Caminhada espacial é encurtada por água em capacete de astronauta

Washington, 15 Jan 2016 (AFP) - A entrada de água no capacete do astronauta americano Tim Kopra tornou necessário o fim de uma caminhada espacial que acontecia nesta sexta-feira, na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

"A tripulação não está em perigo", disse o comentarista do canal da Nasa, Rob Navias, após Kopra informar que havia sentido uma gota d'água depois de quatro horas de caminhada espacial.

A situação lembra um incidente de 2013, quando o capacete do astronauta italiano Luca Parmitano rapidamente começou a se encher d'água, colocando-o em risco de afogamento.

"Isso não é nem de perto tão grave quanto o que aconteceu em 2013", disse Navias.

O astronauta britânico Tim Peake, que fez sua primeira caminhada espacial nesta missão, disse que observou uma "película de água" no capacete do colega.

Kopra, de 52 anos, disse que o globo de água tinha uns 10 centímetros de comprimento e cinco centímetros de largura, o que indicava que a fuga pode ter vindo do sistema de refrigeração da roupa, contou Navias.

Ao sair mais cedo, o astronauta americano registrou uma leitura alta de dióxido de carbono em seu traje especial mas não sentiu sintomas e a missão decidiu que o alarme se devia a um sensor defeituoso.

"O tamanho era motivo de preocupação", disse o diretor da Nasa, Chris Cassidy, depois que a tripulação voltou a salvo para a estação orbital.

Pouco depois, o diretor de voo Royce Renfrew na missão de controle soube que Kopra estava sentindo umidade em seu capacete, e decidiu encurtar a caminhada espacial.

Neste momento, a equipe da missão principal, que devia substituir um regulador voltaico quebrado, já havia completado seu trabalho.

A caminhada espacial terminou depois de quatro horas e 43 minutos.

Enquanto isso, Parmitano, o astronauta italiano, escreveu no Twitter que está "feliz" de ter de volta seus colegas na base orbital. "É assim que eu meço o sucesso: 1) A tripulação está a salvo 2) O objetivo foi alcançado", escreveu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos