Cápsula Cygnus está pronta para lançamento para ISS na terça

Washington, 22 Mar 2016 (AFP) - A cápsula Cygnus, da empresa privada Orbital ATK, será lançada nesta terça-feira a partir da Flórida para uma missão de reabastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS).

O foguete de dois estágios Atlas V, da United Launch Alliance, que irá transportar a cápsula da tripulação, não deve decolar da plataforma da base de Cabo Canaveral à 0h25 (de Brasília) desta quarta-feira.

As previsões meteorológicas davam 90 de chances de que as condições estariam favoráveis ao lançamento.

A Cygnus entrará em órbita cerca de vinte minutos depois e deve se ancorar à ISS com a ajuda de um braço robótico no sábado, às 07h40.

Esta é a quinta missão de abastecimento da ISS que a Cygnus realiza, a segunda desde dezembro, quando os voos da Orbital ATK retomaram após a explosão do foguete Antares em 2014, logo após a decolagem.

A Orbital forneceu duas missões de carga para a ISS em 2016. A próxima será a bordo de um Antares no início do verão no hemisfério norte.

Esta versão reforçada da Cygnus, com uma capacidade 25% maior, vai entregar 3,6 toneladas de carga para a ISS, incluindo alimentos, água, roupas para a tripulação de seis astronautas - bem como equipamentos e materiais para dezenas de experimentos científicos.

"Quando uma nave chega com mantimentos na estação, é como se fosse natal para nós", comentou Dan Tani, um ex-astronauta da Nasa que passou uma temporada na ISS e é agora um dos responsáveis por uma missão na Orbital.

A cápsula irá permanecer acoplada à ISS por seis meses. Quando os astronautas tiverem carregado os rejeitos e outros equipamentos não utilizados, ela será desencaixada da estação.

Quando estiver longe o suficiente, os engenheiros da Nasa provocarão voluntariamente um incêndio a bordo para avaliar o tamanho e extensão das chamas e medir as emissões de calor e gás na ausência de gravidade.

Este incêndio inédito em uma nave espacial em órbita irá fornecer dados cruciais para a segurança atual e futura dos astronautas, disse Gary Ruff, engenheiro aerospacial do centro de pesquisa Glenn (Ohio, nordeste) da Nasa e um dos principais responsáveis por este experimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos