Hubble completa 25 anos: veja lindas imagens feitas pelo telescópio

Nasa
24.abril.2015 - Nesta sexta-feira (24) o Telescópio Espacial Hubble completa 25 anos. O telescópio foi lançado em 1990 pela Nasa (agência espacial americana) na Estação Kennedy, na Ilha Merritt, nos Estados Unidos
Wang Lei/Xinhua
23.out.2014 - Visitante observa a nova exposição "HUBBLE@25", montada para celebrar o 25º aniversário de lançamento do telescópio espacial Hubble da Nasa (agência espacial americana), no museu Intrepid Sea, Air & Space, em Nova York, nos Estados Unidos. A exposição traz as imagens produzidas pelo telescópio, ferramentas que foram usadas para consertá-lo no espaço e outros detalhes da história do Hubble
Nasa
19.mar.2015 - O astronauta americano Story Musgrave participou de três das cinco caminhadas espaciais na primeira missão de reparos do telescópio Hubble em 1993, que ele descreveu simplesmente como "um balé". Ele era considerado uma "figura", até mesmo pelos colegas, e costumava dormir de cabeça para baixo, como um morcego, a fim de se preparar para missões espaciais
Nasa/ESA/Hubble
6.jan.2015 - Em 1995, o Hubble registrou imagens dos chamados "Pilares da Criação", na Nebulosa da Águia, ou M16. As três colunas gigantes de gás apareciam em meio a um aglomerado de estrelas. Cientistas revelaram a nova foto dos pilares com mais detalhes sobre a estrutura dos gases e mostrando a base pela primeira vez
EFE
22.abr.2015 - A galáxia Sothern Pinwheel, que está a 15 milhões de anos-luz da terra, é uma das imagens que faz parte do livro "Expanding Universe", de Taschen. A obra recopila 25 anos de imagens enviadas à Terra pelo telescópio Hubble
Hubble Heritage Team/Nasa/ESA
23.mar.2015 - O que você vê nesta imagem feita pelo telescópio da Hubble: um golfinho ou um pinguim? A forma avermelhada, que lembra o pinguim, é composta pela galáxia chamada NGC 2936, que aparece tão disforme porque interage com a galáxia em azul, com formato de golfinho, chamada de NGC 2937. Juntas, essas duas galáxias formam o par apelidado de Arp 142. A NGC 2937 pode parecer pequena em comparação a NGC 2936, mas sua influência gravitacional é forte. Em cerca de um bilhão de anos, ambas podem se unir para formar uma única galáxia. A imagem foi feita em junho de 2013
J. Lotz/Nasa
16.out.2014 - O Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, detectou uma das galáxias mais distantes já vistas, que é pequena e fraca. Estima-se que ela esteja a mais de 13 bilhões de anos luz de distância. Esta galáxia oferece uma olhada no passado, nos anos de formação do universo
NASA
13.out.2014 - Galáxias espirais ou aglomerados de estrelas são exemplos de corpos celestiais belos. Mas alguns dos melhores exemplos dessa beleza surgem durante a morte de estrelas de massa intermediária, quando grandes nuvens de gás superaquecido são expelidas no espaço, como nesta nebulosa NGC 6302, mais conhecida por nebulosaa borboleta, captada nesta imagem pelo telescópio Hubble, da Nasa
J. Hughes/Rutgers/CXC/Nasa
26.jan.2015 - Quando uma estrela maciça explodiu na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via Láctea, deixou para trás esse escudo de detritos chamado SNR 0519-69,0. Aqui, o observatório de raios-X Chandra nos permite ver gás (azul). A borda exterior da explosão (vermelha) e estrelas no campo de visão são observadas em luz do telescópio Hubble
Nasa/ESA/Hubble
19.dez.2014 - Este "glitter cósmico" é uma galáxia anã compacta e azul conhecida como Markarian 209. A imagem foi feita pelas Wide Field Camera 3 e Advanced Camera for Surveys, do telescópio espacial Hubble. Galáxias desse tipo possuem tons de azul e são de tamanho compacto, ricas e gás e pobres em elementos pesados. Esses elementos são frequentemente estudados pelos astrônomos nas investigações sobre a formação das estrelas, pois supostamente possuem condições semelhantes com as da origem do universo. Markarian 209 ainda é muito jovem, em termos estelares, e tem até 3 milhões de anos. Para efeito de comparação, o sol tem cerca de 4,6 bilhões de anos
Nasa/AFP
12.dez.2014 - Imagem divulgada pela Nasa, feita pelo telescópio espacial Hubble, mostra o par de galáxias NGC 2207 e IC 2163, localizadas a cerca de 130 milhões de anos-luz da Terra. As galáxias já sediaram três explosões de supernovas nos últimos 15 anos
Hubble Heritage Team/Nasa/ Esa
24.nov.2014 - A Nasa divulgou imagem colorida (para facilitar visualização) do registro feito pelo telescópio Hubble que mostra um farol cósmico, conhecido como a nebulosa do ovo, a cerca de 3.000 anos-luz da Terra. A nebulosa fica nesta forma quando a estrela está morrendo e seus restos quentes se iluminam brevemente ao serem expelidos e entrarem em contato com gás e poeira. A nebulosa do ovo é uma protonebulosa planetária, mas está longe de ser um planeta, recebeu esse título um pouco enganador, pois, quando descobriram tais corpos, no século 18, eles se assemelhavam com planetas do nosso sistema solar ao serem vistos através de telescópios
AFP/Nasa/ESA/Hubble
13.nov.2014 - Imagem obtida pelo telescópio Hubble, da Nasa (agência espacial americana), mostra a nebulosa NGC 1501, também conhecida como nebulosa da ostra, localizada na constelação da Girafa. Com nuvens irregulares e repleta de regiões acidentadas, a nebulosa possui uma estrela central brilhante, que pode ser visto facilmente nesta imagem. Ainda que estrelas variáveis não sejam incomuns, é raro encontrar uma no coração de uma nebulosa planetária. Descoberta por William Herschel em 1787, NGC 1501 é uma nebulosa planetária que está a pouco menos de 5.000 anos-luz de distância
Hubble/Nasa/ESA/Reuters
22.out.2014 - Telescópio Hubble da Nasa (agência espacial americana) registra uma parte da nebulosa da Tarântula, localizada na Grande Nuvem de Magalhães, que é uma pequena galáxia próxima da Via Láctea. Segundo a Nasa, ela é vista no céu como uma mancha desfocada
Nasa/ESA/Hubble/AFP
25.set.2014 - Imagem obtida pelo telescópio Hubble, da Nasa (agência espacial americana), mostra uma singularidade cósmica da galáxia anã DDO 68. Com a presença irregular de estrelas e nuvens de gás, ela parece uma galáxia mais jovem do que realmente é
G. Bacon (STScI)/NASA
Hubble/Nasa/ESA/EPA/Efe
8.set.2014 - Em imagem não datada, o telescópio espacial Hubble registrou a galáxia espiral conhecida como PGC 54493, localizada na constelação de Serpente (à esquerda). A galáxia faz parte de um aglomerado de galáxias que tem sido estudado por astrônomos devido a um fenômeno conhecido como efeito gravitacional fraca - possivelmente causado pela misteriosa matéria escura
Reprodução/Instagram
19.out.2014 - O cometa Siding Spring passa a apenas 132 mil km de distância da superfície de Marte. É cerca de um terço da distância entre a Terra e a Lua. A imagem acima foi capturada pela câmera presente no telescópio espacial Hubble e divulgada pela Nasa em seu Instagram
Nasa/ESA/AFP
18.set.2014 - Ilustração feita a partir de imagens do telescópio espacial Hubble do buraco negro supermaciço da galáxia anã M60-UCD1
Nasa/Divulgação
27.ago.2014 - Astrônomos capturaram pela primeira vez um vislumbre dos primeiros estágios da construção de uma galáxia massiva. O "canteiro de obras", apelidado de Sparky, é um núcleo galáctico denso ardente com as luzes de milhões de estrelas recém-nascidas que estão se formando em uma velocidade voraz. A descoberta só foi possível graças a observações combinadas dos telescópios Hubble e Spitizer, da Nasa; do Observatório W.M. Keck, em Mauna Keam, no Havaí (EUA); e do observatório espacial Herschel da ESA