Módulo europeu pousou em Marte mas não emite sinais

Paris, 19 Out 2016 (AFP) - A Europa conseguiu posicionar nesta quarta-feira a sonda russo-europeia TGO na órbita de Marte e seu módulo de pouso "Schiaparelli" tocou o solo do Planeta Vermelho, mas "não emite sinais".

"O módulo pousou, isto é certo", disse à AFP Thierry Blancquaert, responsável pelo Schiaparelli na Agência Espacial Europeia (ESA).

"Agora não sabemos se ele pousou intacto, se atingiu uma rocha ou uma cratera ou se ele simplesmente não pode se comunicar", acrescentou.

"Não sou muito otimista" sobre os dados registrados depois do pouso do módulo, planejado para as 14H48 GMT (12h48 de Brasília).

A inquietação sobre o módulo "Schiaparelli" era visível no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) em Darmstadt (Alemanha).

"Está claro que os sinais não são bons, mas ainda precisamos de mais informação", disse Paolo Ferri, chefe da divisão de operações da ESA.

"Pode haver muitas, muitas razões para o seu silêncio. Saberemos amanhã de manhã" o que aconteceu com ele, concluiu Ferri.

A ESA tem prevista uma coletiva de imprensa às 08H00 GMT (06h00 de Brasília).

O módulo Schiaparelli, que se separou da sonda científica TGO no domingo, ativou-se conforme o previsto pouco antes do pouso, como constatado por um radiotelescópio indiano que captou um sinal.

Mas o fraco sinal de rádio deixou de ser recebido no momento do pouso.

São várias as sondas ao redor do planeta vermelho que permitirão saber onde está Schiaparelli, que contém vários receptores.

Por enquanto, os dados que chegaram à sonda Mars Express não permitiram tirar conclusões sobre a situação do módulo.

Um testeJá a sonda americana MRO coletou várias informações, que serão analisadas durante a noite.

A boa notícia do dia para a ESA é que a TGO conseguiu orbitar Marte.

"Temos uma missão na órbita de Marte", afirmou Michel Denis, diretor de operações em voo da missão ExoMars.

O TGO (Trace Gas Orbiter) deve orbitar a atmosfera de Marte para detectar rastros de gases como o metano, que poderia indicar a presença de uma forma de vida atual no planeta.

Juntamente com a Mars Express, lançada há treze anos e que ainda funciona, a Europa dispõe agora de duas sondas na órbita marciana.

Desde os anos 1960, mais da metade das missões a Marte terminaram em fracasso.

Até hoje, apenas os americanos conseguiram pousar em Marte equipamentos que funcionaram em seguida.

A sonda e o módulo Schiaparelli constituem a primeira parte da ExoMars, uma ambiciosa missão científica russo-europeia, que se divide em dois tempos (2016 e 2020) e visa a buscar indícios de vida atual e passada em Marte.

Esta é a segunda vez que a Europa tenta conquistar o Planeta Vermelho. Em 2003, a sonda Mars Express lançou o pequeno módulo Beagle 2, de concepção britânica, mas o robô nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde 2015 que ele pousou, mas estava danificado.

Schiaparelli se destaca mais por seu papel tecnológico que científico, por todo o processo de pouso.

O módulo é equipado por uma pequena estação meteorológica para medir a pressão, a temperatura, a velocidade do vento, assim como campos elétricos na superfície de Marte.

Se chegar a funcionar, poderá operar e captar dados só durante alguns dias, já que é equipado exclusivamente com baterias.

Seja qual for o destino do módulo Schiaparelli, "teremos aprendido muitas coisas porque registramos muitos dados durante sua descida", declarou à AFP Jocelyne Landeau-Constantin, porta-voz do ESOC.

Este módulo é "um teste", destacou o diretor-geral da ESA, Jan Woerner.

"Fizemos tudo isto para ter dados sobre como pousar em Marte com a tecnologia europeia", acrescentou. "Os dados que recuperaremos esta noite (...) nos servirão para entender" como preparar o pouso de um robô móvel em Marte em 2020, concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos