Veja imagens de Ciência do mês (março/2015)

Nasa/AFP
1º.mar.2015 - CAMINHADA ESPACIAL - Nesta imagem tirada de um vídeo Nasa, o astronauta norte-americano Terry Virts instala antenas e equipamento na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Virts e Barry Wilmore iniciaram neste domingo (1º) a terceira caminhada espacial para a chegada de futuras cápsulas comerciais nos próximos anos Mais
Craig Bailey/AP
2.mar.2015 - SATÉLITES DE COMUNICAÇÕES - Foguete SpaceX Falcon 9 sobrevoa o céu do condado de Brevard na Flórida (EUA) após a sua decolagem a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. O foguete transporta satélites de comunicações comerciais
2.mar.2015 - TERCEIRA CAMINHADA NO ESPAÇO - Neste domingo (1º), os astronautas Terry Virts e Barry "Butch" Wilmore, que estão em missão à bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), fizeram um passeio do lado de fora do laboratório que orbita a Terra. Essa foi a terceira caminhada espacial dos pesquisadores em oito dias. Eles completaram a instalação de cerca de 120 metros de cabos e algumas antenas do sistema Common Communications for Visiting Vehicle, conhecido como C2V2. O sistema é uma espécie de doca que servirá para abrigar veículos espaciais que visitam a estação
Efe/Nasa/Eso
2.mar.2015 - LENTE GIGANTE - O aglomerado de galáxias Abell 1689 aparece na imagem feita pelo telescópio Hubble e divulgada pelo Observatório Europeu Meridional (ESO, na sigla em inglês). Devido à sua imensa concentração de massa, o aglomerado, um dos maiores conhecidos, funciona como uma espécie de lente gravitacional. A luz proveniente de objetos de fundo do aglomerado aparece com o dobro de intensidade, aumentando o tamanho da imagem de galáxias distantes e fazendo-as visíveis. Uma delas, destacada na foto (pequenos pontos luminosos no interior do quadrado), está localizada a mais de 12 bilhões de anos-luz. Trata-se, portanto, de uma galáxia vista quando o universo tinha apenas 700 milhões de anos
Brian Villmoare/AFP
4.mar.2015 - Em imagem divulgada pela Universidade Estadual do Arizona, um pesquisador exibe um pedaço de mandíbula descoberto na Etiópia pelo estudante Chalachew Seyoum, que seria o fóssil mais antigo da espécie "Homo", à qual pertencem os seres humanos. A descoberta sugere que os ancestrais humanos viviam na área conhecida hoje como Ledi-Geraru do Estado regional de Afar, na Etiópia. Esse hominídeo teria vivido em uma área com lagos e vulcões ativos há aproximadamente 2,8 milhões de anos, ou 400 mil anos antes do que os cientistas pensavam anteriormente. A mandíbula é conhecida como LD 350-1 e foi encontrada próximo à superfície na área pesquisada em 2013 Mais
PA
4.mar.2015 - Cientistas britânicos conseguiram determinar o peso da fêmea de estegossauro "Sophie", que "recebe" os visitantes no Museu de História Natural no Reino Unido. O esqueleto foi descoberto em 2003 no estado americano de Wyoming e 85% está intacto. "Sophie" era relativamente pequena, com 3 metros de altura e 5,6 metros de comprimento, ou seja, do tamanho de um rinoceronte. Ele pesava 1,6 tonelada quando estava viva. Com esses dados, os cientistas poderão entender melhor o metabolismo e seus hábitos alimentares Mais
5.mar.2015 - BURACOS NEGROS E GALÁXIAS - Usando o observatório de raio-x Chandra, os astrônomos descobriram que o crescimento de galáxias que contêm buracos negros supermassivos, como a Abell 2597 -- vista na imagem --, pode ser retardado por um fenômeno conhecido como chuva cósmica. Este fenômeno permite que o gás quente produza nuvens de gás frio nas galáxias. Os pesquisadores analisaram os raios-x de mais de 200 aglomerados de galáxias, e acreditam que essa precipitação gasosa é a chave para a compreensão de como os buracos negros gigantes afetam o crescimento delas. "Sem estes buracos negros e os jatos [de gás], as galáxias centrais dos conjuntos de galáxias poderiam ter muitas mais estrelas do que as que têm atualmente", sustentou um dos coautores do estudo, Michael McDonald, do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos
S.Geier/Nasa/Hubble/ESA
5.mar.2015 - RÁPIDA TRAJETÓRIA - Impressão artística da fase de transferência de massa seguida de uma supernova de dupla detonação que leva à ejeção da US 708. Enquanto a ilustração mostra a supernova (abaixo, no centro) e a estrela ejetada (à esquerda) ao mesmo tempo, na realidade a supernova já teria desaparecido muito antes da estrela alcançar essa posição Mais
Agência Espacial Europeia
5.mar.2015 - Imagem de satélite divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra as mudanças na superfície ocorridas após a erupção do vulcão Villarrica, no sul do Chile. A partir de registros feitos pelo satélite Sentinel-1A em 20 de fevereiro e 4 de março, a agência produziu essa imagem que mostra as alterações provocadas pela erupção ocorrida no início de 3 de março. Milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas, após o vulcão entrar em erupção pela primeira vez em 15 anos Mais
Bill Ingalls/Nasa
5.mar.2015 - O astronauta americano Scott Kelly, da Nasa, realiza treinamento no simulador Soyuz, no Centro de Treinamento Gagarin de Cosmonautas, no dia 4 de março, na Rússia. Kelly e os russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka se preparam para ir ao espaço a bordo da espaçonave Soyuz, seguindo para a Estação Espacial Internacional. A partida do trio para o espaço deve ocorrer no dia 28 de março, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Kelly e Kornienko devem voltar à Terra apenas em março de 2016
JPL-Caltech/Nasa
6.mar.2015 - NA ÓRBITA DE CERES - A sonda americana Dawn entrou nesta sexta-feira (6) em órbita de Ceres, o menor planeta anão do Sistema Solar. Com o feito, a sonda tornou-se a primeira nave de exploração espacial a alcançar a órbita de um planeta anão. Depois de ser capturada pela gravidade de Ceres às 12h39 GMT, a Dawn inicia 16 meses de exploração da superfície deste pequeno planeta a fim de estudar sua estrutura e reunir pistas que ajudem a entender melhor a formação do Sistema Solar. O planeta anão se encontra no cinturão de asteroides situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter Mais
Nasa/AP
6.mar.2015 - NA ÓRBITA DE CERES - Nesta imagem feita em 1° de março e divulgada pela Nasa (agência espacial americana) nesta sexta-feira (6), a sonda Dawn capta a imagem do planeta-anão Ceres. A imagem foi feita a 48,3 mil quilômetros de distância. A sonda Dawn vai iniciar uma missão de exploração que durará 16 meses Mais
Israel Ángel Mijangos/EFE
6.mar.2015 - Alpinistas iniciaram nesta quinta-feira (5) o resgate de um corpo mumificado encontrado ao cume do vulcão Pico de Orizaba, no Estado mexicano de Puebla, no último domingo (1º). Segundo as autoridades, o corpo foi encontrado a cerca de 5.500 metros acima do nível do mar e pode ter caído e sido enterrado há meio século. O ex-alpinista Luis Espinosa, lembrou que há mais de 55 anos foi com um grupo subir ao vulcão e enfrentou uma avalanche que matou quatro deles, sendo que apenas um corpo foi resgatado. Espinosa acredita que esta seja a chance de encontrar os três amigos. A imagem foi retratada pelo alpinista Anjo Mijangos e divulgada exclusivamente pela Efe nesta sexta-feira (6) Mais
Divulgação/ Nasa
6.mar.2015 - TESTANDO A TEORIA DE EINSTEIN - Nesta imagem registrada pelo telescópio Hubble e divulgada pela Nasa, a seta aponta para as múltiplas imagens da Supernova Refsdal, localizada a 9,3 bilhões de anos-luz da Terra. A imagem está ajudando cientistas a testar a teoria de Einstein Mais
Jean Revillard/Reuters
9.mar.2015 - LÁ VEM O SOL - O avião Solar Impulse 2 voa decolou do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses Mais
H. Schroeder et. al/PNAS
9.mar.2015 - Maxila e mandíbula de um dos três esqueletos do século 17 da ilha caribenha de St. Martin que apresentam um tipo em comum de modificação dental africana. A procedência dos três homens só foi conseguida porque os cientistas fizeram uso de um novo teste de DNA Mais
Andy Rain/Efe
10.mar.2015 - MÚSICA NO ESPAÇO - A soprano britânica Sarah Brightman revelou durante entrevista coletiva em Londres que planeja cantar na Estação Espacial Internacional (ISS), para onde viajará este ano depois de pagar 52 milhões de dólares pela passagem. A soprano, que completará 55 anos em agosto, já iniciou preparativos para sua viagem de dez dias para o espaço, que deve ocorrer em setembro. Uma nave russa Soyuz levará a cantora, que será acompanhada por dois cosmonautas, o russo Serguéi Vólkov e o dinamarquês Andreas Mogensen. Em caso de êxito em sua viagem, a britânica se tornará a oitava turista espacial da história e a primeira turista a visitar a ISS desde a visagem do fundador do "Cirque du Soleil", o canadense Guy Laliberté, em 2009 Mais
Y. Beletsky/Carnegie Observatories
10.mar.2015 - NA ÓRBITA DA VIA LÁCTEA - Cientistas descobriram nove galáxias anãs orbitando a Via Láctea. Nesta imagem se destaca as Nuvens de Magalhães e os Telescópios Auxiliares no Observatório Paranal, no Deserto do Atacama, no Chile. Apenas seis dos nove objetos recém-descobertos estão presentes nesta imagem. Os outros três estão fora do campo de visão. Os objetos agrupados mostram Eridanus 1, Horologium 1 e Pictoris 1 Mais
David Linstead/Welcome Images 2015
10.mar.2015 - O prêmio Wellcome Image Awards, que premia as melhores imagens científicas, anunciou os 20 finalistas. Entre eles está o corte transversal da língua de um gato, feito por David Linstead Mais
Samantha Cristoforetti/ESA
11.mar.2015 - SPACE INVADERS - Inspirada pelo videogame icônico dos anos 1970 e pelos mosaicos criados pelo artista francês conhecido como Space Invader, a astronauta Samantha Cristoforetti fez esta imagem na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O artista espalhou seus aliens urbanos em mais de 60 cidades, incluindo São Paulo, Roma, Paris e Nova York. Em 2012, ele enviou um mosaico para a estratosfera a bordo de um balão. Imagens do invasores espaciais podem ser encontradas nos escritórios da Agência Espacial Europeia (ESA) por toda a Europa. O controle de terra da ESA acredita que o invasor estará bem ativo este ano
European Southern Observatory
11.mar.2015 - CONSTELAÇÃO ARA - A imagem feita pela OmegaCAM no VLT Survey Telescope no Observatório Paranal destaca uma seção da constelação de Ara. No centro da imagem está o aglomerado jovem NGC 6193, e à direita a nebula de emissão NGC 6188, iluminada pela radiação iônica emitida pelas estrelas mais brilhantes ao redor Mais
Denis Balibouse/Reuters
11.mar.2015 - ACELERADOR DE PARTÍCULAS MAIS PODEROSO DO MUNDO - Os botões do LHC (Grande Colisor de Hádrons, sigla em inglês) estão prontos para serem ligados no Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), em Prevessin, próximo a Genebra (Bruxelas), nesta quarta-feira (11). O centro irá anunciar nesta quinta que o LHC, o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, começará o seu segundo ano de funcionamento - de três anos. Após passar por reparos substanciais e melhorias nos últimos dois anos, o acelerador que mede 27 km, será iniciado na potência máxima
Denis Balibouse/Reuters
11.mar.2015 - ACELERADOR DE PARTÍCULAS MAIS PODEROSO DO MUNDO - Técnicos trabalham no Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), na Suíça, nesta quarta-feira (11). O centro irá anunciar nesta quinta que o LHC, o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, começará o seu segundo ano de funcionamento - de três anos. Após passar por reparos substanciais e melhorias nos últimos dois anos, o acelerador que mede 27 km, será iniciado na potência máxima
Nasa/SDO/Divulgação
11.mar.2015 - TEMPESTADE SOLAR - O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (agência espacial norte-americana) capturou uma tempestade solar de nível médio, nesta quarta-feira (11), que parece nesta imagem aparece em forma de flash, no lado esquerdo do Sol. A radiação proveniente das explosões não são capazes de atravessar a atmosfera da Terra, o que afetaria fisicamente aos seres humanos, mas sua intensidade é suficiente para atrapalhar a transmissão de sinais de GPS
Nasa/AFP
11.mar.2015 - RUMO A MARTE - A Nasa realizou nesta quarta-feira (11) um primeiro teste em solo de um foguete auxiliar destinado a equipar o futuro veículo de lançamento de carga pesada da agência espacial norte-americana, o "Space Launch System" (SLS), que será utilizado para cumprir a meta de viajar até Marte. Mais
Marcos Ozanan/Jornal A Plateia
11.mar.2015 - MELHOR FOTO DO MÊS DA ELAT - O Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) elegeu esta foto de queda de raio em Santana do Livramento (RS) como a melhor do mês de fevereiro. A imagem, divulgada nesta quarta-feira (11), é do fotografo Marcos Ozanan. Todo os dos meses o Elat vai escolher a melhor foto de raio enviada pelos leitores. A imagem ficará na página principal do site durante 30 dias. No final de 2015, será escolhida a melhor foto do ano, que será divulgada em todos os canais de comunicação do grupo
Bill Ingalls/ Nasa/ AFP
12.mar.2015 - VOLTA À TERRA - A cápsula russa Soyuz TMA-14M retornou à Terra nesta quinta-feira (12) no Cazaquistão com três astronautas procedentes da Estação Espacial Internacional (ISS). A primeira mulher cosmonauta da história moderna da Rússia, Elena Serova; o cosmonauta russo Alexander Samokutyaev e o astronauta americano da Nasa, Barry Wilmore, voltaram à Terra após permanecer 169 dias na ISS Mais
ESA/DLR/FU Berlin
12.mar.2015 - FACE DE MARTE - Na divisa entre as terras altas do sul, cheias de crateras, e as planícies lisas do norte de Marte há uma área esculpida pela água e pelo gelo. A imagem foi registrada pela câmera estéreo de alta resolução da nave Mars Express, da ESA (Agência Espacial Europeia)
Divulgação
11.mar.2015 - MONSTRO MARINHO - Ilustração do Aegirocassis benmoulae (da extinta família dos anomalocaridídeos), um monstro marinho similar a um crustáceo de dois metros de comprimento, que vagava pelos mares há 480 milhões de anos, e se alimentava de plâncton, assim como as baleias. É um dos maiores artrópodes que já viveu na Terra, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido Mais
NASA/ESA
12.mar.2015 - OCEANO SUBTERRÂNEO EM JÚPITER - Cientistas da Nasa, agência espacial americana, anunciaram nesta quinta-feira que o telescópio espacial Hubble encontrou evidências de que existe um oceano subterrâneo de água salgada em Ganimedes, a maior lua de Júpiter. Segundo as observações o oceano pode ter mais água do que toda a superfície da Terra. A descoberta é importante na busca de formas de vida em outros planetas
Nasa/EFE
13.mar.2015 - EXPLOSÃO SOLAR - Fotografia divulgada pelo Solar Dynamics Observatory da Nasa mostra uma explosão solar que aconteceu nesta sexta-feira
Xinhua
13.mar.2015 - VULCÃO NA LUA - O robô explorador espacial chinês Yutu encontrou nove camadas no subsolo da lua, com indícios de múltiplos processos geológicos, inclusive erupções vulcânicas, informou nesta sexta-feira a agência oficial "Xinhua". Estes resultados preliminares, baseados nas medições realizadas pelo veículo espacial por meio de um radar introduzido no subsolo lunar, apontam que o satélite terrestre tem uma história geológica mais complexa do que se pensava Mais
Nasa/AFP
13.mar.2015 - CICLONE EM VANUATU - Esta imagem de satélite da Nasa flagra o ciclone tropical Pam chegando a Vanuatu, país localizado na Oceania. Elevado à categoria 5, o ciclone causou enchentes e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas, disseram autoridades. Cerca de 270 mil pessoas vivem no local. O governo de Vanuatu emitiu alertas vermelhos para quatro províncias. De acordo com meteorologistas, os ventos podem atingir até 230 km/h Mais
ESA
16.mar.2015 - PLASMA CORONAL E O SOL - Filamentos e erupções energéticas do Sol são flagradas em imagem feita em 25 de julho de 2014 pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Em torno da superfície solar há a corona, uma atmosfera rarefeita de plasma superaquecido que cobre a estrela e se estende por milhões de quilômetros no espaço. Este plasma coronal atinge temperaturas de milhões de graus em algumas regiões -- a superfície do Sol atinge cerca de 6.000ºC. Embora alguns desses laços de plasma fiquem perto da superfície solar, outros podem "se esticar" para o espaço e acabam sendo varridos para fora do Sistema Solar. Estas erupções, constituídas de grandes quantidades de gás incorporado em linhas do campo magnético, podem ser perigosas para os satélites, causando interferência em equipamentos de comunicação ou danificando infraestrutura vital na Terra
AFP
16.mar.2015 - TREINAMENTO PARA ISS - O astronauta americano Scott Kelly e os cosmonautas russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko (esquerda para direita), posam em frente ao veículo espacial Soyuz TMA-16M em um departamento de montagem de Baikonur, no Cazaquistão. A tripulação deve embarcar para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 27 de março
JHUAPL/Carnegie/NASA
16.mar.2015 - SÓ O MELHOR - A Nasa (agência espacial americana) divulgou o que vem sendo considerado pelos cientistas como as melhores imagens do planeta Mercúrio. Enviadas pela sonda Messenger, que se aproxima do final de sua missão, previsto para 30 de abril, as imagens revelam as profundezas de crateras, com gelo em sua superfície, apesar de o planeta estar tão próximo do Sol. Sombras permanentes nas crateras de Mercúrio permitem que o gelo 'sobreviva' nas superfície. As fotos foram divulgadas em 16 de março Mais
Rene Moreira/Estadão Conteúdo
17.mar.2015 - NO TEMPO DOS DINOSSAUROS - Fósseis de 80 milhões de anos, incluindo parte do fêmur de um titanossauro, são achados em obra de condomínio no bairro São Bento, em Uberaba, em Minas Gerais. Os fósseis são partes de animais pré-históricos que irão para o acervo do Museu dos Dinossauros, no sítio arqueológico de Peirópolis, também em Uberaba
Taichi Nakamura/spaceweathergallery.com
17.mar.2015 - ESPETÁCULO DE CORES - De acordo com meteorologistas do Space Weather Prediction Center, a tempestade geomagnética que atingiu a atmosfera da Terra foi causada pela combinação de duas explosões de uma região de manchas solares ativas. Os "golpes" causados pelas ejeções na atmosfera terrestre têm causado vívidas auroras, que se estendem até o sul do Estado norte-americano de Michigan, segundo o The Washington Post Mais
Nasa/University of Colorado
18.mar.2015 - LUZES DE NATAL - A nave espacial Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution), que orbita Marte, observou dois fenômenos inesperados na atmosfera do Planeta Vermelho: uma nuvem de poeira de alta altitude e uma aurora que penetra profundamente na atmosfera marciana. Os cientistas não sabem se a nuvem é um fenômeno temporário ou algo duradouro. Tampouco há conhecimento sobre a composição da nuvem de poeira, cuja densidade é maior em altitudes mais baixas. No entanto, ela não representa riscos para a Maven e outras espaçonaves. Já a aurora, um brilho ultravioleta provocado ??por partículas energéticas que atravessam a atmosfera, ganhou o nome de "luzes de Natal" por ter sido observado pela primeira vez cindo dias antes do dia 25 de dezembro de 2014. Na imagem, concepção artística da Maven observando a aurora
Copernicus data/ESA
18.mar.2015 - PARIS NO RADAR - Paris aparece como um conjunto brilhante de reflexões de radar ao longo do rio Sena, em imagem de radar feita pelo satélite Sentinel-1A. As cores que aparecem foram geradas artificialmente a partir da captura da imagem
Nasa/Divulgação
18.mar.2015 - As explosões estelares ajudam cientistas a compreenderam melhor como as estrelas nascem, vivem e morrem e como interagem com o meio ao redor. Usando o Observatório Chandra de raio-x, da Nasa, astrônomos tem estudado uma estrela em participar, a GK Persei, o que pode ajudar a desvendar a dinâmica de outras erupções estelares maiores. Hoje, os astrônomos citam a GK Persei como uma "nova clássica", formada por uma explosão termonuclear na superfície de uma estrela anã branca, o remanescente denso de uma estrela semelhante ao Sol. Em 1901, a GK Persei se tornou uma sensação no mundo astronômico quando apareceu de repente como uma das estrelas mais brilhantes no céu
ESA/Efe
20.mar.2015 - MELHOR VISÃO - Montagem de fotos mostra estágios do eclipse total do Sol registrado pelo satélite Proba-2 da ESA (Agência Espacial Europeia). Milhares de pessoas contemplaram o céu em ilhas remotas do Ártico para observar o fenômeno, num espetáculo que também foi parcialmente observado por milhões na Europa, África e Ásia. Mais
Hubble Heritage Team/Nasa/ESA
23.mar.2015 - GOLFINHO OU PINGUIM? - O que você vê nesta imagem feita pelo telescópio da Hubble: um golfinho ou um pinguim? A forma avermelhada, que lembra o pinguim, é composta pela galáxia chamada NGC 2936, que aparece tão disforme porque interage com a galáxia em azul, com formato de golfinho, chamada de NGC 2937. Juntas, essas duas galáxias formam o par apelidado de Arp 142. A NGC 2937 pode parecer pequena em comparação a NGC 2936, mas sua influência gravitacional é forte. Em cerca de um bilhão de anos, ambas podem se unir para formar uma única galáxia. A imagem foi feita em junho de 2013
NASA
TESTE PARA CHEGAR À LUA - Há 50 anos, a nave Gemini era lançada no espaço com os astronautas Virgil Grisson e John Young a bordo. O segundo projeto tripulado da Nasa consistia em uma nave com capacidade para dois astronautas e manobras em órbita da Terra. Os principais objetivos da missão foi testar a acoplagem em órbita e atividades extraveiculares
Nasa/AFP
24.mar.2015 - NATHAN - O ciclone tropical Nathan é flagrado sobre a Austrália por satélite da Nasa
Marc Boulay Cossima Productions/ Universidade de Edimburgo/ AP
24.mar.2015 - SUPER SALAMANDRA - Pesquisadores descobriram fósseis de um anfíbio carnívoro gigante que vivia em lagos e rios no início da era dos dinossauros. O predador, que foi apelidado de "super salamandra", viveu na Terra há mais de 200 milhões de anos e teria dois metros de comprimento e um peso aproximado de 100 kg. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo disseram que os fósseis do "Metoposaurus Algarvensis" encontrados em Loulé, na região do Algarve, em Portugal, são de um dos maiores predadores que já viveram na Terra. Na foto, concepção artística do anfíbio pré-histórico divulgada pela Universidade de Edimburgo
Francisco Seco/ AP
24.mar.2015 - FÓSSIL DE ANFÍBIO GIGANTE - O paleontologista português Octávio Mateus examina o fóssil do animal pré-histórico "Metoposaurus Algarvensis", em museu em Lourinha, Portugal. O anfíbio, considerado um dos maiores predadores da era dos dinossauros, viveu há mais de 200 milhões de anos e podia atingir o tamanho de um carro pequeno
NASA, ESA Y. Izotov (MAO, Kyiv, UA) and T. Thuan (University of Virginia)
24.mar.2015 - ORIGENS DO UNIVERSO - A galáxia anã Zwick 18 pode ajudar a entender a história do universo, sugere um estudo de colaboração internacional publicado na última edição do "The Astrophysical Journal Letters". A imagem leva os astrônomos a identificá-la como a galáxia que contém as estrelas mais leves, ou seja, possui pouco metal pesado em sua composição. Os modelos existentes sugerem que a primeira geração de estrelas, feito quase que exclusivamente de hidrogênio e hélio, eram diferentes de das mais recentes galáxias, cheias de massa de liberando intensa radiação
NASA/AP
24.mar.2015 - MARATONA EM MARTE - O módulo Opportunity, da Nasa (agência espacial americana) fez estas imagens do Vale Maratona, um local a oeste da borda da cratera Endeavour em 6 de janeiro de 2015 e divulgada hoje. O local foi escolhido como área de pesquisa porque observações haviam mostrado que o instrumento de leitura (Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer for Mars ou CRISM) a bordo da sonda Mars Reconnaissance teria registrado evidência de minerais de barro, uma pista que poderia levar a ambientes com a existência de água há muitos anos. Quando o robô terminar sua exploração no vale já terá excedido a distância de uma autêntica maratona olímpica, ou seja, 42 quilômetros pelo planeta vermelho
NASA/Bill Ingalls
25.mar.2015 - PREPARANDO PARA O PASSEIO - A nave espacial Soyuz TMA-16M é rebocada de hangar para ser colocada em plataforma de lançamento no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O astronauta americano Scott Kelly e os cosmonautas russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka partirão na Soyuz rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) no dia 28 de março (no horário do Cazaquistão). Em viagem de um ano, Kelly e Kornienko voltarão para a Terra em março de 2016, a bordo da Soyuz TMA-18M
ESA/ATG medialab
25.mar.2015 - VENTO ESTELAR - Astrônomos descobriram que os ventos de gás interestelar emitidos por um buraco negro supermassivo estão impedindo a criação de novas estrelas. Os buracos negros supermassivos são encontrados no coração da maioria das galáxias, sendo muito compactos, densos e com uma massa que supera bilhões de vezes a do nosso Sol. A maioria é passivo, como o que existe dentro da Via Láctea. Porém, outros, devoram a matéria com incrível apetite. O estudo foi publicado nesta semana na revista Nature. O registro foi feito no observatório espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA)
Xinhua/Nasa
25.mar.2015 - RETIRADA DE ASTEROIDE - Em concepção artística fornecida pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana, na sigla em inglês), nave espacial não tripulada extrai rocha de um asteroide. A Nasa anunciou nesta quarta-feira (25) que decidiu retirar um fragmento de rocha de asteroide ao invés de rebocá-lo, como parte do ambicioso projeto da missão Asteroid que irá testar as habilidades necessárias para futuras expedições humanas a Marte Mais
Norman Kuring/Nasa/AFP
26.mar.2015 - MARES - Satélite da Nasa registra imagem do mar Amarelo, que banha o leste da China e o oeste das Coreias. A região do mar de Bohai, do mar Amarelo (ao centro), e do mar da China Oriental (inferior) é uma das áreas oceânicas mais turvas e dinâmicas do mundo, segundo o especialista em coloração de oceanos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional Menghua Wang. Na imagem, a área marrom ao longo da China mostra uma água turva, vista em regiões costeiras. De acordo com Wang, a pouca profundidade da água, correntes de maré e fortes ventos contribuem para a mistura de sedimentos
Samantha Cristoforetti/ESA
26.mar.2015 - LUZ DO SOL NO ESPAÇO - A astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Samantha Cristoforetti registrou essas imagens durante sua missão de seis meses no espaço. Ao viajar a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, os astronautas podem aproveitar o nascer e pôr do sol 16 vezes por dia, já que a estação orbita o planeta Terra. As cores aparecem como se a luz do sol fatiasse a atmosfera. O pôr do sol acontece muito rápido em órbita. Essas duas fotos foram tiradas dois minutos antes do sol desaparecer e 45 minutos depois ele estava de volta Mais
Divulgação/ Historical Biology
26.mar.2015 - FLOR JURÁSSICA - Um grupo de pesquisadores achou no nordeste da China o que poderia ser a flor mais antiga do mundo, um espécime de aproximadamente 160 milhões de anos (do período Jurássico). O achado aparece no último número da "Historical Biology", uma publicação britânica especializada em paleontologia, na qual detalha que a flor - denominada "Euanthus panii"-, poderia ter 162 milhões de anos Mais
Bill Ingalls/NASA
27.mar.2015 - Astronautas embarcam na nave espacial Soyuz TMQ-16M em Baikonur, no Cazaquistão. No topo, Mikhail Kornienko, cosmonauta da agência espacial russa (Roscosmos), no centro o astronauta da NASA (agência espacial americana) Scott kelly e o cosmonauta Gennady Padalka, também da Roscosmos. Kelly e Kornienko passarão um ano no espaço e retornarão à Terra na Soyuz TMA-18M, em março de 2016. A maioria das expedições para a estação espacial duram até seis meses. Ao dobrar a extensão desta missão, os pesquisadores esperam entender melhor como o corpo humano reage e se adapta a um voo espacial de longa duração. O conhecimento será importante para o planejamento de futuras viagens a Marte
AFP
29.mar.2015 - EXPEDIÇÃO 43 - Astronauta Scott Kelly, e cosmonautas Gennady Padalka e Mikhail Kornienko (na primeira fila) são recebidos por Samantha Cristoforetti, Anton Shkaplerov e Terry Virts na Estação Espacial Internacional. A nave espacial Soyuz chegou na sexta-feira (27) a ISS. Scott Kelly e passarão 342 dias na ISS. Já o terceiro tripulante, o russo Gennady Padalka, ficará no espaço durante o período habitual de seis meses. O trio que já estava na estação deve retornar a Terra em maio. Kelly, 51, e Kornienko, 54, farão uma missão especial de teste dos efeitos de voos espaciais sobre o corpo humano durante longos períodos. Será o tempo ininterrupto mais longo dentro da ISS desde que a estação recebeu o primeiro visitante, em 2000
ESA/Nasa
30.mar.2015 - QUENTE OU FRIO? - Um cenário de nuvens de fogo, mares de magma e rajadas de vento quente. Nada disso há nesta imagem. Trata-se da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia fria composta de gás, poeira e estrelas. A imagem, obtida pelo observatório espacial Herschel, da ESA (Agência Espacial Europeia) e pelo telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial dos EUA), mostra as diferenças de temperatura de regiões distintas do aglomerado. As manchas em laranja escuro e as áreas verdes e vermelhas são de poeira fria. Já as em azul e branco são locais quentes, onde há formação de estrelas. Na área brilhante localizada na parte inferior esquerda está a nebulosa da Tarântula, um verdadeiro berçário de estrelas, região de imenso calor
AP
30.mar.2015 - Equipe de terra faz a manutenção no avião Solar Impulse 2, que pousou no Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei, na China. O avião, que é movido a energia solar, realizou uma jornada de mais de 20 horas, cruzando 1.375 quilômetros a partir de Mandalay, em Myanmar, em sua quinta etapa para a circunavegação global Mais
Divulgação/ESA
31.mar.2015 - MAPA DAS GALÁXIAS - Os satélites Planck e Herschel, foram desenhados para cartografar e analisar o cosmos desde uma órbita situada a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. A imagem central mostra a Via Láctea: o risco no meio do desenho oval se refere à poeira cósmica de nossa galáxia. Os pontos pretos mostram a localização das protogaláxias, grupos de dezenas de galáxias que ainda estão se formando e que são, portanto, relativamente menores e "mais compactas" que a nossa. As imagens ao redor mostram a densidade de cada uma Mais
Samantha Cristoforetti/AP
1º.abr.2015 - FUNIL DO TUFÃO "MAYSAK" - Em imagem registrada pela astronauta Samantha Cristoforetti, a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na terça-feira (31) e divulgada nesta quarta-feira (1º), pode-se ver o funil do tufão "Maysak" sobre o oceano Pacífico Mais
Samantha Cristoforetti/AP
1º.abr.2015 - OLHO DO TUFÃO - Detalhe ampliado do funil do tufão "Maysak" sobre o oceano Pacífico. A Imagem foi registrada pela astronauta Samantha Cristoforetti a partir da ISS na terça-feira (31) e divulgada nesta quarta-feira (1º). Pelo menos quatro pessoas morreram em consequência da passagem do tufão por várias pequenas ilhas da Micronésia Mais