Nova espécie de tartaruga descoberta em Papua-Nova Guiné

Sydney, 17 Fev 2016 (AFP) - Uma nova espécie de tartaruga de água doce foi descoberta em Papua-Nova Guiné, anunciou nesta quarta-feira à AFP o professor Arthur Georges, da Universidade de Camberra.

Esta nova espécie, batizada 'Elsya rhodini', foi descoberta na ilha de Nova Guiné, a terceira maior do mundo, após a Austrália e a Groenlândia.

A ilha, dividida entre a Indonésia e a Papua-Nova Guiné, é um território de grande riqueza no plano da biodiversidade e relativamente pouco explorada pelos naturalistas graças a sua vegetação e topografia acidentada.

A tartaruga 'Elsya rhodini' pertence ao gênero Elsya, cujas três espécies vivem há milhões de anos no território que forma hoje a Nova Guiné.

"As três espécies evoluíram de um ancestral comum há cerca de 17 e 19 milhões de anos", declarou Georges à AFP, responsável por uma equipe de pesquisadores que publicou recentemente a descoberta na revista Zootaxa.