EUA provavelmente não cumprirão seus compromissos climáticos

Marrakesh, Morocco, 10 Nov 2016 (AFP) - Os Estados Unidos provavelmente não cumprirão os seus compromissos de redução de gases de efeito estufa estabelecidos no histórico acordo sobre o clima de Paris, mesmo se o presidente eleito Donald Trump decidisse acatá-los, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira.

As emissões de gases de efeito estufa dos Estados Unidos vão se manter inalteradas nos próximos 15 anos, na melhor das hipóteses, segundo este relatório do NewClimate Institute, divulgado durante a Conferência da ONU sobre o clima, realizada esta semana em Marrakesh (COP22).

Esses níveis estáveis representam o descumprimento dos compromissos de redução de emissões, da ordem de 26% a 28% em relação a 2005, que Washington adotou em Paris, lembra o texto.

"Sem medidas adicionais, as emissões nos Estados Unidos permanecerão estáveis até 2030" disse Niklas Hohne, diretor do NewClimate Institute, com sede na Alemanha, e coautor da análise.

O presidente eleito, o republicano Donald Trump, afirmou em várias ocasiões durante a campanha eleitoral que não respeitaria esses compromissos, e que invalidaria os planos de conversão energética adotados pelo governo Obama, lembrou Hohne.

Durante a campanha, Trump disse que o aquecimento global era uma "fraude" inventada pelo governo chinês para prejudicar as empresas americanas.

O acordo de Paris foi assinado por 196 nações em dezembro de 2015 e entrou em vigor no mês passado, após ter sido ratificado por mais de cem países.

Segundo as previsões de especialistas, a temperatura média do planeta subirá 2,8º C se todos os países cumprirem suas reduções de emissões.

Se o nível atual de emissões não for alterado, o termômetro do planeta aumentará 3,6º C até o final do século, de acordo com os cientistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos