Quase 10% das áreas silvestres do mundo desapareceram desde 1990

Miami, 8 Set 2016 (AFP) - As áreas do mundo que não foram modificadas pelos humanos estão desaparecendo, e cerca de 10% da natureza selvagem do planeta já não existe desde a década de 1990, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Em um estudo publicado na revista científica Current Biology, os pesquisadores mostram preocupação com estas áreas vitais que formaram a base dos ecossistemas, particularmente nos lugares mais afetados - a Amazônia e a África Central.

"Não podemos restaurar ou compensar nossa natureza. Uma vez que ela foi embora, ela foi embora", disse o autor principal do estudo, James Watson, à AFP.

"É exatamente igual ao que acontece com as espécies em extinção", acrescentou Watson, pesquisador da Universidade de Queensland, na Austrália.

Para o estudo, os pesquisadores definiram a "natureza" como "um lugar biologicamente e ecologicamente intacto, livre de qualquer perturbação humana significativa".

Os cientistas fizeram um mapa atual de tais áreas e o compararam com um mapa que usou o mesmo método no início da década de 1990.

O resultado mostrou que atualmente quase 20% da área terrestre do mundo é natural, o equivalente a 30,1 milhões de km quadrados.

A maior parte destas áreas silvestres ficam na Austrália, América do Norte, Norte da Ásia e Norte da África.

Ao comparar o mapa antigo com o novo, foi comprovado que cerca de 3,6 milhões de km quadrados - quase 10% das zonas naturais - desapareceram nas últimas duas décadas.

A quantidade perdida equivale a duas vezes a massa terrestre do Alasca ou a quase a metade de toda a Amazônia.

As regiões mais afetadas são a América do Sul, que perdeu 30% das suas zonas naturais, e a África, que perdeu 14%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos