'Contamos com seu pragmatismo', diz presidente da COP22 a Trump

Marrakech, Marrocos, 18 Nov 2016 (AFP) - A comunidade internacional conta com o pragmatismo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para continuar lutando contra as mudanças climáticas, declarou nesta sexta-feira o presidente da Conferência do Clima da ONU em Marrakech (COP22), o ministro marroquino Salaheddine Menzouar.

"A mensagem da COP ao novo presidente americano é simplesmente: contamos com o seu pragmatismo e seu espírito de compromisso", declarou em coletiva de imprensa o ministro das Relações Exteriores.

"Nós continuamos o nosso caminho, não temos nenhuma dúvida sobre o espírito de pragmatismo do presidente Donald Trump" acrescentou Menzouar no último dia de negociações da conferência da ONU.

As mudanças climáticas, um fenômeno de consequências imprevisíveis para a natureza e os humanos, são consideradas um "mito" por Trump, que durante a campanha à Presidência dos Estados Unidos disse que estava disposto a retirar o país do Acordo de Paris.

Os 196 países que assinaram o Acordo em dezembro passado se reuniram ao longo de duas semanas em Marrakech para implementar as medidas concretas desse pacto histórico.

O financiamento, a transparência de cada país na sua luta contra o aquecimento do planeta, as regras de transição energética e de transferência tecnológica são alguns dos principais temas que começaram a ser abordados em Marrakech.

As discussões da COP22 se prolongavam na tarde desta sexta-feira, mas no dia anterior os participantes fizeram uma pausa para lançar uma proclamação solene.

A reunião de Marrakech lançou um chamado ao "compromisso político máximo" ante o desafio de aquecimento do planeta, em clara referência ao novo governo republicano que assumirá o poder em janeiro.

Esse apelo corresponde à defesa da "dignidade de milhões de pessoas", insistiu o ministro marroquino.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos