Topo

Descoberta na Venezuela nova espécie de dinossauro

Reprodução
Um dinossauro Tachiraptor admirabilis aparece perseguindo dinossauros herbívoros da espécie Laquintasaura nesta ilustração. Esse réptil teria vivido no período Jurássico há 200 milhões de anos e seus ossos foram encontrados na Venezuela Imagem: Reprodução

Em Paris

08/10/2014 14h46

Os restos de uma espécie desconhecida de dinossauro carnívoro de tamanho similar ao de um ser humano foram descobertos no oeste da Venezuela por uma equipe de paleontólogos, divulgou-se nesta quarta-feira (8).

O "Tachiraptor admirabilis", o admirável predador de Táchira, viveu durante o período Jurássico, há 200 milhões de anos.

A equipe de especialistas, composta por pesquisadores de Brasil, Venezuela, Estados Unidos e Alemanha, publicou nesta quarta-feira sua descoberta na revista especializada britânica Royal Society Open Science.


Os paleontólogos encontraram ossos da tíbia e do quadril desta espécie desconhecida de terópode, um tipo de dinossauro bípede que desapareceu da Terra deixando como descendentes diretos as aves modernas.
 

O Tachiraptor media entre 1,5 e 2 metros e seus fósseis foram encontrados no extremo norte dos Andes, na fronteira oeste da Venezuela.