Mundo se reúne em Marrakesh para colocar em prática acordo do clima

Marrakech, Marrocos, 7 Nov 2016 (AFP) - Representantes de todos os países do mundo se reúnem a partir desta segunda-feira em Marrakesh para colocar em prática o histórico acordo sobre o clima de Paris, que tem o ambicioso objetivo de frear o aquecimento global.

Muitos dos 15.000 participantes da conferência anual da ONU sobre o clima (COP22), que reúne políticos, cientistas, ONGs e empresas, também terão os olhares voltados para os Estados Unidos, onde na terça-feira serão realizadas as eleições presidenciais.

A segunda semana da conferência, que termina no dia 18 de novembro, também contará com a presença de 60 chefes de Estado e de governo.

"Esperamos ter uma relação muito construtiva e positiva" com o próximo presidente dos Estados Unidos, disse à imprensa Patricia Espinosa, a responsável do clima na ONU.

O candidato republicano, Donald Trump, que enfrenta a democrata Hillary Clinton, já disse que se oporá ao acordo se for eleito.

Os Estados Unidos, o segundo emissor mundial de gases de efeito estufa, que provocam o aumento da temperatura, "são um de nossos sócios mais importantes, razão pela qual sua participação no acordo é crucial", acrescentou Espinosa.

"Agora o acordo de Paris já entrou em vigor (na última sexta-feira) e todos estamos obrigados por este compromisso", indicou.

O acordo de Paris, adotado no fim de 2015, foi assinado por 192 países e ratificado por 100 deles representando 70% das emissões mundiais.

O texto é agora "o mapa do caminho do combate contra as mudanças climáticas", lembra Manuel Pulgar-Vidal, o ministro peruano que presidiu a COP20 e que atualmente é o responsável da WWF.

Na COP22 de Marrakesh, os negociadores precisarão entrar em acordo sobre uma série de processos que tornem possível colocar em prática o acordo de Paris.

Trata-se, segundo a negociadora francesa Laurence Tubiana, de "terminar as regras" do texto, cujo objetivo principal é que o aquecimento global não supere +2°C, mas que também inclui compromissos em nível nacional.

cho-mh/ial/mf/pc/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos