Topo

Macho da viúva-negra escolhe aranha mais nova para não morrer

K. Korlevi?/Wikimedia Commons
Imagem: K. Korlevi?/Wikimedia Commons

De Paris

20/09/2016 23h54

Para não ser devorado após o coito, o macho da viúva-negra prefere cair na teia de uma fêmea jovem e inexperiente para o 'canibalismo', revela um estudo publicado nesta quarta-feira.

"Os machos das viúvas-negras são capazes de copular com fêmeas que ainda não são adultas", explicou à AFP Maydiannne Andrade, da Universidade de Toronto, autora do estudo publicado na Biology Letters da Royal Society.

Para conseguir isto, os machos perfuram o abdome das fêmeas para alcançar seus órgãos genitais, revelou Andrade, acrescentando que assim buscam evitar a cópula com aranhas adultas, maiores, que os devoram após a inseminação.

O macho copula com as jovens fêmeas "poucos dias antes de suas últimas mudas, quando seus órgãos genitais e o receptáculo seminal já se desenvolveram, mas ainda estão recobertos".

"Os machos são capazes de localizar os órgãos da fêmea e abrir com suas quelíceras a carapaça na altura dos genitais", explicou Maydianne Andrade.

As fêmeas sobrevivem à perfuração graças a uma nova muda e conservam o sêmen até a maturidade, quando são capazes de procriar.

Segundo o estudo, cerca de 30% dos machos da espécie fecundam fêmeas imaturas e ao contrário do que se pensava, muitos conseguem se reproduzir mais de uma vez na vida.