Nave de carga da Orbital ATK chega à Estação Espacial Internacional

Miami, 23 Out 2016 (AFP) - Uma nave de carga não tripulada operada pela empresa americana Orbital ATK chegou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS), transportando 2,5 toneladas de alimentos e provisões para os seis astronautas que vivem em órbita.

A astronauta americana Kate Rubis e o astronauta japonês Takuya Onishi comandaram a operação para acoplar a nave de carga Cignus à estação espacial mediante um braço robótico.

"A captura está finalizada", disse Onishi após realizar a conexão da nave de carga à ISS, às 11h28 GMT (9h28 de Brasília).

A nave espacial foi lançada em 17 de outubro do centro Wallops Flight Facility da Nasa, na Virgínia, marcando o primeiro lançamento do renovado foguete Antares da Orbital depois que uma versão anterior colidiu logo que decolou, há dois anos.

A nave permanecerá acoplada à estação espacial até novembro. Os astronautas a carregarão com resíduos antes de enviá-la de volta para ser queimada na atmosfera terrestre em seu retorno.

Três cosmonautas russos, dois astronautas americanos e um japonês habitam atualmente a estação espacial, que tem o tamanho de uma casa de seis quartos e completa uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos