EUA: Ohio se despede de John Glenn, antes de homenagem no sábado

Chicago, 16 dez 2016 (AFP) - O caixão do astronauta aposentado John Glenn, que morreu na semana passada aos 95 anos, estava exposto nesta sexta-feira em seu estado natal de Ohio para que o público pudesse prestar homenagens a esta lenda da conquista do espaço.

John Glenn foi o primeiro americano a orbitar a Terra, em 1962, um ano depois do soviético Yuri Gagarin. Depois, foi senador por Ohio, mas voltou ao espaço em 1998, aos 77 anos, tornando-se o astronauta mais velho da história.

O corpo de John Glenn repousa no edifício do Senado em Columbus, a capital de Ohio, no norte dos Estados Unidos. Seu caixão está coberto com a bandeira dos Estados Unidos e a sala está custodiada por marines, corpo do exército ao que Glenn pertenceu na sua juventude.

Uma homenagem pública está prevista para sábado no campus da Universidade Estatal de Ohio, onde o ex-piloto deu aulas, nos últimos anos, em uma escola que leva seu nome.

O vice-presidente americano, Joe Biden, e o diretor da Nasa, Charles Bolden, farão discursos durante esta cerimônia, assim como dois filhos de John Glenn, David e Lyn.

Não foram divulgados detalhes sobre o enterro de Glenn, que morreu no último dia 8 de dezembro.

Veterano da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coreia, nas quais participou em numerosas missões, principalmente como piloto de combate, Glenn integrou, depois, a equipe dos sete astronautas pioneiros do programa espacial dos Estados Unidos em 1959.

Foi ao espaço duas vezes: em 1962, durante pouco menos de cinco horas, e em 1998, para uma missão de nove dias.

Em 1964, passou a se dedicar à política no Partido Democrata, e representou o Estado de Ohio no Senado por 25 anos, entre 1974 e 1999.

Em 2012, foi condecorado pelo presidente Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, o mais alto reconhecimento civil nos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos