SpaceX tentará novo pouso no oceano em 17 de janeiro

Miami, 11 Jan 2016 (AFP) - A SpaceX tentará pousar novamente, nesta segunda-feira, o foguete Falcon 9 numa plataforma oceânica, um mês após um retorno bem sucedido do primeiro estágio do foguete para um pouso vertical em terra firme.

Tentativas anteriores de pousar o primeiro estágio do foguete em uma barca flutuando no Oceano Atlântico falharam, mas a empresa com sede na Califórnia vai tentar novamente no dia 17 de janeiro, confirmou um porta-voz.

Desta vez, o Falcon 9 será lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

De acordo com a NASA, o foguete levará "Jason-3", uma missão internacional liderada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) para continuar as medições dos satélites europeus e dos Estados Unidos da topografia da superfície do oceano".

O lançamento está previsto para as 13h42 locais (16h42 de Brasília) na abertura de uma janela de 30 segundos de lançamento.

A oportunidade de um lançamento de reserva ocorrerá em 18 de janeiro às 1h31 locais (16h31 de Brasília).

A SpaceX, liderada pelo empresário da internet Elon Musk, tentou três vezes antes de pousar o Falcon 9 sobre o que ele chama de plataforma "droneship", marcada com um X.

Cada tentativa falhou, depois que o foguete ou se perdeu, colidiu com a barca ou desviou depois de voltar para baixo.

Em 22 de dezembro, a empresa celebrou seu primeiro pouso bem sucedido do primeiro estágio do foguete em terra firme, como parte da missão da SpaceX para fazer foguetes reutilizáveis , bem como aviões.

O objetivo é reduzir o custo de lançamentos de foguetes e fazer voos espaciais mais acessíveis e sustentáveis nos próximos anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos