Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2017/03/01/veja-imagens-de-ciencia-do-mes-marco2017.htm
  • imagePath:
  • timestamp: 20170301082459
    • Notícias [35976];

NA BORDA DA GALÁXIA - Observando as galáxias que existem no universo é possível ver muitos focos do núcleo galáctico, mas é difícil ter uma noção tridimensional. A melhor forma de ter uma visão geral de como as estrelas estão se formando seria olhar ?pelas bordas? e é isso que os cientistas estão observando na galáxia NGC 1055. Ela parece não possuir os braços giratórios característicos de uma espiral. No entanto, exibe estranhas torções em sua estrutura, que foram provavelmente causadas por uma interação com uma grande galáxia vizinha. A imagem foi registrada pelos telescópios formam o VLT (Very Large Telescope), maior conjunto de telescópios ópticos do mundo. Com essa perspectiva, os astrônomos devem conseguir estudar a forma geral de um disco galáctico e suas propriedades ESO Mais

BURACO COLORIDO - Seis diferentes câmeras a bordo do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA (agência de previsão atmosféria dos EUA), mostram um grande buraco coronal no hemisfério sul do Sol. Cada câmera fotografa o Sol em um diferente comprimento de onda, permitindo que os cientistas detectem uma grande gama de fenômenos solares importantes para a previsão do clima espacial. Os buracos coronais são áreas onde a coroa solar é mais escura, mais fria e possui uma densidade mais baixa de plasma. Os fluxos de plasma de alta velocidade abertos ao espaço interplanetário nesses buracos podem afetar satélites artificiais da Terra NOAA Mais

OS PRIMEIROS FÓSSEIS DE COGUMELOS INTACTOS ENCONTRADOS - Quatro fósseis de cogumelos intactos, de pelo menos 99 milhões de anos --os mais antigos descobertos até o momento-- foram encontrados por paleontólogos da China, Nova Zelândia e Estados Unidos em Mianmar. A imagem foi divulgada pela Academia Chinesa de Ciências nesta sexta-feira (17). Os fungos fossilizados, preservados em âmber birmanês, medem entre dois e três milímetros e são de espécies diferentes. A descoberta revelou que fungos Agaricaceae já existiam 25 milhões de anos antes do até agora se sabia Xinhua Mais

Astrônomos descobrem buraco negro supermassivo que foi jogado para fora do centro da galáxia distante 3C186. A foto foi tirada pelo telescópio Hubble, da Nasa, Agência Espacial Norte-Americana. É a primeira vez que astrônomos encontraram um buraco negro supermassivo em uma distância tão grande do centro da galáxia em que ele se encontra. O buraco negro provavelmente foi ejetado por ondas gravitacionais 23.mar.2017 - Buraco negro supermassivo é fotografado pelo telescópio Hubble na galáxia distante 3C186 Mais

Veja imagens de ciência do mês (março/2017)