Veja imagens de Ciência do mês (maio/2015)

Ye Aung Thu/AFP
1.mai.2015 - CHUVA DE METEOROS - Nesta imagem feita em longa exposição, chuva de meteoros líridas é avistada no céu em Thanlyin, em Mianmar. Nesta visão, os meteoros cruzam o céu próximo à Via Láctea. A chuva de meteoros ocorreu a partir de 21 de abril de 2015 Mais
Shana S. Weber / USGS, Universidade de Princeton/AP
1º.mai.2015 - O NOME DELE É PIKACHU - O ili pika, mamífero que inspirou o Pikachú, é uma das espécies em extinção nesta foto de 2005. A espécie está em apuros porque tem poucos lugares para fugir do calor. As mudanças climáticas podem levar até um sexto das espécies de animais e plantas da Terra à extinção, a menos que os governos cortem as emissões de gases do efeito estufa, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista Science. As espécies da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia são as que sofrem os maiores riscos, já que vivem em áreas menores ou não podem migrar facilmente para se adaptarem às ondas de calor, enchentes e ao aumento nos níveis dos mares Mais
LTBO/Nasa
1ºmai.2015 - OLHO DE LOKI - Imagem da maior depressão vulcânica, chamada de Loki, localizada na lua mais distante de Júpiter, descoberta em 1610 por Galileu Galilei. Essa lua de Júpiter é o corpo celeste mais ativo geologicamente em nosso sistema solar. Há centenas de áreas vulcânicas em sua superfície, coberta em grande parte com enxofre e dióxido de enxofre. O lago de lavas formado de Loki dá origem a um aumento do emissão térmica que tem sido regularmente observado da Terra. Loki, a apenas 124 milhas de diâmetro e pelo menos 373 milhões milhas da Terra, era, até recentemente, pequeno demais para ser analisado em detalhes. As primeiras imagens foram feitas pelo Observatório do grande telescópio binocular, localizado no Arizona
Terry Virts/Nasa
2.mai.2015 - OLHA A TEMPESTADE - O astronauta americano Terry Virts, da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) divulgou em sua conta no Twitter o registro da formação de uma tempestade gigante no norte do Pacífico do tamanho do Estado do Alasca
NASA
3.mai.2015 - ESTÁ NA HORA DO CAFEZINHO - Nesta foto postada no Twitter, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti bebe café em um copo projetado para uso em gravidade zero na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês)
ESA/NASA/SOHO
4.mai.2015 - CLARO, ESCURO - Um filamento de luz que se estendeu por metade hemisfério visível do sol entrou em erupção no espaço entre os dias 28 e 29 de abril. A grande explosão de plasma brilhante chamou a atenção de astrônomos de todo o mundo que estudam a estrela que dá nome ao nosso sistema. Os filamentos são vertentes instáveis de material solar suspenso acima do sol por forças magnéticas. O formato de anel na imagem se deve a forma com que os instrumentos do Observatório solar e heliosférico (Soho) é capaz de captar a imagem: inibindo a luz direta do sol. A imagem foi liberada na segunda-feira (4)
NASA/JPL-Caltech
4.mai.2015 - ÁGUA EM MARTE - Dados coletados pelo robô Curiosity e analisados por pesquisadores da Universidade do Arkansas indicaram que há água na superfície de Marte sob certas circunstâncias. A descoberta foi publicada na edição de maio do periódico Nature Geoscience e está baseada em dois anos de coleta de dados sobre a atmosfera. "O que nós demonstramos é que em circunstâncias específicas, por algumas horas por dia, pode exisir condições adequadas para formação de água salobra na superfície de Marte", explicou um dos coordenadores do estudo, o professor assistente Vincent Chevrier
David Mercado/Reuters
4.mai.2015 - NOVOS DINOSSAUROS - Guia e visitante observam a formação rochosa com pegadas de dinossauros no sítio paleontológico de Cal Orcko, situado em uma pedreira em Sucre, na Bolívia. Frequentes deslizamentos de terra no sítio arqueológico têm revelado novas trilhas de dinossauros, com algumas pegadas pertencentes a novas espécies, de acordo com pesquisadores locais Mais
Efe
5.mai.2015 - RETRATO DE JESUS DE NAZARÉ - Imagem divulgada pela polícia da Itália mostra a "reconstrução" do rosto de Jesus Cristo quando criança, feita a partir do Santo Sudário. A técnica é a mesma aplicada a fotos de criminosos e mafiosos que estão sendo procurados pela justiça Mais
Filippo Monteforte/AFP
5.mai.2015 - PAGANISMO EM ROMA - A basílica subterrânea pagã de Porta Maggiore, situada em Roma, foi reaberta ao público. A basílica pitagoriana e neopitagoriana é adornada com cenas mitológicas e foi palco de práticas misteriosas, que datam do primeiro século na Itália. O local foi descoberto por acaso em 1915, durante a construção de uma linha de trem. Localizada a 9 metros de profundidade, originalmente se encontrava a 7 metros do nível do solo, e passou por trabalhos de estrutura, limpeza de fungos e restauração de murais Mais
NASA/ESA /Yale University
5.mai.2015 - NOVO RECORDE - Uma equipe de astrônomos, liderada pela Universidade de Yale, nos EUA, encontrou uma galáxia de mais de 13 bilhões de anos, quando o universo tinha apenas 5% da sua idade -- calculada em 13,8 bilhões de anos. A descoberta coloca um novo recorde entre as galáxias mais distantes da Terra. A distância foi determinada pela combinação de dados de três telescópios: Hubble, Spitzer e o Keck I. A nova medição também permitiu aos astrônomos determinar que a galáxia EGS-zs8-1 formava estrelas muito rapidamente, cerca de 80 vezes mais rápido do que nossa Via Láctea, que possui uma taxa de formação de uma estrela por ano. A medição de galáxias a tão longas distâncias é um dos principais desafios para os pesquisadores nas próximas décadas e terá o auxílio do telescópio James Web a partir de 2018
Atacama Large Millimeter/submillimeter Array
6.mai.2015 - PLANETAS EM FORMAÇÃO - Uma imagem divulgada em novembro passado recebeu uma nova interpretação de astrônomos do Instituto de Astrofísica Teórica da Universidade de Toronto, no Canadá. Para a equipe liderada por Daniel Tamayo, as lacunas no círculo de poeira e gás em torno da estrela HL Tau são, na verdade, planetas em formação. "Descobrimos milhares de planetas em torno de outras estrelas e nos surpreendemos ao ver muitas das órbitas são bem mais elípticas do que aquelas encontrados em nosso sistema solar", disse Tamayo. Outros pesquisadores se mantêm céticos e sugerem que essas lacunas não poderiam representar a formação de planetas, pois estão muito próximas
5.mai.2015 - BELEZA DO SOL - O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa (agência espacial norte-americana) captou estas imagens de uma significativa explosão solar - como se vê na foto mais à esquerda. Cada imagem registrada sob uma frequência de luz ultravioleta diferente captura a temperatura do material solar
Mpi Muenster/dpa/Corbis
6.mai.2015 - A CAMINHO DO TRANSPLANTE - Uma equipe de cientistas desenvolveu o primeiro "método confiável" capaz de integrar células-tronco humanas em um embrião animal e gerar as células a partir das quais são formados os órgãos do corpo, o que representa a superação de um grande obstáculo para que, no futuro, seja possível criar órgãos para serem transplantados Mais
Copyright Brian Engh/cortesia do Museu de Paleontologia Raymond M. Alf
6.mai.2015 - NA PELE DO DINOSSAURO - Será que os dinossauros trocavam de pele? Provavelmente, disse Mark A. Norell, diretor da divisão de paleontologia do Museu Americano de História Natural. Mas não toda de uma vez. Na imagem, um pequeno dinossauro Aquilops americanus Mais
Craig Bailey/Florida Today via AP
6.mai.2015 - 3, 2, 1... EJETAR - Cápsula que é uma cópia da Dragon, da empresa SpaceX, realiza voo teste em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). A espaçonave não tripulada testou um novo sistema de ejeção que permitirá futuras tripulações de sua cápsula espacial Dragon V-2 arremeter sem danos no oceano em caso de falha do lançador de foguetes no momento da decolagem. Capitaneada pelo bilionário Elon Musk, a empresa pretende enviar astronautas americanos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) até 2017
Reprodução
6.mai.2015 - BONECAS DE EDISON - Cientistas recuperam gravações de Thomas Edison de 1890.o Parque Histórico publicou na internet três gravações inéditas de bonecas 'falantes' criadas por Edison. "Devem existir mais por aí e esperamos que as pessoas as digitalizem", afirmou Jerry Fabris, curador do Parque Histórico Thomas Edison, em West Orange, Nova Jersey (EUA) Mais
Menahem Kahana/AFP
6.mai.2015 - DEZ MANDAMENTOS - Réplica de um manuscrito de 2.000 anos contendo os "Dez Mandamentos" está em exibição no Museu de Israel, em Jerusalém. O documento, escrito em hebraico é o mais antigo a reproduzir o texto na íntegra. Geralmente, ele é mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições de conservação similares à caverna onde foi encontrado. O documento já havia ganhado uma exposição em Nova York, em 2011, e em Cincinnati, em 2013
NASA
6.mai.2015 - ADEUS, MESSENGER - A sonda Messenger, da Nasa (agência espacial americana), que orbitou ao redor Mercúrio durante os últimos quatro anos, caiu na superfíice do planeta no dia 30 de abril de 2015. O evento já era previsto, já que a sonda tinha completado sua missão e estava sem combustível. Os controladores da missão no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, no estado de Maryland, confirmaram que a Messenger impactou a superfície de Mercúrio, como previsto, às 16h26 (horário de Brasília), formando uma nova cratera no planeta. Antes disso, a Messenger enviou as últimas imagens da superfície de Mercúrio Mais
Sara Cavallaro via AP
6.mai.2015 - Nesta imagem feita em 13 de abril e divulgada por Sara Cavallaro, o veterinário Michael Lappin, 66, examina um cão da raça golden retriever, Isaac, na clínica Animal House, em Buzzards Bay, Massachusetts (EUA). Segundo Lappin, quando se formou em 1972, a média de vida útil de um golden retriever era de 16 ou 17 anos. Hoje, diz ele, está em 9 ou 10 anos. Lappin tem vários pacientes que participam do estudo da Fundação Morris Animal, que procura descobrir por que os cães dessa raça morrem tão jovens e são mais afetados por câncer Mais
Nasa/JPL/University of Arizona
11.mai.2015 - LUA CONGELADA - Imagem feita pela sonda Galileo da Nasa (agência espacial norte-americana) registra grande volume de água em Europa, uma das luas do planeta Júpiter. Embora os cientistas acreditem que o astro é constituído por um material rochoso, a lua é envolta em uma espessa camada de água (parte congelada e parte líquida), formando um oceano subsuperficial gigante. Na foto, é possível ver parte da crosta de Europa conhecida como 'Conamara Chaos', onde há uma cratera de 26 km de diâmetro chamado Pwyll e um punhado de crateras menores de 500 m de diâmetro. Embora os astrônomos tenham estudado intensamente Europa, a única maneira de confirmar a estrutura e composição da lua é com uma sonda espacial. Uma missão da ESA (agência espacial europeia) nas Luas Ganimedes, Europa e Callisto está em desenvolvimento e com previsão de início em 2022
Universidade de Cambridge
11.mai.2015 - VULCÃO FORA DO SISTEMA SOLAR - Concepção artística mostra atividade intensa de vulcões no planeta 55 Cancri, localizado a 40 anos-luz da Terra. Quatro cientistas europeus fizeram a primeira possível detecção de vulcanismo em um planeta fora do Sistema Solar. A descoberta foi feita com o telescópio espacial Spitzer, da Nasa (agência espacial norte-americana) Mais
11.mai.2015 - PLANETA TURBULENTO - Apesar dessa aparência de tranquilidade, Saturno é um planeta ativo e dinâmico. Sua atmosfera tem movimento rápido e é um lugar turbulento, com ventos superiores a 1.800 km/h em algumas áreas. A imagem foi feita pela sonda Cassini, projeto da Nasa (agência espacial norte-americana) e da ESA (Agência Espacial Europeia), em 4 de fevereiro de 2015
BBC
11.mai.2015 - ONDE ESTÃO AS MÚMIAS? Um projeto do Museu e da Universidade de Manchester revelou que cerca de um terço das centenas de múmias de animais que seriam expostas em uma mostra na cidade britânica estão vazias. Mais de 800 múmias - de gatos e pássaros a crocodilos - já foram analisadas Mais
12.mai.2015 - PÔR DO SOL EM MARTE - O robô Curiosity, da Nasa (agência espacial norte-americana), gravou o pôr do Sol visto de Marte, de dentro da cratera Gale, em 15 de abril. As quatro imagens mostradas na seqüência foram feitas durante 6 minutos e 51 segundos. Este foi o primeiro pôr do Sol registrado com uma câmera colorida pelo Curiosity Mais
Getty Images
12.mai.2015 - PRONTO PARA O MOSH - O físico britânico Stephen Hawking vai se juntar a Kanye West, Foo Fighters e Pharrell Williams no line up de atrações do Festival de Glastonbury deste ano. O evento é um dos mais concorridos da agenda de verão dos festivais europeus e possui vários palcos, inclusive com atrações para crianças e para quem gosta de humor. Stephen Hawking vai fazer uma participação especial ao lado do mágico Dynamo na área batizada de Kidz Field, que completa 21 anos
EFE
13.mai.2015 - ESTRELAS "ESCURAS" - Galáxia elíptica NGC 5128 (também conhecido como Centaurus A), que é a galáxia mais próxima da Terra, a uma distância de cerca de 12 milhões de anos-luz. Observações feitas com o telescópio VLT (Very Large Telescope) do ESO (Observatório Europeu do Sul), instalado no Chile, astrônomos descobriram uma nova classe de conjuntos globulares de estrelas "escuras" em torno desta galáxia, marcadas em vermelho. Os conjuntos globulares normais estão marcados em azul, e os que mostram propriedades semelhantes às galáxias anãs foram marcados de verde. Os conjuntos globulares "escuros" são muito parecidos com outros que ficam em torno da galáxia, mas contêm muito mais massa
13.mai.2015 - LUAS DE PLUTÃO - Pela primeira vez, a espaçonave não tripulada New Horizons da Nasa (agência espacial norte-americana) fotografou Kerberos e Styx, as menores e mais discretas das cinco luas conhecidas de Plutão. Após a detecção da lua gigante Caronte, em julho de 2013, e das luas menores Hydra e Nix, em julho de 2014 e janeiro de 2015, respectivamente, a New Horizons avistou todos os membros conhecidos do sistema de Plutão. Kerberos e Styx foram descobertas em 2011 e 2012, respectivamente, pelos membros da equipe New Horizons usando o Telescópio Espacial Hubble. Styx, que circula Plutão a cada 20 dias entre as órbitas de Charon e Nix, tem provavelmente entre sete e 21 km de diâmetro, e Kerberos, que orbita entre Nix e Hydra em um período de 32 dias, tem de dez a 30 km de diâmetro. Cada uma é 20 a 30 vezes mais fraca do que Nix e Hydra
ESA/Rosetta/NavCam
Nasa/AFP
13.mai.2015 - CAMINHO DA AREIA - Imagem capturada pelo robô Curiosity mostra ondulações de areia encontradas na base do Monte Sharp, em Marte, nesta quarta-feira (13). A Nasa pretende fazer com que a sonda contorne as ondulações pelo lado direita, com o objetivo de melhorar o caminho para que o Cuiosity continue a sua missão de exploração do planeta vermelho
Nasa/ESA
15.mai.2015 - FLAGRA ESTELAR - Usando o telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial norte-americana), os astrônomos flagraram os momentos iniciais da migração de estrelas anãs brancas, que duram cerca de 40 milhões de anos. Em ritmo lento, elas se afastam do núcleo para espaços menos "povoados". As anãs brancas são estrelas que perdem massa rapidamente, esfriam e se desligam de seus núcleos. Esta migração é causada por uma disputa gravitacional entre as estrelas aglomeradas. O resultado é que as estrelas mais pesadas acabam unidas no centro, enquanto as mais leves pegam velocidade e se afastam. Esse processo é conhecido como "segregação de massa". Esta é a primeira vez que astrônomos observam a ação. O aglomerado globular visualizado foi o 47 Tucanae (NGC 104), que está situado na constelação de Tucana, a cerca de 16.700 anos-luz de distância da Terra
Laboratório Nacional de Los Amos
19.mai.2015 - PREVISÃO DE TERREMOTOS - Pesquisadores do Laboratório de Los Amos, nos EUA, desenvolvem simulação dos tremores de terra. As simulações e experiências físicas ajudam a representar e entender a estrutura e a dinâmica de movimentação das falhas geológicas. Paul Johnson, pesquisador do laboratório, explica que novos tremores de terra podem ocorrer muito longe de sua fonte inicial. O objetivo é descobrir como prever um terremoto
AFP
20.mai.2015 - NEBULOSA DA MEDUSA - Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) mostra a nebulosa Medusa (também conhecida Abell 21 e Sharpless 2-274) captada pelo telescópio VLT. As estrelas que estão no centro desta nebulosa já começaram a sua transição para a aposentadoria e derramaram suas camadas exteriores para o espaço, formando uma nuvem colorida. A imagem relata o destino final do Sol que daqui a bilhões de anos deve seguir o mesmo caminho Mais
Mario Laporta/AFP
20.mai.2015 - ESQUELETOS PETRIFICADOS - Restauradores fazem reparos em corpos petrificados, vítimas da erupção do vulcão do Vesúvio no ano 79 d.C., no laboratório de Pompeia, na Itália
Brandon Peecook/Divulgação
20.mai.2015 -TIRANOSSAURO REX? - Em artigo publicado nesta quarta-feira (20) na revista Plos One, pesquisadores do departamento de biologia da Universidade de Washington divulgaram uma imagem do fêmur esquerdo de um dinossauro, o primeiro encontrado no Estado de Washigton, na costa oeste dos Estados Unidos. Brandon Peecook e Christian Sidor dizem que o fêmur encontrado é provavelmente de um tiranossauro devido ao seu tamanho. Completo, o osso tem uma medida estimada de 1,2 metro e pode ser uma evidência de que os animais de grande porte surgiram na região antes do que estimavam os cientistas
Mark A. Klingler/Reuters
21.mai.2015 - DINOSSAURO É DESCOBERTO - Ilustração do dinossauro Anzu wyliei em seu ambiente há 66 milhões de anos, no oeste da América do Norte, é divulgada pelo Carnegie Museum of Natural History. Cerca de 18 mil espécies, grandes e pequenas, foram descobertas em 2014, somando-se as 2 milhões que já são conhecidas. Anzu wyliei, apelidado de "o frango do inferno", está extinto. O dinossauro emplumado cuja parte dos esqueletos foi desenterrada em Dakota é contemporâneo do Tiranossauro e do Tricerátopo
ESA/DLR/FU Berlin
21.mai.2015 - CRATERA EM MARTE - Vista em perspectiva de Siloé Patera, uma cratera de 40 km de largura na região Arabia Terra, em Marte. Essa região é repleta de crateras e bastante erodida e acredita-se que possui um dos terrenos mais antigos do planeta. Os dados utilizados para criar esta imagem foram coletados em 26 de novembro de 2014
Nasa/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
21.mai.2015 - LUZ MISTERIOSA - A missão Dawn, da Nasa (agência espacial norte-americana), capturou uma sequência de imagens do planeta anão Ceres, em 16 de maio de 2015. A imagem mostra manchas brilhantes sobre Ceres, que intrigam os cientistas. "Cientistas podem agora concluir que o brilho intenso dessas manchas é o reflexo da luz solar em um material altamente reflexivo na superfície, possivelmente gelo", disse Christopher Russell, pesquisador principal da missão
AP Photo/SpaceX
21.mai.2015 - FIM DA MISSÃO - A cápsula Dragon da empresa SpaceX caiu nesta quinta-feira (21) no oceano Pacífico no horário previsto, após se desacoplar com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS), e encerrou sua sexta missão de abastecimento, informou a agência espacial americana (Nasa)
Lance Hayashida, Caltech
21.mai.2015 - Um novo tipo de implante cerebral demonstrou conseguir captar a intenção de um paciente tetraplégico de movimentar seu braço mecânico, o que representa uma grande promessa para as pessoas amputadas ou paralisadas, anunciaram pesquisadores nesta quinta-feira (21). Erik Sorto, de 34 anos, é "a primeira pessoa no mundo que tem uma prótese neurológica implantada em uma região do cérebro onde são geradas as intenções", destaca o estudo publicado na revista especializada "Science" Mais
Divulgação Tara Oceans
21.mai.2015 - Uma equipe internacional de cientistas realizou o sequenciamento de milhões de genes de 35 mil espécies de bactérias marinhas, 80% dos quais eram desconhecidos até então, em uma pesquisa publicada na quinta-feira (21) pela revista "Science". Os resultados são fruto das milhares de mostras recolhidas nos oceanos de todo o mundo, entre a superfície e 900 metros de profundidade, de 2009 a 2013, a bordo do veleiro Tara, na expedição científica Tara Oceans, que, segundo os cientistas, permitiu descrever a diversidade do plâncton dos oceanos Mais
Richard Juilliart/AFP
21.mai.2015 - O maior acelerador de partículas do mundo bateu um recorde de nível de energia na noite de quarta-feira, durante um teste feito após dois anos de trabalhos para melhorar seus serviços, anunciou o CERN na quinta-feira (21) Mais
Uffe Wilken, Grundforskningscenter for Geogenetik
21.mai.2015 - Os restos mortais de uma jovem que viveu há 3.400 anos parecem indicar que ela fez uma longa jornada nos últimos meses de vida antes de morrer onde hoje fica a Dinamarca, a 800 km de onde nasceu, segundo um estudo publicado na quinta-feira (20). Trata-se da "Menina de Egtved", localidade da península de Jutlândia, na atual Dinamarca, onde foram encontrados os seus restos em 1921, escondidos em um tronco de carvalho oco, onde teriam permanecido envoltos em couro de boi, provavelmente desde o verão do ano 1.370 a.C. Mais
23.mai.2015 - SUPER LUZ - A Nasa, a agência espacial norte-americana, descobriu a galáxia mais luminosa do Universo. Ela emite uma luz equivalente a 300 trilhões de sóis. A novidade foi divulgada na publicação "Astrophysical Journal" pela equipe liderada pelo astrônomo Chao-Wei Tsai. A galáxia recebeu o nome de Wise J224607.57-052635.0
25.mai.2015 - ONDAS SOLARES - O Observatório Solar da Nasa (agência espacial norte-americana) Dynamics fez imagens das ondas emitidas na atmosfera solar. Quando as imagens são feitas um pouco desfocadas, o campo magnético pode ser facilmente visualizado através das linhas brilhantes, que são chamados de "coronal loops"
César Vega Toledano/Nasa/EFE
25.mai.2015 - A ÁRVORE E A GALÁXIA - Intitulada de "A Árvore da Galáxia", a imagem cedida nesta segunda-feira (25) pela Nasa (agência espacial norte-americana) mostra a silhueta de um arbusto tendo como plano de fundo o céu e a Via Láctea, em Salamanca, na Espanha
Javier Trueba/Madrid Scientific Films/Reuters
27.mai.2015 - SINAIS DE HOMICÍDIO HÁ 430 MIL ANOS - Um crânio de um parente de humano pré-histórico, que viveu há 430 mil anos, foi encontrado em uma caverna na montanha Atapuerca, no norte da Espanha. A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela Madrid Scientific Films. Cientistas afirmam que o crânio tem sinais de homicídio: duas fissuras feitas pela mesma arma Mais
Yohannes Haile-Selassie/Museu de História Natural de Cleveland/Reuters
27.mai.2015 - NOVA ESPÉCIE DE HOMINÍDEO - Pesquisadores descobriram na Etiópia os restos fósseis de uma nova espécie de hominídeo que datam de 3,3 a 3,5 milhões de anos, que viveram ao mesmo tempo e no mesmo lugar que Lucy, a famosa Australopithecus - elevando provas de que vários tipos de pré-humanos já viviam juntos Mais
CNES/CSG/Efe
28.mai.2015 - Foguete francês Ariane 5 decola do Centro Espacial Europeu de Kurú, na Guiana Francesa, na noite desta quarta-feira (27). O foguete decolou com sucesso levando a bordo satélites do grupo norte-americano DirectTV e da Sky México
28.mai.2015 - EUROPA EM ALTA RESOLUÇÃO - Imagem feita a partir de mosaicos permite uma visão de maior resolução já obtida da lua Europa, do planeta Júpiter. Ele foi feita em 25 de novembro de 1999 pela câmera a bordo da sonda Galileo, uma missão da Nasa em Júpiter e suas luas, que terminou em 2003