Exército canadense investiga misterioso som no Ártico

Um estranho barulho no Ártico deixou os canadenses intrigados. Seria um mamífero marinho fazendo algo esquisito? Um submarino estrangeiro? Uma alucinação coletiva? Uma patrulha militar e especialistas acústicos foram enviados para investigar, disse o Exército nesta quinta-feira (19). 

As especulações aumentaram desde que caçadores Inuit do vilarejo de Igloolik ouviram o barulho inúmeras vezes no Estreito Fury and Hecla no ano passado.

Localizado entre a Passagem Noroeste e a Baía de Hudson, este estreito é usualmente frequentado por narvais, baleias, focas e leões-marinhos. Mas no ano passado todos eles desapareceram, de acordo com os caçadores Inuit.

"Não há animais", disse Paul Quassa, oficial local eleito na Assembleia Legislativa de Nunavut, que acredita que o barulho seja o responsável por afastar a vida selvagem.

Seja qual for a origem, esse barulho "vem do fundo do oceano" e é alto, afirmou Quassa após ir ao local com um grupo de caçadores indígenas que foram os primeiros a reportar o ruído. O Exército enviou em novembro uma patrulha aérea equipada com diversos sensores.

Depois de uma hora e meia sobrevoando o local, a tripulação não encontrou nenhuma anomalia acústica na superfície do oceano e nem abaixo dela, contou à AFP a major Josee Bilodeau da Joint Task Force North.

"A tripulação observou duas baleias e seis morsas na área", acrescentou. O barulho não foi mais ouvido desde o relato original e o caso foi encerrado.

Mas em resposta às preocupações dos moradores Inuit, os militares enviaram dois especialistas acústicos para Igloolik que se juntarão à patrulha Canadian Rangers entre 25 de janeiro e 2 de fevereiro.

Os Rangers são uma força de cinco mil soldados Inuit encarregada de tomar conta do vasto e escassamente povoado Ártico.

"A patrulha irá dar aos especialistas a oportunidade de obter em primeira mão os informes da população local que inicialmente relatou" a questão, disse Bilodeau.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos