As fascinantes novas espécies de dinossauros descobertas recentemente

Divulgação
Um time de paleontólogos do Japão, China e Canadá descobriu uma nova espécie de dinossauro do grupo dos saurópodes: Qijianglong guokr (traduzido como "Dragão de Qijiang"). Ele teria vivido há 160 milhões de anos, na região da China. O dino tem um pescoço realmente comprido: acredita-se que ele seja da família Mamenchisauridae - conhecida por ter pescoços com até metade do comprimento do corpo. A descoberta deu-se em janeiro de 2015
Dinostar Co. Ltd/ Reuters
Desenho mostra o minidinossauro Yi qi, que seria do tamanho de um pombo e teria asas de morcego. Este estranho dinossauro descoberto na China foi uma surpresa para os paleontólogos, que o consideram como um processo inacabado de experimentação evolucionária. Sua descoberta foi divulgada em 29 de abril
Divulgação
O paleontólogo Steven Jasinski, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descreveu a nova espécie Saurornitholestes sullivani, em 12 de maio. Ele teria vivido há aproximadamente 75 milhões de anos, na região do Novo México, nos EUA. O nome da nova espécie homenageia o paleontólogo Robert Sullivan, que encontrou parte do crânio do dinossauro, em 1999. A nova espécie, acredita-se, tinha um faro muito bom, o que a levava a ser uma boa caçadora. O Saurornitholestes sullivani é considerado um parente do velociraptor
Mark A. Klingler/Reuters
Ilustração do dinossauro Anzu wyliei em seu ambiente há 66 milhões de anos, no oeste da América do Norte. A imagem foi divulgada pelo Carnegie Museum of Natural History, em 21 de maio. Anzu wyliei, apelidado de "o frango do inferno", está extinto. O dinossauro emplumado, cuja parte dos esqueletos foi desenterrada em Dakota, nos Estados Unidos, é contemporâneo do Tiranossauro e do Tricerátopo
Julius T. Csotonyi/Royal Tyrrell Museum, Drumheller, Alberta
Reconstrução artística do novo dinossauro herbívoro descoberto por pesquisadores, Regaliceratops peterhewsi. O crânio quase completo de um animal de 68 milhões de anos foi encontrado por acaso há dez anos, em um rochedo que corre ao longo do rio Oldman de Calgary em Alberta, Canadá. A confirmação de que se trata de uma nova espécie se deu em 4 de junho. O dinossauro foi batizado em referência a seu folho enorme em forma de colarinho atrás da cabeça, e pelo nome de seu descobridor (Peter Hew)
Divulgação
Representação artística mostra dinossauro descoberto no Sul do Chile: Chilesaurus diegosuarezi. A espécie reúne uma combinação tão incomum de traços que levou os cientistas a compará-lo com um ornitorrinco, o mamífero australiano com bico de pato que coloca ovos. A pesquisa foi divulgada na revista Nature, em 18 de junho
Danielle Dufault/Reuters
Paleontólogos descobriram outra nova espécie de dinossauro em 8 de julho. O animal teria o tamanho de um hipopótamo, com diversos chifres em volta da cabeça e um curioso bico de papagaio. Os fósseis do animal, que teria 79 milhões de anos, foram encontradas em 2010 pela chamada "caçadora de dinossauros", a paleontologista canadense Wendy Sloboda. A divulgação de que os ossos são de um animal que não havia sido catalogado aconteceu após anos de estudos do Royal Ontario Museum. O nome da nova espécie foi divulgado na publicação científica PLOS ONE
Chuang Zhao/Universidade de Edimburgo/Reuters
Reconstrução mostra a nova espécie de dinossauro, o Zhenyuanlong suni, que tinha braços curtos e penas, proveniente do Cretáceo Inferior (cerca de 125 milhões de anos atrás), encontrada na China. A imagem foi divulgada pela Universidade de Edimburgo, em 15 de julho. O dinossauro alado é considerado um ancestral do velociraptor
Ilustração de James Havens
Cientistas do Museu Universidade do Alasca do Norte descobriram uma nova espécie de dinossauro, a "Ugrunaaluk kuukpikensis", que habitou a encosta norte da região, no período cretáceo. A espécie se alimentava de plantas espessas e, por isso, possuía uma arcada dentária forte. O Ugrunaaluk chegava a medir até nove metros de comprimento e é do tipo hadrossauro, ou seja, possui uma espécie de "bico de pato". Esses animais viviam na escuridão por meses e provavelmente enfrentavam a neve. Outras duas espécies já foram identificadas na região, uma que se alimentava de plantas e a outra era carnívora. O estudo foi publicadoem 22 de setembro no periódico Acta Palaeontologica Polonica
Ilustração Danielle Dufault/Royal Ontario Museum/Reuters
Ilustração de espécie de dinossauro recém-descoberta no Norte de Montanta, Estados Unidos. Apelidado de "Zuul - cara de demônio" em referência ao vilão demoníaco do filme Caça Fantasma (1984), os cientistas calculam que ele tenha vivido há cerca de 75 milhões de anos. Além disso, imagina-se que ele teria 6 metros de comprimento e seu peso (2.500kg) equivaleria hoje ao de um rinoceronte branco, segundo a revista Science.
Fundação Conjunto Paleontológico de Teruel-Dinópolis