Austrália terá de corrigir seus mapas; país está mais ao norte

Em Sydney

  • Reprodução/Condê Nast Traveler

A Austrália terá que corrigir sua latitude e longitude para estar de acordo com os dados dos sistemas de navegação por satélite, segundo um organismo científico oficial.

As coordenadas geográficas deste vasto país estão atualmente afastadas em um metro, segundo a Geoscience Australia, o que pode representar um problema para as novas tecnologias baseadas em dados preciso de geolocalização, como as utilizadas pelos carros sem motorista.

Arte UOL


"Temos que ajustar nossas medidas de longitude e latitude" para "que os sistemas de navegação por satélite que utilizamos em nossos smartphones coincidam com os dados cartográficos digitais", declarou nesta semana Dan Jaksa, da Geoscience, à rede de televisão Australian Broadcasting Corporation.

A Austrália se desloca atualmente sete centímetros ao norte por ano devido aos movimentos tectônicos, uma mudança que as coordenadas geográficas precisam levar em conta, segundo Dan Jaksa.

A última atualização das coordenadas geográficas da Austrália foi realizada em 1994, e os novos dados estarão acessíveis em janeiro de 2017.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos