Base de dados de árvores revela que 9.600 espécies estão ameaçadas

Londres

A primeira base de dados global de árvores, publicada nesta quarta-feira (5), revelou que há 60.065 espécies de árvores no planeta, das quais 9.600 estão ameaçadas de extinção, e que o Brasil é o país com mais diversidade.

O Brasil é o país com a população arbórea mais diversa, com 8.715 espécies, seguido pela Colômbia, com 5.776, e a Indonésia, com 5.142, de acordo com a lista da Associação Internacional de Jardins Botânicos (BGCI).

O país também tem o maior número de espécies de árvores que só existem lá (4.333).

"O principal motivo para a BGCI publicar a lista é dar para as pessoas uma ferramenta para conservar as espécies raras e ameaçadas", disse a organização em um comunicado.

A associação, com sede em Londres, representa cerca de 2.500 jardins botânicos do mundo todo, e utilizou mais de 500 fontes para elaborar a lista.

Do total de 60.065 espécies contabilizadas, só cerca de 20.000 tiveram seu estado de conservação avaliado, e 9.600 delas estão em risco de extinção, em grande parte por desmatamento e sobre-exploração.

"Este número inclui mais de 300 espécies que estão em perigo crítico, com menos de 50 exemplares na natureza", aponta o comunicado.

Esta lista continuará sendo atualizada, já que a cada ano são descobertas e catalogadas quase 2.000 novas plantas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos