Meteorito de mais de 30 toneladas é encontrado na Argentina

Buenos Aires, 13 Set 2016 (AFP) - Um meteorito de 30,8 toneladas que caiu há cerca de 4.000 anos foi encontrado neste fim de semana em Campo del Cielo, região da província do Chaco, no norte da Argentina, informou a Associação de Astronomia.

Os especialistas acreditam que se trata do segundo maior meteorito do mundo, depois do Hoba, da Namíbia, que pesa mais de 66 toneladas.

A descoberta foi feita em Gancedo, em meio de Campos del Cielo, na província do Chaco, onde há aproximadamente 4.000 anos caiu uma chuva de meteoritos metálicos, disse Mario Vesconi, presidente da Associação de Astronomia ao jornal provincial Norte.

Antes desta descoberta, o Chaco já contava com outro meteorito gigante, de 28.840 quilos (20,84 toneladas), o terceiro mais pesado do mundo.

"O Chaco passa a ter os dois maiores meteoritos do mundo, atrás do Hoba, da Namíbia. Estamos ante um meteorito imponente", disse Vesconi.

"Ambos caíram no mesmo evento catastrófico. Em Campo del Cielo deve haver centenas de toneladas de meteoritos, são inumeráveis", explicou Rogelio Acevedo, geólogo do Centro Austral de Pesquisas Científicas (Cadic), em Ushuaia.

Em julho passado, explosões inesperadas geraram temor entre os habitantes da cidade de General Roca, 1.100 km ao sudoeste de Buenos Aires. Depois se descobriu que a origem do fenômeno era um meteorito que se desintegrou antes de tocar terra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos