Topo

Astronautas dos EUA e França concluem com sucesso caminhada espacial

13/01/2017 17h28

Miami, 13 Jan 2017 (AFP) - A caminhada espacial do francês Thomas Pesquet e do americano Shane Kimbrough ocorreu sem imprevistos nesta sexta-feira, e os astronautas conseguiram concluir antes do previsto sua missão de renovar várias baterias de íons de lítio da Estação Espacial Internacional (ISS).

Ambos os astronautas, que realizaram principalmente trabalhos de modernização do sistema elétrico da ISS, desativaram as baterias internas de seus trajes espaciais às 17h20 GMT (15h20 de Brasília), marcando assim o fim oficial de sua saída orbital.

Um comentarista da Nasa qualificou a missão dos astronautas de "muito bem-sucedida".

O francês, de regresso à ISS, estava muito sorridente após tirar seu capacete, auxiliado pela colega Peggy Whitson nas complexas operações de se "desvestir".

Durante a caminhada, ambos os astronautas instalaram adaptadores e cabos elétricos para conectar três modernas baterias de íons de lítio - de 194 quilos cada - para armazenar energia para o laboratório orbital quando este fique oculto do sol pela sombra da Terra.

Doze das velhas baterias de hidróxido de níquel - de um total de 48 a bordo da ISS - serão substituídas pelas novas baterias de íons de lítio em caminhadas programadas para este mês. Finalmente, todas as baterias serão trocadas.

Shane Kimbrough, de 49 anos, comandante da tripulação da ISS, já havia realizado uma primeira saída de 6 horas e 35 minutos na semana passada com a sua compatriota Peggy Whitson, para instalar as três primeiras baterias.