêm seu alimento Mais
Zimices/Universidade de Colômbia
18.fev.2015 - DESCOBERTA PRÉ-HISTÓRICA - O fóssil de uma nova espécie de réptil marinho pré-histórico, um mosassauro parente das lagartixas e das serpentes, foi descoberto no departamento colombiano de Tolima, com alguns de seus tecidos macios ainda preservados, informou a Universidade Nacional da Colômbia (UN). A nova espécie foi batizada de Eonatator coellensis Mais
Eric Tremblay e Joe Ford/ Cortesia EPFL
19.fev.2015 - LENTE DE CONTATO COM TELESCÓPIO - Pesquisadores suíços estão desenvolvendo lentes de contato que contêm pequenos telescópios para estimular e amplificar ou reduzir a visão com uma piscadela. A nova lente de contato, de 1,55 milímetros de espessura, contêm um telescópio refletor, extremamente fino, que é ativado por piscadelas Mais
Efe
20.fev.2015 - SUPER MICROSCÓPIO - O fabricante japonês Hitachi desenvolveu o microscópio com maior resolução do mundo, baseado na transmissão de elétrons e capaz de realizar observações em nível atômico. O microscópio eletrônico de transmissão (MET) é capaz de oferecer uma resolução de 43 picometros (unidade que equivale à bilhonésima parte de um metro), ou seja, menos da metade do raio da maioria dos átomos. O aparelho, que ocupa uma sala inteira, alcança esta resolução recorde graças a uma grande concentração de seu feixe de elétrons através de cabos e circuitos especialmente desenhados para esta tarefa Mais
Reprodução
23.fev.2015 - OLHO BIÔNICO - O americano Allen Zderad, 68, voltou a enxergar graças à implantação de uma tecnologia semelhante a um olho biônico. O sistema -- chamado Segunda Visão -- permitiu a Zderad enxergar formas, discernir silhuetas humanas e inclusive enxergar seu próprio reflexo numa superfície de vidro. Mais
24.fev.2015 - REFORMA - O astronauta da Nasa Barry Wilmore prepara a ISS (Estação Espacial Internacional) para a chegada de futuras espaçonaves, em 21 de fevereiro. É possível ver Terry Virts refletido na viseira de Wilmore. As novas espaçonaves serão lançadas ao espaço no início de 2017, da Flórida, e permitirão que o tamanho da equipe cresça de seis para sete astronautas, assim como o tempo dedicado as pesquisas
JPL/Nasa
24.fev.2015 - GALÁXIA VIZINHA - Imagens astronômicas frequentemente se parecem com obras de arte. E a da galáxia Pequena Nuvem de Magalhães não é diferente. A ligeira coloração verde que se estende em direção à esquerda do quadro e a tonalidade vermelha do corpo principal da galáxia destacam um material frio, de até -260ºC. As manchas brilhantes azuis são compostos "quentes", com cerca de -150ºC. Dentro de algumas dessas áreas, novas estrelas estão nascendo. Estas estrelas recém-nascidas, por sua vez aquecem seu entorno, resultando em aglomerados intensos de gás e poeira no interior da galáxia. No geral, esta galáxia tem cerca de 1/20 do tamanho da Via Láctea. Ela pode ser vista brilhando no céu do Hemisfério Sul, e as suas regiões mais brilhantes são facilmente visíveis a olho nu
ESA
24.fev.2015 - CÉLULAS NO ESPAÇO - Componentes de células endoteliais humanas ganham cores para identificação. Em vermelho esta a proteína actina, que permite que as células se movam, dividam e reajam aos estímulos. Em azul estão os núcleos das células, contendo o DNA. O experimento Endothelial Cells será feito na ISS (Estação Espacial Internacional) para entender como as células que revestem os nossos vasos sanguíneos reagem à ausência de gravidade, já que esta não puxa o sangue em direção aos pés dos astronautas. Esta experiência tem como objetivo desenvolver métodos para ajudar a tripulação no espaço e, ao mesmo tempo, mostrar possibilidades para as pessoas na Terra, pois nossas células endoteliais se tornam menos eficazes com a idade. Células endoteliais humanas serão cultivadas no espaço por duas semanas e, em seguida, 'congeladas' quimicamente para análise na Terra
Stijn Laagland/ESA
25.fev.2015 - MINISSATÉLITE - Uma réplica do Ops-Sat, um satélite em miniatura da Agência Espacial Europeia (ESA), é exibido durante um workshop realizado neste mês. O minissatélite contém um computador 10 vezes mais poderoso do que qualquer nave espacial da ESA e tem como objetivo testar novos sistemas e técnicas de controle. O seu lançamento está previsto para 2017
25.fev.2015 - Satélite da Nasa registra poeira do deserto do Saara sendo levada pelo vento. Em média, 182 milhões de toneladas de pó deixam a África a cada ano. Desse montante, cerca de 27 milhões de toneladas são depositadas na bacia amazônica Mais
JAMESTEC
25.fev.2015 - RUMO AO FUNDO DO MAR - Concepção artística do submarino Dubbed Shinkai 12000, que será capaz de submergir abaixo dos 10.911 metros, o ponto mais profundo do oceano conhecido até o momento, na Fossa das Marianas. A missão do submarino será buscar recursos naturais e organismos no fundo marinho Mais
Nasa/AP
Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) realizaram a segunda caminhada espacial para instalar os equipamentos necessários para o acoplamento de futuras cápsulas comerciais americanas tripuladas a partir de 2017. Durante a operação, o astronauta Terry Virts relatou um problema com água em seu capacete, que não impediu a caminhada, mas levantou preocupações sobre a segurança dos trajes espaciais Mais
Divulgação/Nasa
25.fev.2015 - Uma nuvem rosa apareceu no céu de Tucson, Arizona (EUA), após o lançamento de um foguete da Nasa (agência espacial americana) em White Sands, Novo México. A missão da Nasa tem o objetivo de estudar a atmosfera da Terra
Divulgação/ Nasa
25.fev.2015 - A sonda Curiosity, da Nasa, enviou um "selfie" feita no solo de Marte, numa região chamada Mojave, no Monte Sharp, uma montanha de cinco quilômetros de altura no centro da cratera Gale, o destino da missão. A imagem é na verdade uma montagem de dezenas de fotos que a sonda enviou em janeiro. A maioria das imagens foi registrada pelas câmeras que ficam no "braço" do robô, por isso ela se parece com um "selfie"
Observatório Astronômico de Xangai/EFE
27.fev.2015 - BURACO NEGRO - Ilustração de um buraco negro supermassivo no centro de um quasar, objeto astronômico distante e poderosamente energético. Cientistas do Observatório Astronômico de Xangai, na China, acreditam ter encontrado um buraco negro maciço de massa superior a 12 bilhões de vezes a do Sol Mais
27.fev.2015 - FAMÍLIA - Um objeto cósmico recém-descoberto pode ajudar a fornecer respostas sobre como buracos negros evoluem e influenciam os seus arredores, de acordo com um novo estudo, usando o nosso Observatório de raios-X Chandra. Este objeto, NGC2276-3c, tem características semelhantes aos buracos negros de massa estelar e aos buracos negros supermassivos. Em outras palavras, este objeto junta toda a "família" de buracos negros
Airbus Defence and Space/ESA
27.fev.2015 - BÉLGICA VISTA DO ESPAÇO - Esta imagem feita por um satélite em 28 de setembro de 2011 mostra a cidade de Bruxelas, na Bélgica. A cidade é a capital da União Europeia, e é um importante centro para a política internacional. Mais a oeste, podemos ver o Warandepark, onde se encontra o Palácio Real de e o Parlamento. No nordeste da cidade, vemos as pistas do aeroporto. As áreas azuis escuras retratam a densa cobertura vegetal. No canto superior direito está a cidade de Leuven, que abriga a sede da Anheuser-Busch InBev, o maior grupo cervejeiro do mundo
ESA/Nasa
27.fev.2015 - GALÁXIA ESPIRAL - A galáxia NGC 4424, localizada na constelação de Virgo, não é visível a olho nu, mas foi flagrada pelo telescópio espacial Hubble da Nasa (Agência Espacial americana) e da ESA (Agência Espacial Europeia). Embora não pareça, a NGC 4424 é uma galáxia espiral. Em 2012, os astrônomos observaram uma supernova, nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas com mais de 10 massas solares, na galáxia. Durante uma explosão de supernova, uma estrela muitas vezes pode ofuscar uma galáxia inteira. Ao longo da região central da galáxia, nuvens de poeira bloqueiam a luz das estrelas distantes e criam manchas escuras. Para a esquerda de NGC 4424 existem dois objetos brilhantes no quadro. O mais brilhante é outra galáxia menor, conhecida como LEDA 213994, e o objeto mais perto é uma estrela anônima da Via Láctea