Topo

Holandeses são os mais altos do mundo e guatemaltecas as mais baixas

Os holandeses têm uma altura média de 1,82 metro - EFE
Os holandeses têm uma altura média de 1,82 metro Imagem: EFE

Em Londres

26/07/2016 08h28

Os homens da Holanda e as mulheres da Letônia são as pessoas mais altas do mundo, e os timorenses e as guatemaltecas as mais baixas, enquanto os que mais cresceram no último século são os iranianos e as sul-coreanas, segundo um estudo do Imperial College London (ICL) publicado nesta terça-feira (26).

Os holandeses têm uma altura média de 1,82 metro, e as letãs de 1,70 m, enquanto os homens do Timor Leste medem cerca de 1,60 m e as mulheres guatemaltecas 1,49 m, segundo números de 2014.

Os belgas, estonianos e letões se situam em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto a mesma ordem é ocupada pelas holandesas, estonianas e tchecas.

O estudo, elaborado por 800 pesquisadores, revela que as sul-coreanas e os iranianos são os que mais cresceram no último século: elas, 20,2 centímetros, e eles, 16,5 no período 1914-2014, um recorde.

A título de comparação, os (e as) americanos(as) cresceram apenas 6 e 5 centímetros, em média, nesse período.

"Nosso estudo mostra que os países anglo-saxões, particularmente os Estados Unidos, se situam atrás de outros países europeus e da Ásia-Pacífico com alta renda", especialmente devido aos problemas de obesidade dos primeiros, explica Majid Ezzati, professor da Escola de Saúde Pública do ICL, diretor do estudo.

"A maneira de crescer está fortemente influenciada pela alimentação e por fatores ambientais, embora os genes também tenham um papel" importante, destacam os autores da pesquisa.