Vem, meteoro! As melhores imagens espaciais de 2016

Reprodução/Twitter
O ano de 2016 foi marcado por incríveis imagens espaciais. A primeira flor cultivada no espaço foi apresentada ao público em janeiro. Trata-se de uma zínia, cuja foto foi postada no Twitter pelo astronauta Scott Kelly. "Primeira flor crescida no espaço faz sua estreia!", publicou Kelly, na rede social. Em novembro de 2015, a Nasa já havia anunciado que estava dando início à experiência de cultivar flores no espaço, utilizando lâmpadas LED das cores vermelha, azul e verde, além de água e nutrientes
B. Tafreshi/ ESO
METEORO NO DESERTO - Um meteoro foi registrado em janeiro no observatório La Silla, do ESO (Observatório Europeu do Sul), no deserto do Atacama, Chile. A fotografia impressionou amantes de astronomia por juntar com perfeição imagens do espaço e da Terra, mostrando as estrelas e o rastro de luz esverdeado do meteoro Geminid, além de montanhas e as cúpulas do observatório. O ESO afirmou que o céu escuro e o ar limpo do Atacama tornam o local ideal para observações astronômicas
Jin Ma/Beijing Planetarium/Science
SUPERNOVA - Em 2016, astrônomos descobriram a supernova mais brilhante já detectada na história do universo. A descoberta foi feita em junho do ano passado pelo ASAS-SN (All Sky Automated Survey for SuperNovae), um sistema de oito pequenos telescópios colocados em dois locais, no Havaí (EUA) e no Chile, capaz de escanear o céu inteiro a cada dois ou três dias. Chamada de ASAS-SN-15lh, a supernova é milhares de vezes mais brilhante do que uma supernova normal e brilha 50 vezes mais do que a Via Láctea. Nas últimas décadas, os astrônomos têm visto surgir uma nova classe rara de explosões, são supernovas superluminosas - as vezes denominada de hipernova
J. Maíz Apellániz/ESA/Nasa
COMO UM TAPETE DE DIAMANTES - Parece uma tapeçaria feita com diamante, mas é um aglomerado de estrelas chamado de Trumpler 14, que contém algumas das mais brilhantes da Via Láctea. A região está situada a 8.000 anos-luz de distância da Terra e é uma importante zona de formação estelar. O ponto preto do lado esquerdo da imagem é a silhueta de um nódulo de gás e poeira
Ilustração/Nasa
TELESCÓPIO BRASILEIRO - A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou com êxito, no dia 18 de janeiro, um balão estratosférico que transporta dois equipamentos científicos voltados a estudar o Sol. O lançamento foi feito em McMurdo, base dos Estados Unidos na Antártica Mais
LIGO Laboratory/MIT/Caltech/Reuters
COLISÃO REVELOU ONDAS GRAVITACIONAIS DE EINSTEIN - Uma poderosa colisão entre dois buracos negros foi registrada pela primeira vez pelo Ligo (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, sigla em inglês), que fica em Washington (EUA), em fevereiro. Cientistas detectaram pela primeira vez ondas gravitacionais - ondulações no espaço e no tempo previstas por Albert Einstein há um século. A descoberta foi um marco na ciência moderna e abre uma nova janela dos estudos dos cosmos Mais
Scott Kelly/Nasa
NASCER DO SOL NA ISS - Em março, o astronauta da Nasa Scott Kelly registrou o nascer do Sol nas suas últimas horas a bordo da estação. Nas redes sociais, Kelly postou uma sequência de cinco fotos mostrando o nascer do Sol no nosso planeta, visto do espaço. Kelly escreveu "Cresça e brilhe! Meu último amanhecer do espaço, depois disso eu tenho que ir" Mais
Observatório Europeu do Sul/AFP
DE ONDE VÊM AS ESTRELAS? - Esta foto disponibilizada pelo Observatório Europeu do Sul e tirada por um telescópio no Chile pode ajudar a solucionar o mistério de como surgem as estrelas. Astros maiores e mais maciços que nosso Sol queimam seu material e exibem cor azulada. Neste processo, emitem radiação ultravioleta, que faz brilhar em vermelho as nuvens de gás e poeira, como visto na foto. A mais brilhante das nuvens está na constelação de Norma, estudada por cientistas para descobrir como se formam estrelas
Nasa/CXC/SAO/van Weeren/STS/NRAO/VLA
A UNIÃO FAZ A FOTO - Os aglomerados de galáxias são uma estrutura de centenas a milhares de galáxias e reservatórios de gás quente ligados pela gravidade. Esse gás está incorporado em nuvens de matéria escura, que não emitem luz e dificultam a visualização. Para estudar os aglomerados, astrônomos uniram as imagens de três telescópios. Foram usados o Observatório de Raios-x da Nasa (identificando a cor azul), o telescópio Hubble (vermelho, verde e azul) e um aparelho da Fundação Nacional da Ciência (rosa). Assim, cientistas conseguiram fotografaram o aglomerado MACS J0717 a cerca de 5,4 bilhões de anos luz de distância da Terra. A técnica permitirá novos estudos do fenômeno
ESO
GALÁXIA SOLITÁRIA - Como uma tribo isolada no interior da Amazônia, a galáxia Wolf-Lundmark-Melotte é única por não ter sido afetada pelas galáxias vizinhas. Mesmo fazendo parte do Grupo Local (composto por mais de 54 galáxias, incluindo a Via Láctea), pesquisadores consideram que a WLM pode nunca ter interagido com outra galáxia. Esse fato é atípico, pois acredita-se que pequenas galáxias primordiais, como ela, interagem gravitacionalmente e até se unem. No entanto, a WLM se desenvolveu sozinha a cerca de três milhões de anos-luz da Via Láctea. Para fotografá-la, astrônomos usaram um telescópio de Rastreio da ESO, que mede cerca de 2,6 metros e está no Chile
AFP
CENTRO DA VIA LÁCTEA - Usando os recursos de infravermelho do telescópio Hubble, da Nasa (Agência Espacial Norte Americana), astrônomos observaram o centro da Via Láctea, 27 mil anos-luz de distância da Terra. No centro deste aglomerado de estrelas nuclear - e também no centro desta imagem - está localizado o buraco negro supermassivo da Via Láctea
NASA/ESA/Hubble Heritage Team
ÚLTIMO SUSPIRO SIDERAL - Foto mostra nebulosa planetária conhecida como NGC 2371. Nebulosas planetárias são criadas quando uma estrela que está quase morrendo joga fora suas camadas exteriores de gás no espaço. Esta nuvem forma um escudo de expansão em torno da estrela central, enquanto a própria estrela lentamente esfria para se tornar uma anã branca
NASA, ESA, D. Coe, J. Anderson, R. van der Marel (STScI)
LUZES DE UM BURACO NEGRO - Astrônomos descobriram um buraco negro supermassivo, com massa 17 bilhões de vezes maior que a do Sol, em um lugar considerado incomum: o centro de uma galáxia numa área pouco povoada do universo. No entanto, as observações feitas pelos telescópios Hubble e Gemini podem indicar que esses objetos são mais comuns do que se imaginava. Na foto, simulação do buraco negro supermassivo. A poderosa gravidade desse objeto distorce o espaço em torno dele e impede que qualquer luz escape
ESA / Rosetta
COMETA SEM CAMPO MAGNÉTICO? - Uma câmera da sonda espacial Rosetta fotografou o cometa 67P a uma distância de 820 km no dia 29 de março. A imagem foi divulgada nesta terça-feira (5) pela ESA (Agência Espacial Europeia). A nave Rosetta descobriu uma região livre de campo magnético no cometa. Quando a corrente de partículas elétricas procedentes do sol (o "vento solar"), entra em contato com a cabeleira do cometa, é criada uma bolha sem campos magnéticos ao redor do núcleo do corpo celeste, que recebe o nome de cavidade diamagnética. Uma das missões da nave Rosetta era, justamente, a observação desse fenômeno Mais
Reprodução/Instagram
SELFIE NO ESPAÇO - O cosmonauta russo Sergei Ryazansky compartilhou em sua rede social uma selfie em comemoração ao aniversário da primeira viagem tripulada ao espaço, liderada pelo compatriota Yuri Gagarin em 1961. Ryazansky fez parte da tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) em 2013 e deve voltar ao espaço em 2017
ESO
FORNALHA - Imagem do Observatório do Paranal do ESO (Observatório Europeu do Sul) no Chile mostra a concentração de galáxias conhecida por Aglomerado da Fornalha, a 65 milhões de anos-luz de distância da Terra. Sabe-se que este aglomerado contém quase 60 galáxias grandes e um número semelhante de galáxias anãs menores. As galáxias muitas vezes aparecem em aglomerados por conta da gravidade, que as une. Há aglomerados com até mil galáxias no Universo
NASA/ESA/Hubble Heritage Team
BOLHA TAMANHO GALÁCTICO - Imagine o sopro que teria sido necessário para criar uma "bolha" assim, do tamanho da Nebulosa da Bolha. A galáxia é de fato uma bolha, mas composta pelo vento estelar - um fluxo de alta velocidade de partículas - da estrela SAO20575, uma gigante com 10 a 20 vezes a massa do Sol. O brilho fluorescente de gases estelares realçam as paredes da bolha. A Nebulosa da Bolha foi descoberta em 1787 pelo astrônomo William Herschel. Na época em que foi observada pela primeira vez teria aparecido como uma mancha em preto e branco na lente do telescópio do astrônomo. Hoje, podemos apreciar toda sua beleza graças ao alcance do telescópio Hubble. A Nasa divulgou a imagem em comemoração do aniversário de 26 anos do Hubble, lançado ao espaço em 24 de abril de 1990.
NASA/JPL-Caltech